Tá agarrando a esquerda? Libere a pista!
Não interessa se está na velocidade máxima da via, tem que dar passagem para o carro que está colado na traseira
Não interessa se está na velocidade máxima da via, tem que dar passagem para o carro que está colado na traseira
Outro dia o piloto César Urnhani fez uma ponderação, no seu programa de televisão, que bate exatamente com o que eu penso. O tema é a respeito dos motoristas que insistem em andar na faixa da esquerda nas estradas de duas pistas com três, quatro faixas em cada uma.
VEJA TAMBÉM:Se você chega mais rápido e ele está abaixo da velocidade máxima, ele nem tem desculpa nenhuma para não te dar passagem. Mas alguns idiotas argumentam que: “eu estou aqui na velocidade máxima, não tenho que deixar ninguém me ultrapassar”.
Em primeiro lugar, porque ele não é polícia e não tem que fiscalizar o que os outros estão fazendo.
Em segundo lugar, ainda que ele esteja na velocidade máxima, o código de trânsito diz objetivamente que numa pista com mais faixas, a da esquerda é para as ultrapassagens.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
No CNT a ultrapassagem pela direita em rodovias com mais de uma faixa , não tem proibição expressa. Há apenas uma antítese na “ interpretação “ da previsão de que ela deve ser “pela esquerda, quando solicitada” ( art. 198 CNT ), mas é admitida dando sinal de que se vai entrar a esquerda.( art.199 CNT). Para os simplistas que adotam interpretação radical, essa conclusão deve ser cotejada com algumas situações :- 1. Essa manobra de ultrapassagem , não é só querer e dever de dar passagem , a situação de risco e segurança a frente devem ser propicias segundo a interpretação dos condutores ; 2. O da frente estando na velocidade limite da estrada também tem o direito de fazer a sua ultrapassagem, daquele que estiver a sua frente, demorando mais ou menos e ela deve ser com cautela e segurança, inclusive para liberar e adentrar a direita . Motorista algum , mesmo os” apressadinhos “ que aceleram nas retas e reduzem somente na passagem pelos radares, pode olvidar que a manobra para dar passagem também deve ser feita com segurança , pelo menos para quem estiver a sua frente e seus acompanhantes. Nesse sentido, veja-se que forçar passagem também é “infração grave” , ainda que seja em via única.( art. 191 CNT ) ; 3. Daí para se dar “passagem” o motorista também deve se acautelar, se sentir seguro, para poder fazer a manobra com segurança ; 4. Então não é só encostar na traseira do veículo a frente e ficar pressionando. Isto porque também deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal é “infração grave” ( Veja-se art. 192 CNT) . Motorista algum pode ignorar o perigo que representa ,numa estrada, onde as velocidades são elevadas, a passagem a frente sem a certeza de dispor de espaço suficiente a esquerda , ou de que o pode fazer sem risco de acidente ( Veja-se RT 347/343 ). Por isso, querer ” empurrar ” fora da estrada o que vai a frente ou ultrapassando pela direita, cortar a sua frente , também é expor a todos a risco de acidente com consequências imprevisíveis. Portanto, não é só querer , é também poder fazer a manobra com segurança.
É por essas e por outras que qdo peço passagem e não dão, empurro sem dó nem piedade… Quer andar devagar? Vá apé!
Infeliz o posicionamento de “liberar “imediatamente” a faixa da esquerda para a ultrapassagem”. Deve-se liberar quando houver espaço e segurança para isso… O que se vê são muitos pressionando excessivamente para a ultrapassagem e expondo ambos a um acidente, quando não há oportunidade para a manobra…
O comentário dá ainda mais liberdade pra esse tipo de imbecil…
O artigo não cita que é necessário dar passagem imediatamente (essa situação só com veículos oficiais com luzes e sirene ligados), se estou na esquerda no limite da via posso esperar a pista da direita ficar livre para dar passagem na esquerda.
O que acontece é que as vezes fico na esquerda no limite da via pois a pista da direita está toda ruim ou com fluxo de caminhões. Do nada surge um elemento a 200kmh colocando em risco a segurança de todos, eu não abro imediatamente para quem está a 200kmh passar. Espero a pista ficar livre pra não precisar reduzir a velocidade ou assumir risco (o veículo a 200 pode rodar adiante e você ficar na direita atrás de um caminhão é um sério risco). Recebi essa orientação em curso da PRF.
Bicha
Idiota ele esta certo sempre tem uns retardados assim que acha a estrada é somente deles. Eu nao dou a passagem e colocar a minha vida em risco. Se quiser que passe a direita principalmente se vou virar a esquerda.
