Flex sem tanquinho: qual é o “pulo do gato”?
Problemas para ligar o seu carro flex nesses dias de temperaturas mais baixas? Eu te ajudo a resolver esse problema
Problemas para ligar o seu carro flex nesses dias de temperaturas mais baixas? Eu te ajudo a resolver esse problema
Já comentamos neste portal a dificuldade de se fazer funcionar o motor do carro flex abastecido com etanol nos dias mais frios.
A maioria desses automóveis ainda tem sob o capô aquele famigerado tanquinho auxiliar de gasolina para partida a frio. Um dispositivo “quebra-galho” lançado com o carro flex em 2003 e que ainda existe, por incrível que pareça. Causa tanto problema e aborrece tanto o motorista que já foi abolido por algumas fábricas, mas permanece em outras.
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Então, qual é o “pulo do gato”? São dois:
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Concordo! Não precisa esperar maus do que o normal, nenhum carros deve ser ligado instantaneamente, seja com tanquinho ou partida a frio eletrica.
Meu carro tem este sistema aguardo o tempo normal 30 seg. a 1min para ligar.
Este sistema aquece o álcool a uma temperatura 80 graus, deixando o combustível no pode combustão isso evita que o álcool frio contamine o óleo do motor fazendo a vida ultil do óleo durar mais e evitando a emissão de gases e almentado a duarabilidade do motor. Este sistema já e usados nos carros a diesel e foi adaptado nos motores flex que sao basicamente os mesmos motores a etanol de tempos com uns pequenos ajustes.
Tenho um GM Novo Onix 2020 que deixou de pegar na primeira batida na chave a partir do mes de maio com o início de dias mais frios, só abastecia até então com Etanol, fiquei com esse problema por duas semanas e duas visitas à concessionária que informou que teria que aguardar 1 minuto para ligar o carro após a abertura da porta para aquecimento…preferi optar pela troca de combustível para Gasolina do que aguardar eternos 60 segundos.
O brasileiro é preguiçoso,tem preguiça de abrir o cofre do motor pelo menos uma vez por semana pra verificar! troquei de carro há 3 mês e de lá pra cá abasteci o tanquinho de partia a frio uma vez olhei ontem tá cheio ainda e nunca bato mais que uma vez na chave e olhe que só ando no álcool.
Pode-se também abastecer o tanque de combustível com um pouco de gasolina para misturar ao etanol facilitando assim a partida
Conversa mole.meu carro é Voyage 2014. não pega.tive que abastecer o tanque de gasolina . Nunca tinha colocado.
A solução é aquecer a parte final do sistema de admissão (‘flauta’, ‘bicos’, coletor e câmara / esta “por tabela”), simulando uma manhã quente. A VW já faz isto desde 2016 (ou 2017, não tenho certeza sobre o ano), chama o invento de PARTIDA ELÉTRICA. O aquecimento opera nas partidas em temperaturas abaixo de 20ºC (não tenho certeza sobre os 20ºC), e desliga quando o motor ‘pega’. O motor com esse invento, abastecido com álcool (etanol), ‘pega’ até no Polo Sul / ou no Polo Norte. E as velas de ignição? Elas sempre se aqueceram (se aquecem) só de ligar o motor, antes da partida.
Esse tanquinho eu nem uso mais, faz anos. Quando chega o inverno eu simplesmente passo a usar somente gasolina. Antigamente ficava sofrendo pra ligar o carro com etanol em dias muito frios, ao sair com o carro, ele ia soluçando até esquentar, outras vezes a bateria é que ia embora com mais frequência. Depois que passei a usar somente gasolina no inverno, adeus problemas.
Tenho um Fox Highline 2016, não tem o tanquinho. Quando tá no etanol tenho que deixar o carro ligado por uns 5 min até aquecer, isso é muito chato!
Como assim ligado? Se nao pega? Nem da sinal na chave o meu tbm é assim…
Eu tenho o tanquinho. Toda vez que viro o motor a gasolina dele é usada ou ela fica lá apodrecendo, visto q só todo na gasolina e não uso etanol???
Abasteça o “tanquinho”, com gasolina PODIUM, da Petrobrás a ÚNICA que tem maior validade, assim como você eu também só abasteça meu carro com gasolina, até pedi ao meu mecânico lavar o tanquinho, porque o antigo proprietário usava e estava com resto de gasolina.
Faltou esclarecer que nesse sistema sem tanquinho é necessário abrir a porta e aguardar cerca de 30 segundos para que o sistema “esquente” o álcool para realizar a partida, coisa que no sistema de tanquinho não é necessário.
De onde você tirou essa idéia estapafúdia? Tenho um Ford Ka 2018 com o sistema de aquecimento do combustível e não precisa nada disso! Só virar a chave, aguardar alguns segundos pro óleo circular e lubrificar, e sair…
Volte ao seu manual. Leia que o procedimento de aquecimento se inicia quando vc entra no carro. Aguarde 20 a 30 segundos ao entrar no carro para dar a partida.
Possuo um Novo Onix 2020 e entre Maio e Outubro prefiro trocar de Etanol para Gasolina, passei 2 semanas e maio tendo problemas para dar ignição no carro em dias frios… a concessionária disse que a solução seria aguardar para dar a partida entre 30 segundos a 1 minuto… em qualquer horário do dia… tive esse problema em ter que aguardar…seja pela manhá, tarde ou noite… em qualquer lugar em que o carro estivesse estacionado algumas horas no frio… kkkk ? optei por trocar para Gasolina do que arriscar a ser assaltado. …tecnologia essa que não presta do carro sem Tanquinho.
A resposta é ridícula – basta adicionar compulsoriamente 15% de gasolina-C ao etanol hidratado de maio a outubro. Aliás, motor flex tem que ser obrigatoriamente banido – eficiência ridícula e maior custo.
Já ouvi falar que motor flex nada mais é que um motor a etanol com uma taxa de compressão menor para poder suportar a gasolina. Concordo que deveriam ter veículos somente a gasolina. Minha tia possui um Honda Fit 2007 somente a gasosa. O bicho anda bem e é muito econômico. Já os modelos flex, só Jesus na causa.