Espertos de olho no seu catalisador
Alguns mitos circulam em volta do catalisador. Retirá-lo da mais potência para o carro? Venda no mercado paralelo? Eu te explico!
Alguns mitos circulam em volta do catalisador. Retirá-lo da mais potência para o carro? Venda no mercado paralelo? Eu te explico!
Catalisador é um componente que vai no escapamento do carro para eliminar a nocividade dos gases emitidos pelo motor. E tem custo elevado por conter metais nobres.
Quando chega ao final de sua vida útil, há quem diga que, por ser muito caro, não vale a pena colocar outro e que nada muda se substituí-lo por um pedaço de cano. Muda sim, pois o carro vai passar a poluir muito mais o ambiente.
Outro risco é que muito sugerem que ele seja retirado (ainda dentro da validade) só para o venderem no mercado paralelo: ele é muito bem cotado pelo valor dos metais nobres que contém.
VEJA TAMBÉM:
E, finalmente, há os espertos que tentam convencer o dono do carro de que eliminar o catalisador aumenta o desempenho. Ledo engano: primeiro pois ele pode até perder um pouco do desempenho. Por outro lado, se ganha, é um percentual ridículo de, no máximo, 1,5%.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Além de ser um prejuízo enorme pra quem tem o catalisador roubado.