E´isso mesmo. No CNT a ultrapassagem pela direita em rodovias com mais de uma faixa , não tem proibição expressa. Há apenas uma antítese na “ interpretação “ da previsão de que ela deve ser “pela esquerda, quando rodovias com mais de uma faixa , não tem proibição expressa. Há apenas uma antítese na “ interpretação “ da previsão de que ela deve ser “pela esquerda, quando solicitada” ( art. 198 CNT ), mas é admitida dando sinal de que se vai entrar a esquerda.( art.199 CNT). Para os simplistas que adotam interpretação radical, essa conclusão deve ser cotejada com algumas situações :- 1. Essa manobra de ultrapassagem , não é só querer e dever de dar passagem , a situação de risco e segurança a frente devem ser propicias segundo a interpretação dos condutores ; 2. O da frente estando na velocidade limite da estrada também tem o direito de fazer a sua ultrapassagem, daquele que estiver a sua frente, demorando mais ou menos e ela deve ser com cautela e segurança, inclusive para liberar e adentrar a direita . Motorista algum , mesmo os” apressadinhos “ que aceleram nas retas e reduzem somente na passagem pelos radares, pode olvidar que a manobra para dar passagem também deve ser feita com segurança , pelo menos para quem estiver a sua frente e seus acompanhantes. Nesse sentido, veja-se que forçar passagem também é “infração grave” , ainda que seja em via única.( art. 191 CNT ) ; 3. Daí para se dar “passagem” o motorista também deve se acautelar, se sentir seguro, para poder fazer a manobra com segurança ; 4. Então não é só encostar na traseira do veículo a frente e ficar pressionando. Isto porque também deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal é “infração grave” ( Veja-se art. 192 CNT) . Motorista algum pode ignorar o perigo que representa ,numa estrada, onde as velocidades são elevadas, a passagem a frente sem a certeza de dispor de espaço suficiente a esquerda , ou de que o pode fazer sem risco de acidente ( Veja-se RT 347/343 ). Por isso, querer ” empurrar ” fora da estrada o que vai a frente ou ultrapassando pela direita, cortar a sua frente , também é expor a todos a risco de acidente com consequências imprevisíveis. Portanto, não é só querer , é também poder fazer a manobra com segurança.
>> OS “NAVALHAS” <<
Pois é!
Se tem algo bastante aborrecido no trânsito são os “navalhas”, insistentes em desocupar a faixa da esquerda, na maioria das vezes “dirigindo” abaixo da velocidade máxima permitida, e atente, pois os “navalhas” são perigosos, primeiro por não saber dirigir de verdade, segundo porque pensam ter razão, sempre e SEMPRE na sua rematada imbecilidade!
Aliás, existe outro vício de direção comum aos “navalhas”, qual seja, o de não respeitar o poste-imaginário nas conversões para a esquerda nas ruas de mão dupla: eles avançam sobre a faixa da direita (da rua de mão dupla) sem qualquer cuidado, havendo “totó” entre os carros eles fogem do local.
Eu acredito ser necessário um modo mais eficaz de conceder carteira-de-motorista, por exemplo, examinando a sanidade mental do candidato no lidar com o Código de Trânsito.
. . . . .
Vc deve ser novo de carteira existe uma regra de trânsito que não é ensinada pelas auto escolas que seria dirigir pôr vc e pelos outros em respeito ao próximo e o essencial evitar acidente e briga no trânsito, fica a dica não só pra vc mas para todos obrigado.
Mais uma coisa que eu não falei esses motoristas não são navalhas são motoristas com pouca experiência se vc sabe tudo respeita esses motoristas no você deve ter sido parecido com eles.
SeuZé: sou novo de carteira, mil perdões! Continue empatando F_ _ A na direita da pista – bem entendido!
Já estou fora de SP faz tempo, na minha época andávamos por aí no limite da via, mas tem tanto radar em sp que o povo prefere fazer trânsito a tomar um assalto do Detran. Mas deixa lembrar uma coisa, quem movimenta o comércio aí na sua cidade é o dinheiro suado do Paulista, senão vocês não teriam metade do que tem de cidade….
Importante ressaltar nessa reportagem o porque de sempre dar a preferência a quem pede ultrapassagem, a possibilidade do motorista estar levando alguém com urgência para o pronto-socorro… Então por mais que o da frente esteja a 200km/h, e alguém pedir ultrapassagem, sempre conceda, você não sabe o que esta acontecendo no carro de trás
Assim como pode ser um marginal que vai te jogar pra fora da estrada ou até atirar em ti por não dar passagem. Já passei de ver um veículo na av. Do estado fazendo barbaridades, dei a passagem e liguei pra polícia, a descrição do carro não batia com a placa, resumo, a polícia ficou esperando ele na próxima esquina….
Infelizmente o motorista brasileiro é mal educado e também desconhecem o CNT, fazendo com que a “SETA” se torne um acessório de luxo para o veículo ou algo que ferirá a masculinidade do homem ou a honra feminina se derem ao mudar de faixa.
Não tendo a intenção de atenuar o mal, lamentavelmente nossas estradas sofrem com a falta de manutenção e a faixa da direita é uma das mais prejudicadas (ao menos na minha região, a saber, Itaboraí/RJ) o que obriga o motorista a insistir na permanência, errônea, na faixa de rolagem.
tem um longo trecho onde eu moro que eu uso a faixa da esquerda pois a da direita está em pessimo estado !