Cuidado! Não caia no golpe do falso automático
Praticamente todos os modelos de câmbios automatizados, de diversas montadoras, deram dor de cabeça para os seus proprietários
Praticamente todos os modelos de câmbios automatizados, de diversas montadoras, deram dor de cabeça para os seus proprietários
Ao comprar um carro usado, tenha cuidado com o câmbio automático que pode ser um automatizado.
VEJA TAMBÉM:
Como assim? Nos carros novos, o automatizado não existe mais. Porém tem milhares deles rodando aí em Fiats com o nome de Dualogic. Na Volkswagen I-Motion, na linha Chevrolet o Easytronic, na Renault o Easy-R. Mas só mudava o nome, pois eram todos produzidos pela Magneti Marelli.
A maioria desses automatizados era uma verdadeira fonte de dor de cabeça. E teve também um automatizado de duas embreagens da Ford, o Powershift, também chamado de Powershit, que foi uma encrenca generalizada.
Destes, o único que se salvou foi o DSG do grupo Volkswagen. De resto nada como um câmbio automático convencional resistente e sem problemas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tenho um Fiesta 1.0 Ecoboost Powershift 2017 que comprei 0km.
Está com 73.000 km.
O cambio nunca teve nenhum problema.
Funciona muito bem!
Nada, absolutamente nada a reclamar.
Trocas de de marcha muito rápidas.
Nada a ver com os câmbios chochos CVT.
Golpe do falso automático? Que exagero… como assim golpe??? Podemos verificar que todos esses câmbios citados trocam de marcha sem a intervenção do motorista, fazendo esse trabalho automaticamente. O que muda é o método pelo qual ser realiza isso. Então, todos são câmbios automáticos. Não existe essa de “verdadeiro” automático, o que existe é preferência pessoal. Não existe um “manual do mundo” que diz o que é um cambio automático “verdadeiro”.
Eu tenho 8 carros em casa, todos automáticos e com menos de 2 anos de uso, comprados novos. Automatizado é gambiarra tipica de brasileiro
Para a.sua informação, o Automatizado foi criado c base em tecnologia da Fórmula 1, mais precisamente, a Ferrari…
Na Europa, e.muito comum, com as opções de uma ou dupla embreagem. Os automatizados com botões, aí invés de alavanca, vieram das próprias Ferrari e Alfa Romeo…
O DSG DQ-200 (usados nos 1.4 TSI) tem fama sim de problemático. Tanto que a VW mudou para a caixa automática convencional 09G em 2016 (alguns dirão que é por economia e “depenaram” os Golfs, mas com certeza os problemas das DQ-200 pesaram a favor nesta troca).
É muito comum ocorrer trinca na carcaça da mecatrônica, próximo do acumulador de pressão desta transmissão, o que demanda uma manutenção caríssima, já que o câmbio precisa ser removido do veículo e desmontado por completo.
Bom dia Boris, entendi tudo obrigado pelas informações, porém, como esses câmbios automatizados são um opção e diante de muitos relatos positivos, poderia fazer uma matéria especific para esse câmbio automatizado, como cuidados com a manutenção, qual a km devemos ter mais cuidados, preço de manutenção, se os últimos automatizados são melhores que os mais antigos. Seria de grande importância essas informações pR a grande massa que hoje não tem condições financeiras de co.prar um carro zero km.
Obrigado
O conforto de não precisar fazer as trocas de marchas pisando na embreagem não tem preço.
Tenho 6 carros, 2 manuais, 3 Automáticos e 1 Automatizado que, vele ressaltar, NUNCA me deu problema!
Basta a pessoa entender a lógica do Automatizado…. quando você troca a marcha de um carro manual, ele faz aquele movimento conhecido de “soluço”, referente à troca da marcha.
O Automatizado possui um robô que faz o servicinho de pisar na embreagem e você sente a troca, no meu carro em específico, nem dá todos esses trancos que a lenda urbana fala…
Já o automático possui o conversor de torque ou as polias se for um CVT. Aliás tem gente que venera o CVT e tem gente, como eu, que só gosta do CVT que possui simulações de trocas de marchas, pois o CVT puro parece uma enceradeira e roda com o motor com a rotação lá em cima.
Dessa.forma, devido à experiência qur tenho com carros de câmbios tão variados e à ótima experiência qur tenho com todos eles, nao acho o Automatizado ruim, muito pelo contrário, o meu carro Automatizado em específico é muito mais confortável do que alguns automático ou CVT que 3xistem por aí.
Você já andou como passageiro no seu carro automatizado pra ver se não incomoda o tranco?