Fluidos do carro: qual e quando trocar?

Alguns desses líquidos não devem nem ser completados caso esteja abaixo do nível mínimo determinado pela montadora; saiba mais

oleo carro portal
Saiba também os que não se deve mexer quase nunca (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 20/09/2023 às 07h02

A manutenção dos fluidos do automóvel ainda deixa muito motorista em dúvida. Porque cada um é de um jeito. Alguns devem ser trocados. Outros não.

VEJA TAMBÉM:

Quais fluídos trocar?

  • Alguns nem se completa o nível quando ele está baixo no reservatório. Sabe qual? O do fluido do freio. Se ele estiver baixo, leve o carro para a oficina. Só se completa emergencialmente se ele estiver vazio.
  • Direção hidráulica, por exemplo, não se troca o fluido a menos que se faça um reparo em função de um vazamento ou de um defeito.
  • Olhe da caixa de marchas, se for manual não se troca. Se for um câmbio automático alguns poucos não exigem troca e outros apenas em elevadas quilometragens. Fluido do freio ou do radiador em geral apenas a cada dois anos.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
WAGNER BOMFIM TIDEMANN 20 de setembro de 2023

Troco óleos e fluídos diversos de automóveis, inclusive o óleo do câmbio automático há muitos anos.
Afirmar que não se troca fluído da direção hidráulica e o óleo do câmbio, é o mesmo que não precisar trocar os pneus. Todos fluídos, com o tempo, se decompõe, oxidam e perdem suas propriedades funcionais, ou seja, DEVEM SER SUBSTITUÍDOS.
Faço isso há anos e, na prática, testemunhei consideráveis melhoras no desempenho seja na direção hidráulica e câmbio quando da substituição.
Você não precisa ser expert nessa matéria pra saber que tudo estraga, até os mais sofisticados componentes de naves espaciais.
Quer prolongar a vida útil do seu carro?
Faça revisões periódicas e nada de ficar misturando óleo velho com novo!

Avatar
Samuel Sales 20 de setembro de 2023

Duster dynamique 2020 1.6 automatico, troca o óleo do câmbio? E com quantos quilômetros?

Avatar
Deixe um comentário