Calço hidráulico: a garantia cobre? Depende!

Muito comum em alagamentos, problema causa danos graves ao motor, mas defeito em injeção também pode ser a causa

O calço hidráulico pode ser causado por água ou combustível que infiltraram no cilindro do motor (Foto: ShutterStock)
Por Boris Feldman
Publicado em 23/02/2024 às 18h02

Um fenômeno muito perigoso do motor é o chamado calço hidráulico. O que é isso? Nos cilindros do motor tem pistões subindo e descendo, quando eles sobem acontece a compressão de um gás que é a mistura do combustível com ar.

VEJA TAMBÉM:

Mas, se por acaso entrou água dentro do cilindro, porque o carro passou por um trecho alagado, por exemplo, quando o pistão sobe, ele não consegue comprimir a água, pois ela forma uma barreira, o tal calço hidráulico. Isso quebra o pistão, o anel, a biela e vai tudo embora.

Esse calço pode também ser formado por combustível, seja gasolina ou etanol, que vazou dentro do cilindro por uma deficiência qualquer do sistema. Com o carro na garantia, a fábrica pode se responsabilizar pelo calço hidráulico do combustível. Porém, se ele for provocado por água, dê adeus à garantia.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário