E se eu desrespeitar o limite de 80 km com o estepe de emergência?

Esse tipo de pneu ajuda a economizar espaço no porta-malas, mas tem dois limites que podem ser inconvenientes em estradas

estepe de emergencia equipado no carro
Carro com o pneu sobressalente, o estepe de emergência (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 08/07/2020 às 21h31
Atualizado em 08/07/2020 às 22h36

Já tem alguns anos que muitas fábricas adotaram o estepe de emergência: um pneu sobressalente, fininho, para uso temporário. E, por ter dimensões reduzidas, aumenta o espaço disponível no porta-malas. Ele não pode rodar em velocidades superiores a 80 km/h e nem trajetos superiores a 80 quilômetros.

Uma leitora do AutoPapo pergunta: “ele é seguro? E se eu exceder estes dois limites?” Bem, quanto a segurança, eles foram exaustivamente testados e não há problemas.

Quanto a exceder os limites, o da velocidade é perigoso.

Acima de 80 km/h o pneu pode não resistir e provocar um acidente. Quanto a rodar mais do que os 80 km previstos, por falta de um posto ou borracharia, não é um problema grave, pois ele resiste a distâncias um pouco superiores a essas.

Pneu sobressalente, o estepe do carro de emergência
Fique atento nesta dica quando for utilizar o estepe de emergência do caro (Foto: Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Moisés 1 de dezembro de 2023

Gente eu posso substituir esse estepe por uma roda normal do meu carro?
Tipo: jogar ele fora e colocar um normal?

Avatar
Rodolfo 14 de julho de 2023

Me cansei de ter estepe fino T115/70 R16 92M e comprei esta semana roda de aço nova da GM e pneu novo Continetal 185/65R15 88H na medida igual aos pneus normais do meu Onix 1.4-LT ano 2019, agora meus cinco pneus são iguais.
Agora vou andar tranquilo…

Avatar
Marcelo 16 de junho de 2023

Andei com ele 130 Km a media de 90-100 kmh , foi tranquilo, principalmente por ter sido colocado na traseira

Avatar
Fernando Sampaio 12 de fevereiro de 2023

Em janeiro de 2023, comprei um fusion em São Paulo e como moro em Balneário Camboriú, vim rodando com ele. Na altura de Registro, um dos pneus deslocou, me fazendo ter que instalar o pneu linguicinha na frente do carro. As minhas impressões foram as seguintes:
1°) O carro altera seu comportamento dinâmico. Na frenagem, ele freia menos no lado do pneu linguicinha, puxando nas frenagens. Nas acelerações, o inverso também acontece, o carro puxa para o outro lado.
2°) altura em relação ao solo. Carro fica mais baixo.
3°) Por último, rodei algo como uns 450 km com ele na viagem. Você se acostuma com o comportamento do carro com esse pneu. Imprimi velocidades de 110-120 km/h e nada de errado aconteceu.
Porém, tive cuidado com o carro nas curvas. Não é a melhor cosa do mundo, principalmente em viagens, mas é contornável.
Por último, ao se guardar o pneu original no porta malas, fica tudo bagunçado lá, devido a sede do pneu linguicinha ser menor do que os de uso normal.

Avatar
Rodolfo 14 de julho de 2023

Acho que você está mentindo ou não calibrou o pneu direito… estava murcho. O meu Onix a pressão desse estepe fino é 60 psi, e os meus pneus de verdade (185/65R15 88H) é 35 psi. Se você fez isso mesmo foi imprudência e colocou a a sua vida e a de terceiros em risco.

Avatar
Fernando Sampaio 12 de fevereiro de 2023

Em janeiro de 2023, comprei um fusion em São Paulo e como moro em Balneário Camboriú, vim rodando com ele. Na altura de Registro, um dos pneus deslocou, me fazendo ter que instalar o pneu linguicinha na frente do carro. As minhas impressões foram as seguintes:
1°) O carro altera seu comportamento dinâmico. Na frenagem, ele freia menos no lado do pneu linguicinha, puxando nas frenagens. Nas acelerações, o inverso também acontece, o carro puxa para o outro lado.
2°) altura em relação ao solo. Carro fica mais baixo.
3°) Por último, rodei algo como uns 450 km com ele na viagem. Você se acostuma com o comportamento do carro com esse pneu. Imprimi velocidades de 110-120 km/h e nada de errado aconteceu.
Porém, tive cuidado com o carro nas curvas. Não é a melhor cosa do mundo, principalmente em viagens, mas é contornável.

Avatar
Dionísio Cavalvante 10 de dezembro de 2022

Estou de viagem para o litoral do Piaui HB20 X 2020 1,6 autom ( por estas e por outra vou comprar um pneu igual 195 60 16

Avatar
Marcus Miguel 23 de dezembro de 2021

Péssimo esse pneu. meu pneu se danificou e passei um sufoco com esse pneu que que tem uma autonomia limitada de 80 Kms. Meu carro usa 225 70 17 que você não acha em qualquer lugar principalmente em beira de estrada. E eu estava a pelo menos 140 Km do meu destino, com a família. Esse pneu deveria pelo menos ter uma resistência melhor. Mas é tudo para aumentar o lucro das montadoras.

Avatar
Helena 10 de agosto de 2021

Uma verdadeira porcaria esse pneu de emergência!! Para começar o nome emergência não condiz com a explicação desse pneu inútil. Emergência significa salvar em qualquer hipótese!! Peguei estrada no interior de São Paulo, o pneu rasgou e tive que usar a linguiça de pneu. Um absurdo eu ter que rodar 80 km e a 80 km/h numa rodovia de 120km/h. Olha que eu estava no Estado de São Paulo, era final de semana e nada estava aberto para eu comprar outro pneu, o carro é um duster e não achava esse pneu por nada. Fui de Piracicaba para Campinas por dentro das cidades, não podia pegar a rodovia e causar acidente e até perder a vida se eu tivesse ido por ela. Tremenda perda de tempo e estresse, minha viagem complicou toda. Soube que tem um deputado que quer proibir esse pneu. Vou colar nele e apoiar essa ideia.

Avatar
Mateus Souza 26 de julho de 2020

Não vejo utilidade, apenas uma “manha” insegura para as montadoras gastarem menos. Debitaram a diferença no valor do pneu normal da do pneu de carrinho de cimento no valor do veículo será? Provavelmente não.

Avatar
Marivaldo Alves Vieira 11 de julho de 2020

Você ganha espaço com o estepe temporário guardado e depois o perde quando põe o estepe pra rodar. Terá que jogar fora parte da bagagem quando tiver que colocar o pneu convencional furado no porta-malas? … bela porcaria.

Avatar
Fernando B 9 de julho de 2020

Esse pneu é bizarro. Além de tirar valor do carro, uma vez que esse pneu é mais barato, ainda há outro problema. Na hora que vc precisar trocar na emergência, o pneu original será colocado onde? Vai ficar jogado lá no porta mala, sacudindo pra lá e pra cá. Li que havia um PL pra proibir carro com estepe fino, como anda esse projeto?

Avatar
Leandro 10 de julho de 2020

No meu carro u consigo prender a roda original no lugar do estepe, a única coisa é que o tapete vai ficar levantado pq a roda é mais alta, mas cabe normalmente ali no buraco do estepe…

Avatar
Deixe um comentário