O Nivus tem o toque esportivo que a VW tanto fala?

Os marqueteiros da Volkswagen seguem afirmando que o Nivus tem um 'quê' a mais de esportividade, mas isso fica para o T-Cross

vw nivus frente
Volkswagen Nivus vermelho com detalhe na dianteira em movimento (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 08/06/2020 às 07h30

O Nivus, novo SUV da Volkswagen, já foi apresentado online. Ele será o modelo de entrada nessa gama de SUVs da marca alemã. Ele tem uma carroceria do tipo cupê, e a Volkswagen investiu nessa esportividade posicionando o Nivus para um mercado mais jovem. Principalmente em relação ao T-Cross, que ela insinuou a ser mais careta, mais “família”.

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Pois ao contrário do que insistem seus marqueteiros, eu acho o contrário.

Primeiro: porque o porta-malas do Nivus é maior que o do T-Cross.; segundo: porque enquanto o T-Cross tem motores 1.0 e 1.4, o Nivus se contenta com o acanhado 1.0 de 128 cavalos.

E, finalmente, se tem pretensões de esportividade, o Nivus deveria oferecer o câmbio manual. Mas qual o quê, assim como o T-Cross, só o automático.

Volkswagen Nivus vermelho com detalhe na dianteira em movimento
O Nivus é um SUV esportivo mesmo ou apenas um ‘Polão’? (Foto: Volkswagen | Divulgação)
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

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6 Comentários
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nei ribeiro 5 de dezembro de 2020

carro lindo pqp……..ainda vou comprar um desse.vermelho,.

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Allan 8 de junho de 2020

Além do motor 1.4 (4 cilindros) e o teto solar? O Nivus não tem teto solar nem como opcional, o T-Cross tem.

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Alexandre 8 de junho de 2020

Ou seja, se aumentasse um pouco o entre eixos para um espaço mais condizente no banco de trás, e um motor também a altura da proposta de um “SUV COUPE “ teremos o HR-V?

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Fernando 8 de junho de 2020

Essa é uma evoluçao dos famosos “esportivos de adesivo” ou dos “Off Road’s 4×2” com pneus lameiros, suspensão elevada e um monte de para barro de plastico. A gente entende o trabalho dos marqueteiros, mas chamar um carro 1.0 (mesmo com seus bons 20 kgfm de torque) de esportivo, é realmente uma grande licença poetica sobre o conceito de esportividade

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Amaral 15 de julho de 2020

Praticamente um motorzinho de dentista…

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Lucas Melillo 8 de junho de 2020

Boa Boris. Gostei que você atribuiu aos marketeiros e não aos projetistas esse desvio da classificação do Nivus.

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