Fique atento com a troca do óleo de caixa, se seu carro for automático

Transmissões automáticas exigem substituição periódica do lubrificante, diferentemente dos carros com caixa manual

Ao fundo motorista muda de posição o câmbio automático. A frente um frasco de óleo.
O manual indica a hora das manutenções desse tipo (Fotomontagem: Amanda Borges | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 15/10/2025 às 07h00

Ao contrário do câmbio manual, que não exige troca de óleo em sua grande maioria, o automático em geral pede substituição do óleo. Geralmente em elevadas quilometragens. E também depende muito do tipo do automático.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Varia de acordo com o câmbio, pois automático pode ser o convencional, o CVT, o automático de dupla embreagem ou o automatizado, que pode ser o Dualogic ou o iMotion, Easytronic, Easier, estes últimos com uma única embreagem e utilizando o mesmo câmbio manual, porém sem o pedal de embreagem e a alavanca de mudanças – ambos substituídos por um sistema informatizado.

E aí, só procurando as recomendações de fábrica no manual do proprietário.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo Feldman 21 de outubro de 2025

Sou proprietário de um Fiat Pulse Audace 1.0 turbo câmbio automático. Sobre a troca do óleo do câmbio, tanto no manual do veículo como em concessionária autorizada Fiat a informação que me foi concebida é que não há necessidade de troca do mesmo, e no manual na sessão de manutenção aparece a expressão “for life”, ou seja, para a vida, indicando a falta de necessidade de se efetuar a troca do óleo. Porém, várias informações de especialistas no segmento automotivo aconselham a troca periódica como extrema necessidade para o bom desempenho e prolongamento da vida útil do câmbio CVT, ao qual o carro é equipado. Ai, fica a dúvida: em quem acreditar?

Avatar
Pe de cabra 21 de outubro de 2025

Bom dia
Cambio manual também troca: Comprei um Xr3 2.0i em 1996. Sempre que levava para lavar, o atencioso lavador me perguntava se queria que verificasse óleo da caixa. Quando retornava, me falava que estava tudo bem (as vezes com uma chave improvisada com um parafuso sextavado). Alguns anos depois (ainda tenho o danado, ora com um “Maluco” tipo restaurando), comprei uma chave original para tirar o parafuso que drena óleo. Só saia barro/lama. Óleo mesmo após a quarta troca..

Avatar
Deixe um comentário