Pensa que ABS só reduz espaço de frenagem?

O freio ABS é um sistema muito importante de segurança nos veículos, e sua utilidade vai além de reduzir a velocidade do carro

luz freio abs equipamentos de seguranca
O ABS também dá ao motorista controle de tração (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 01/07/2021 às 08h32

O sistema de freios ABS foi um dos mais importantes dispositivos de segurança introduzidos no automóvel, graças à eletrônica.  E desde 2014, todos os automóveis comercializados no Brasil são obrigados a oferecer esse dispositivo.

Entretanto, poucos sabem exatamente como ele funciona. Alguns motoristas imaginam, corretamente, que ele evita o bloqueio, o travamento das rodas numa freada de emergência, reduzindo o espaço necessário até parar o carro.

VEJA TAMBÉM:

Porém, quase ninguém sabe que, além de reduzir o espaço de frenagem, o ABS dá ao motorista o controle da direção. Ou seja, ele vira o volante e as rodas obedecem, o que seria impossível se elas estivessem deslizando (bloqueadas) no asfalto. Ou seja, além de manter os freios atuantes, permite que o motorista se desvie de um obstáculo à frente.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário