Freios a disco nas rodas traseiras? Só se você tiver um superesportivo
A maior parte do esforço de frenagem em um automóvel é feito pelos freios dianteiros; na maioria dos casos, freios a tambor atrás 'dão conta do recado'
A maior parte do esforço de frenagem em um automóvel é feito pelos freios dianteiros; na maioria dos casos, freios a tambor atrás 'dão conta do recado'
Freios a disco são muito mais eficientes que os freios a tambor e muitos automóveis importados, de alta performance e esportivos colocam os freios a disco também nas rodas traseiras.
VEJA TAMBÉM:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Quanta desinformação num único artigo…
Freios a tambor na traseira é apenas por economia, e afeta o desempenho da frenagem principalmente em uso intenso. Picapes também vem adotando freios a disco atrás.
Importante lembrar que recursos importantes como o controle de estabilidade fazem uso dos freios para atuar na segurança do carro, e nestes casos também a eficiência é enormemente aumentada quando se usam freios a disco.
É um erro imaginar hoje que freios ao servem para parar os carros. Eles atuam como bloqueio eletrônico, no controle de estabilidade, controle de correção de faixa, etc…. Acorda pessoal… Os tempos mudaram. Atualizar é preciso.
Então todos os engenheiros dos países desenvolvidos estão errados e os brasileiros estão certos? Porque lá fora, freio traseiro é a disco.
PRA POLEMIZAR – se vc vai contruir uma casa de dois andares, e o engenheiro diz que o diametro do ferro precisa de X, por que motivo vc vai por 3X?
Tenho um Civic ano 2008 e o mesmo já é freio a disco nas 4 rodas. Isso se chama segurança. Pelo que entendi do que foi dito pelos “engenheiros”, não é que não tem diferença os 2 modelos e sim como a maioria das pessoas não precisam a economia acaba compensando. Agora gostaria de saber se quem fez a reportagem ou quem está lendo, se prefere colocar sua familia, seus filhos, etc, pra rodar num carro com freio das 4 rodas ou com tambor nas traseiras, se vale a pena economizar na segurança. VW economiza em várias coisas, como na qualidade do acabamento, mas na segurança já é demais…
Verdade, ate o fiat Linea e Bravo usavam, e por experiência própria dirigindo um Linea 2015, eu te digo que faz diferença sim para melhor com freios a disco nas 4 rodas, a fadiga em longas viagens é Nula! É uma pena que estes “engenheiros” que mais estão para marqueteiros forrobodós pensem diferente… cortar custo em itens de segurança é um crime.
TODOS VOLKSWAGEN COM MOTOR DE VERDADE TSI TEM FREIO A DISCO NAS 4 RODAS….SEGURANÇA….
Eu preso pela segurança… é sabido que freio a tambor tem a tendência de apresentar vazamentos do fluido de freio pelo burrinho da roda, e então o carro perde o freio. Eu uma vez perdi o freio de uma carro do meu pai por causa disso. Acho que a indústria devia repensar a questão de segurança em freios, pois freio a disco na traseira é mais difício ter problemas de vazamentos.
Pois é, a manutenção é barata, pois as pastilhas traseiras só são trocadas quando as da frente sao trocadas pela segunda vez, ou seja, duram muito e não fadigam o freio, o freio esta sempre disposto.
Como os exemplos dados pelo Boris foram Fiat e VW, freios a tambor na traseira estão 100% justificados. Bobagem ter freios a disco na traseira!!!!
Se o exemplo dado fosse de alguma montadora japonesa, freios a tambor na traseia seriam inadmissíveis para o Boris. Porcaria de carros japoneses!!!
Imagine se fossem Chineses…
O Jabá da fiat nesse site é alto amigo…. rola muito Jabá.
Desculpe, mas esses engenheiros estão parecendo que são do financeiro, estão tentando justificar tecnicamente o que foram “obrigados” a cortar. Eles deveriam responder essa pergunta considerando que o carro esteja com 4 ocupantes e porta-malas cheio. Do jeito que eles falam aí, provavelmente testaram a frenagem só com o piloto de testes, aí realmente não deve ter grandes diferenças na distância de frenagem.
Nestas condições de carga e em estrada até faz diferença. Entretanto para carros com menos de 90 cv,, com uso 90% cidade e 1 ou 2 ocupantes, a diferença de frenagem é marginal mesmo.
Honestamente Boris você está sendo por demais simplista.
Nunca tive um super esportivo mas há 20 anos que não abro mão do disco nós freios traseiros.
Prezo muito pela segurança da minha família e não aceito um freio que da conta, quero o melhor! E se o melhor fosse tambor esse seria o padrão.
Acredito ser aceitável apenas em carros baixos, leves e para uso exclusivo na cidade, jamais mas estradas, e nunca nos que possuem controle de tração e distribuição de frenagem por eixo, como os ditos SUVs.