Freio motor pode prejudicar?
Ao descer ladeiras, alguns motoristas acreditam que o melhor é deixar o carro na banguela, e se esquecem da importância do freio motor
Ao descer ladeiras, alguns motoristas acreditam que o melhor é deixar o carro na banguela, e se esquecem da importância do freio motor
Usar o freio motor nas descidas pode trazer algum problema? Pelo contrário. Aliás, é difícil entender porque tão poucos motoristas se utilizam desse recurso.
Está descendo uma ladeira? Então tira da quinta marcha e joga para a quarta ou terceira. Está de terceira? Joga para segunda! E se o carro tiver câmbio automático? A mesma coisa: passar a alavanca de ‘Drive’ para “4”, ou “3” ou “2”.
O único cuidado a se tomar, no caso do câmbio manual, é evitar reduzir para uma marcha que eleve demais as rotações do motor. O que pode realmente danificá-lo.
Mas, nos câmbios automáticos de carros mais modernos isso é impossível, porque a marcha simplesmente não engata: o sistema eletrônico não permite.
VEJA TAMBÉM:
Exceto esse cuidado, deve-se sempre engatar uma marcha mais forte na descida para que o motor ajude a reduzir a velocidade (isso é o freio-motor…) poupando o sistema de freios e também para evitar o perigoso fenômeno do “fading”, um superaquecimento dos componentes que pode até deixar o carro sem freio.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Isso também economiza muito combustível
Muito boa a dica, parabéns pelos vídeos, sempre muito bem explicado. Com relação a esse me ficou uma dúvida. Qual seria uma rotação aceitável para usar o freio motor? Posso considerar perigo para o motor a faixa vermelha do conta giro ou essa faixa vermelha deve ser observada apenas para a aceleração e no caso do freio motor seria uma outra rotação? Sempre uso o freio motor mas confesso que realmente tenho medo da alta rotação e por isso sempre mantenho os giros em torno dos 3000 rpm.
Se o seu motor atingir a faixa vermelha numa redução de marcha existe o risco de atropelamento de válvulas, então o motor terá que ir para a retífica. Assim por segurança nunca deixe o freio motor atingir a faixa vermelha… para isso use o freio diminuindo a velocidade. O Bob Sharp do site “Autoentusiastas” já fez um artigo sobre atropelamento de válvulas, vale a pena você ver.
O meu carro (Onix 1.4-L) corta o giro aos 6.300 rpm, mas no freio motor a injeção eletrônica não consegue impedir que a rotação do motor continue a subir, por isso se deve acionar o freio nessa hora se não puder engrenar uma marcha acima (longa).
Ocorreu comigo este final de semana quando descia a serra o limite regulamentado era de 60 km/h e eu estava em 3a marcha e o carro começou a embalar e atingiu os 4000 rpm o que dá uns 80 km/h, então acionei os freios até 60 km/h e depois voltei a usar somente o freio motor naquele trecho crítico.
A marcha ideal para o freio motor é a mesma que vc usaria pra subir o trecho.
Geralmente veículos mais novos, existe um limite de giro, determinado por cada montadora. Sendo assim o veículo não ultrapassa determinada rotação pré estabelecida para não acontecer danos ao motor.
Quando aprendi a dirigir, muitas décadas atrás, me foi ensinado que se usa para descer a mesma marcha que se usa para subir, não da pra usar isso ao pé da letra mas faz muito sentido.
Eu também apreendi isso e aplico essa regra até hoje! Ela sempre dá certo pra mim em descidas de Serra.