Etanol no carro flex: vale a pena aditivar?
A aditivação da gasolina é importante pelo seu teor de carbono, mas no caso do derivado da cana, a história muda de conversa
A aditivação da gasolina é importante pelo seu teor de carbono, mas no caso do derivado da cana, a história muda de conversa
Eu já comentei que prefiro abastecer meu carro com gasolina comum e eu mesmo jogo um frasquinho de aditivo no tanque. Por que? A gasolina no Brasil é fiscalizada, mas sua aditivação não é.
VEJA TAMBÉM:
Então surgiu a seguinte questão: no meu carro flex eu só uso etanol, vale a pena aditivá- lo também? E nesse caso, o aditivo para o etanol é o mesmo da gasolina? A resposta é que o etanol tem um teor muito menor de carbono e por isso sua aditivação não é tão importante quanto a da gasolina.
Tanto que, atualmente, apenas duas marcas oferecem o etanol aditivado, a Shell e a Petrobras. Usar o aditivo da gasolina no etanol não é necessário, mas existe um tipo de aditivo específico para o motor flex que pode ser encontrado nos postos e nas lojas de peças.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
A regre é 6% mais ninguém fiscaliza isso e pofe chegar a 20 % de agua no etanol estamos perdidos
Falou, falou, e não falou nada… o eitanóis tem sim menor teor de carbono, deixando menos resíduos. Em contrapartida, tem 6% de ÁGUA em sua composição, causando ferrugem e outros males ao motor. Eu… dizendo EEEUU… uso eitanóis e compro aditivo para motores Flex, utilizando o mesmo a cada 4 tanques. Tenho rodado há bastantes anos no combustível da cana e até o momento não tenho enfrentado nenhum problema.
Eu utilizo um frasco de aditivo para etanol a cada 5.000 km…..na embalagem o mesmo diz que pode usar um a cada 10.000. Espero estar protegendo mais motor do meu veículo.