Tá agarrando a esquerda? Libere a pista!

Não interessa se está na velocidade máxima da via, tem que dar passagem para o carro que está colado na traseira

ultrapassagem esquerda rodovia portal
Obstruir a faixa é infração média! (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
Publicado em 30/09/2022 às 14h32

Outro dia o piloto César Urnhani fez uma ponderação, no seu programa de televisão, que bate exatamente com o que eu penso. O tema é a respeito dos motoristas que insistem em andar na faixa da esquerda nas estradas de duas pistas com três, quatro faixas em cada uma.

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Se você chega mais rápido e ele está abaixo da velocidade máxima, ele nem tem desculpa nenhuma para não te dar passagem. Mas alguns idiotas argumentam que: “eu estou aqui na velocidade máxima, não tenho que deixar ninguém me ultrapassar”.

Em primeiro lugar, porque ele não é polícia e não tem que fiscalizar o que os outros estão fazendo.

Em segundo lugar, ainda que ele esteja na velocidade máxima, o código de trânsito diz objetivamente que numa pista com mais faixas, a da esquerda é para as ultrapassagens.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
16 Comentários
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Luiz Flavio Pinheiro 11 de setembro de 2023

No CNT a ultrapassagem pela direita em rodovias com mais de uma faixa , não tem proibição expressa. Há apenas uma antítese na “ interpretação “ da previsão de que ela deve ser “pela esquerda, quando solicitada” ( art. 198 CNT ), mas é admitida dando sinal de que se vai entrar a esquerda.( art.199 CNT). Para os simplistas que adotam interpretação radical, essa conclusão deve ser cotejada com algumas situações :- 1. Essa manobra de ultrapassagem , não é só querer e dever de dar passagem , a situação de risco e segurança a frente devem ser propicias segundo a interpretação dos condutores ; 2. O da frente estando na velocidade limite da estrada também tem o direito de fazer a sua ultrapassagem, daquele que estiver a sua frente, demorando mais ou menos e ela deve ser com cautela e segurança, inclusive para liberar e adentrar a direita . Motorista algum , mesmo os” apressadinhos “ que aceleram nas retas e reduzem somente na passagem pelos radares, pode olvidar que a manobra para dar passagem também deve ser feita com segurança , pelo menos para quem estiver a sua frente e seus acompanhantes. Nesse sentido, veja-se que forçar passagem também é “infração grave” , ainda que seja em via única.( art. 191 CNT ) ; 3. Daí para se dar “passagem” o motorista também deve se acautelar, se sentir seguro, para poder fazer a manobra com segurança ; 4. Então não é só encostar na traseira do veículo a frente e ficar pressionando. Isto porque também deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal é “infração grave” ( Veja-se art. 192 CNT) . Motorista algum pode ignorar o perigo que representa ,numa estrada, onde as velocidades são elevadas, a passagem a frente sem a certeza de dispor de espaço suficiente a esquerda , ou de que o pode fazer sem risco de acidente ( Veja-se RT 347/343 ). Por isso, querer ” empurrar ” fora da estrada o que vai a frente ou ultrapassando pela direita, cortar a sua frente , também é expor a todos a risco de acidente com consequências imprevisíveis. Portanto, não é só querer , é também poder fazer a manobra com segurança.

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Eduardo Santoni Pio 17 de junho de 2023

É por essas e por outras que qdo peço passagem e não dão, empurro sem dó nem piedade… Quer andar devagar? Vá apé!

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John Doe 30 de dezembro de 2022

Infeliz o posicionamento de “liberar “imediatamente” a faixa da esquerda para a ultrapassagem”. Deve-se liberar quando houver espaço e segurança para isso… O que se vê são muitos pressionando excessivamente para a ultrapassagem e expondo ambos a um acidente, quando não há oportunidade para a manobra…
O comentário dá ainda mais liberdade pra esse tipo de imbecil…

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Marcelo 25 de novembro de 2022

O artigo não cita que é necessário dar passagem imediatamente (essa situação só com veículos oficiais com luzes e sirene ligados), se estou na esquerda no limite da via posso esperar a pista da direita ficar livre para dar passagem na esquerda.

O que acontece é que as vezes fico na esquerda no limite da via pois a pista da direita está toda ruim ou com fluxo de caminhões. Do nada surge um elemento a 200kmh colocando em risco a segurança de todos, eu não abro imediatamente para quem está a 200kmh passar. Espero a pista ficar livre pra não precisar reduzir a velocidade ou assumir risco (o veículo a 200 pode rodar adiante e você ficar na direita atrás de um caminhão é um sério risco). Recebi essa orientação em curso da PRF.

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Riccardo Baldocchi 10 de dezembro de 2022

Bicha

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Elzi 8 de janeiro de 2023

Idiota ele esta certo sempre tem uns retardados assim que acha a estrada é somente deles. Eu nao dou a passagem e colocar a minha vida em risco. Se quiser que passe a direita principalmente se vou virar a esquerda.

