Brasil tem espaço para tanta montadora chinesa?

Já são 10 marcas entre as que já estão no mercado nacional e as que já declararam que estão prestes a começar a operar por aqui

montadoras chinesas
Disputa entre montadoras chinesas no Brasil está ficando acirrada (Fotomontagem: Amanda Borges | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 06/05/2024 às 07h02
Atualizado em 13/05/2024 às 14h31

Até eu assustei quando fiz as contas e percebi que já são várias marcas e montadoras chinesas no Brasil. Já estão instaladas a Jac, a Chery, a BYD, a GWM e a Seres, que ainda é capenga, mas está.

VEJA TAMBÉM:

Com vinda confirmada está a Chery, mas dessa vez sem a Caoa e com duas marcas de luxo, a Omoda e a Jaecoo para o off-road. Outra, chamada de Neta, já tem escritório montado em São Paulo.

E mais, as fabricantes Xpeng, a Saic, também estão a caminho. Essa última, inclusive, comprou a marca inglesa MG Motor.

Para finalizar, os modelos da Zeekr e os carros de luxo da Geely também chegarão ao Brasil em breve. Logo, logo, vamos assistir a uma bela freada de arrumação em nosso país para caber essa gente toda, não é mesmo?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
GILMAR CARVALHO 8 de maio de 2024

Eu acredito que haja espaço sim, uma vez que percebo que as montadoras tradicionais, parecem ter perdido o rumo, sem novidades relevantes, preços surreais, péssimo pós venda, etc. Só espero que chinesas não entrem nesta onda de trazer apenas veículos premium/SUV como as tradicionais estão insistindo em fazer, senão serão a próxima Ford mesmo. Falta uma montadora que atenda as massas, o povo mais humilde.

Avatar
J Roberto 7 de maio de 2024

Na minha opinião, não há espaço para tantos fabricantes no Brasil. Exceto se forem priorizadas para produção de veículos para exportação.
Alguns fabricantes, inclusive já estabelecidos no país, não conseguirão sobreviver. A Ford já abandonou o país, outros poderão seguir o exemplo.
Por outro lado, o governo deveria reduzir alguns os impostos que encarecem os carros brasileiros ou darem algum tipo de incentivo para que os brasileiros possam comprar carros novos visando a renovação da frota circulante, redução da poluição, geração de empregos e outros.

Avatar
Nanael 6 de maio de 2024

Isso é assunto de Estado, Boris, não tem a ver com estratégia comercial.

Avatar
Deixe um comentário