Transmissões automáticas exigem substituição periódica do lubrificante, diferentemente dos carros com caixa manual
Ao contrário do câmbio manual, que não exige troca de óleo em sua grande maioria, o automático em geral pede substituição do óleo. Geralmente em elevadas quilometragens. E também depende muito do tipo do automático.
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Varia de acordo com o câmbio, pois automático pode ser o convencional, o CVT, o automático de dupla embreagem ou o automatizado, que pode ser o Dualogic ou o iMotion, Easytronic, Easier, estes últimos com uma única embreagem e utilizando o mesmo câmbio manual, porém sem o pedal de embreagem e a alavanca de mudanças – ambos substituídos por um sistema informatizado.
E aí, só procurando as recomendações de fábrica no manual do proprietário.
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Sou proprietário de um Fiat Pulse Audace 1.0 turbo câmbio automático. Sobre a troca do óleo do câmbio, tanto no manual do veículo como em concessionária autorizada Fiat a informação que me foi concebida é que não há necessidade de troca do mesmo, e no manual na sessão de manutenção aparece a expressão “for life”, ou seja, para a vida, indicando a falta de necessidade de se efetuar a troca do óleo. Porém, várias informações de especialistas no segmento automotivo aconselham a troca periódica como extrema necessidade para o bom desempenho e prolongamento da vida útil do câmbio CVT, ao qual o carro é equipado. Ai, fica a dúvida: em quem acreditar?
Bom dia
Cambio manual também troca: Comprei um Xr3 2.0i em 1996. Sempre que levava para lavar, o atencioso lavador me perguntava se queria que verificasse óleo da caixa. Quando retornava, me falava que estava tudo bem (as vezes com uma chave improvisada com um parafuso sextavado). Alguns anos depois (ainda tenho o danado, ora com um “Maluco” tipo restaurando), comprei uma chave original para tirar o parafuso que drena óleo. Só saia barro/lama. Óleo mesmo após a quarta troca..