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Luiz Flavio Pinheiro 11 de setembro de 2023

E´isso mesmo. No CNT a ultrapassagem pela direita em rodovias com mais de uma faixa , não tem proibição expressa. Há apenas uma antítese na “ interpretação “ da previsão de que ela deve ser “pela esquerda, quando rodovias com mais de uma faixa , não tem proibição expressa. Há apenas uma antítese na “ interpretação “ da previsão de que ela deve ser “pela esquerda, quando solicitada” ( art. 198 CNT ), mas é admitida dando sinal de que se vai entrar a esquerda.( art.199 CNT). Para os simplistas que adotam interpretação radical, essa conclusão deve ser cotejada com algumas situações :- 1. Essa manobra de ultrapassagem , não é só querer e dever de dar passagem , a situação de risco e segurança a frente devem ser propicias segundo a interpretação dos condutores ; 2. O da frente estando na velocidade limite da estrada também tem o direito de fazer a sua ultrapassagem, daquele que estiver a sua frente, demorando mais ou menos e ela deve ser com cautela e segurança, inclusive para liberar e adentrar a direita . Motorista algum , mesmo os” apressadinhos “ que aceleram nas retas e reduzem somente na passagem pelos radares, pode olvidar que a manobra para dar passagem também deve ser feita com segurança , pelo menos para quem estiver a sua frente e seus acompanhantes. Nesse sentido, veja-se que forçar passagem também é “infração grave” , ainda que seja em via única.( art. 191 CNT ) ; 3. Daí para se dar “passagem” o motorista também deve se acautelar, se sentir seguro, para poder fazer a manobra com segurança ; 4. Então não é só encostar na traseira do veículo a frente e ficar pressionando. Isto porque também deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal é “infração grave” ( Veja-se art. 192 CNT) . Motorista algum pode ignorar o perigo que representa ,numa estrada, onde as velocidades são elevadas, a passagem a frente sem a certeza de dispor de espaço suficiente a esquerda , ou de que o pode fazer sem risco de acidente ( Veja-se RT 347/343 ). Por isso, querer ” empurrar ” fora da estrada o que vai a frente ou ultrapassando pela direita, cortar a sua frente , também é expor a todos a risco de acidente com consequências imprevisíveis. Portanto, não é só querer , é também poder fazer a manobra com segurança.

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Rodrigo MARTINIANO 3 de outubro de 2022

>> OS “NAVALHAS” <<
Pois é!
Se tem algo bastante aborrecido no trânsito são os “navalhas”, insistentes em desocupar a faixa da esquerda, na maioria das vezes “dirigindo” abaixo da velocidade máxima permitida, e atente, pois os “navalhas” são perigosos, primeiro por não saber dirigir de verdade, segundo porque pensam ter razão, sempre e SEMPRE na sua rematada imbecilidade!
Aliás, existe outro vício de direção comum aos “navalhas”, qual seja, o de não respeitar o poste-imaginário nas conversões para a esquerda nas ruas de mão dupla: eles avançam sobre a faixa da direita (da rua de mão dupla) sem qualquer cuidado, havendo “totó” entre os carros eles fogem do local.
Eu acredito ser necessário um modo mais eficaz de conceder carteira-de-motorista, por exemplo, examinando a sanidade mental do candidato no lidar com o Código de Trânsito.
. . . . .

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José 19 de fevereiro de 2023

Vc deve ser novo de carteira existe uma regra de trânsito que não é ensinada pelas auto escolas que seria dirigir pôr vc e pelos outros em respeito ao próximo e o essencial evitar acidente e briga no trânsito, fica a dica não só pra vc mas para todos obrigado.

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José 19 de fevereiro de 2023

Mais uma coisa que eu não falei esses motoristas não são navalhas são motoristas com pouca experiência se vc sabe tudo respeita esses motoristas no você deve ter sido parecido com eles.

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Rodrigo MARTINIANO 19 de fevereiro de 2023

SeuZé: sou novo de carteira, mil perdões! Continue empatando F_ _ A na direita da pista – bem entendido!

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Fabio Felix de Melo 1 de outubro de 2022

Já estou fora de SP faz tempo, na minha época andávamos por aí no limite da via, mas tem tanto radar em sp que o povo prefere fazer trânsito a tomar um assalto do Detran. Mas deixa lembrar uma coisa, quem movimenta o comércio aí na sua cidade é o dinheiro suado do Paulista, senão vocês não teriam metade do que tem de cidade….

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Anderson 30 de setembro de 2022

Importante ressaltar nessa reportagem o porque de sempre dar a preferência a quem pede ultrapassagem, a possibilidade do motorista estar levando alguém com urgência para o pronto-socorro… Então por mais que o da frente esteja a 200km/h, e alguém pedir ultrapassagem, sempre conceda, você não sabe o que esta acontecendo no carro de trás

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Fabio Felix de Melo 1 de outubro de 2022

Assim como pode ser um marginal que vai te jogar pra fora da estrada ou até atirar em ti por não dar passagem. Já passei de ver um veículo na av. Do estado fazendo barbaridades, dei a passagem e liguei pra polícia, a descrição do carro não batia com a placa, resumo, a polícia ficou esperando ele na próxima esquina….

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Uberlan Coelho 30 de setembro de 2022

Infelizmente o motorista brasileiro é mal educado e também desconhecem o CNT, fazendo com que a “SETA” se torne um acessório de luxo para o veículo ou algo que ferirá a masculinidade do homem ou a honra feminina se derem ao mudar de faixa.
Não tendo a intenção de atenuar o mal, lamentavelmente nossas estradas sofrem com a falta de manutenção e a faixa da direita é uma das mais prejudicadas (ao menos na minha região, a saber, Itaboraí/RJ) o que obriga o motorista a insistir na permanência, errônea, na faixa de rolagem.

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paulo 30 de setembro de 2022

tem um longo trecho onde eu moro que eu uso a faixa da esquerda pois a da direita está em pessimo estado !

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