Praticamente todos os modelos de câmbios automatizados, de diversas montadoras, deram dor de cabeça para os seus proprietários
Ao comprar um carro usado, tenha cuidado com o câmbio automático que pode ser um automatizado.
VEJA TAMBÉM:
Como assim? Nos carros novos, o automatizado não existe mais. Porém tem milhares deles rodando aí em Fiats com o nome de Dualogic. Na Volkswagen I-Motion, na linha Chevrolet o Easytronic, na Renault o Easy-R. Mas só mudava o nome, pois eram todos produzidos pela Magneti Marelli.
A maioria desses automatizados era uma verdadeira fonte de dor de cabeça. E teve também um automatizado de duas embreagens da Ford, o Powershift, também chamado de Powershit, que foi uma encrenca generalizada.
Destes, o único que se salvou foi o DSG do grupo Volkswagen. De resto nada como um câmbio automático convencional resistente e sem problemas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Tenho um Fiesta 1.0 Ecoboost Powershift 2017 que comprei 0km.
Está com 73.000 km.
O cambio nunca teve nenhum problema.
Funciona muito bem!
Nada, absolutamente nada a reclamar.
Trocas de de marcha muito rápidas.
Nada a ver com os câmbios chochos CVT.
Golpe do falso automático? Que exagero… como assim golpe??? Podemos verificar que todos esses câmbios citados trocam de marcha sem a intervenção do motorista, fazendo esse trabalho automaticamente. O que muda é o método pelo qual ser realiza isso. Então, todos são câmbios automáticos. Não existe essa de “verdadeiro” automático, o que existe é preferência pessoal. Não existe um “manual do mundo” que diz o que é um cambio automático “verdadeiro”.
Eu tenho 8 carros em casa, todos automáticos e com menos de 2 anos de uso, comprados novos. Automatizado é gambiarra tipica de brasileiro
Para a.sua informação, o Automatizado foi criado c base em tecnologia da Fórmula 1, mais precisamente, a Ferrari…
Na Europa, e.muito comum, com as opções de uma ou dupla embreagem. Os automatizados com botões, aí invés de alavanca, vieram das próprias Ferrari e Alfa Romeo…
O DSG DQ-200 (usados nos 1.4 TSI) tem fama sim de problemático. Tanto que a VW mudou para a caixa automática convencional 09G em 2016 (alguns dirão que é por economia e “depenaram” os Golfs, mas com certeza os problemas das DQ-200 pesaram a favor nesta troca).
É muito comum ocorrer trinca na carcaça da mecatrônica, próximo do acumulador de pressão desta transmissão, o que demanda uma manutenção caríssima, já que o câmbio precisa ser removido do veículo e desmontado por completo.
Bom dia Boris, entendi tudo obrigado pelas informações, porém, como esses câmbios automatizados são um opção e diante de muitos relatos positivos, poderia fazer uma matéria especific para esse câmbio automatizado, como cuidados com a manutenção, qual a km devemos ter mais cuidados, preço de manutenção, se os últimos automatizados são melhores que os mais antigos. Seria de grande importância essas informações pR a grande massa que hoje não tem condições financeiras de co.prar um carro zero km.
Obrigado
O conforto de não precisar fazer as trocas de marchas pisando na embreagem não tem preço.
Tenho 6 carros, 2 manuais, 3 Automáticos e 1 Automatizado que, vele ressaltar, NUNCA me deu problema!
Basta a pessoa entender a lógica do Automatizado…. quando você troca a marcha de um carro manual, ele faz aquele movimento conhecido de “soluço”, referente à troca da marcha.
O Automatizado possui um robô que faz o servicinho de pisar na embreagem e você sente a troca, no meu carro em específico, nem dá todos esses trancos que a lenda urbana fala…
Já o automático possui o conversor de torque ou as polias se for um CVT. Aliás tem gente que venera o CVT e tem gente, como eu, que só gosta do CVT que possui simulações de trocas de marchas, pois o CVT puro parece uma enceradeira e roda com o motor com a rotação lá em cima.
Dessa.forma, devido à experiência qur tenho com carros de câmbios tão variados e à ótima experiência qur tenho com todos eles, nao acho o Automatizado ruim, muito pelo contrário, o meu carro Automatizado em específico é muito mais confortável do que alguns automático ou CVT que 3xistem por aí.
Você já andou como passageiro no seu carro automatizado pra ver se não incomoda o tranco?