Gasolina aditivada: adicione você mesmo o produto no tanque
Não é todo posto que coloca a quantidade adequada de aditivo e se o motorista quiser confiar em uma gasolina aditivada ele mesmo terá que fazer
Não é todo posto que coloca a quantidade adequada de aditivo e se o motorista quiser confiar em uma gasolina aditivada ele mesmo terá que fazer
Dá pra confiar em gasolina aditivada no Brasil? Na minha opinião não. Porque as distribuidoras de combustíveis aditivam a gasolina como elas bem entendem, sem nenhuma padronização e sequer informam pra Agência Nacional do Petróleo (ANP) a sua formulação química.
VEJA TAMBÉM:Sabe-se que são utilizados detergentes e dispersantes para evitar formação de depósitos carboníferos dentro do motor. Mas você poderia perguntar, e a fiscalização? Piada. Não existe. Só fiscalizam a gasolina quanto a aditivação é na base do salve-se em poder.
Então, ou você tem extrema confiança no posto onde você abastece ou então, pra ter certeza de ter uma boa gasolina aditivada, você abastece com a comum e compra o aditivo de marca conhecida para jogar no tanque de acordo com as instruções no frasco.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Engraçado, tem uma reportagem que o Boris defende a gasolina adtivada. Vai entender.
Confiar em que no Brasil? Apenas em Deus.
Boa noite! O da Bardhal e o melhor o amarelo para vc os três tipos de combustíveis….
Eu abasteço habitualmente com a DT clean da Ipiranga em postos de bairros mais tradicionais e movimentados em que eu costumo ouvir bons comentários e indicações. Sei que eu não me garanto em nada, mas não tem jeito, poderia sim eu mesmo comprar um aditivo e adicioná-lo à gasolina mas também nada me garante sobre a qualidade desse aditivo comprado, enfim, nada é 100% confiável…
Quanta bobagem dita numa materia só. Primeiro que quem aditiva é a distribuidora e não o posto. As principais distribuidoras (shell, vibra, ipiranga) são serias e aplicam a quantidade correta no produto. É um litro de aditivo concentrado a cada 5.000L de produto.
Segundo, que “aditive você mesmo, pois ninguém averigua a qualidade da gasolina aditivada” não faz sentido pois a mesma afirmação é valida para os aditivos vendidos a parte. Quem fiscaliza se aquilo não é só alcool com corante? Ou que não é um solvente altamente agressivo a mangueiras? Quem garante que vc esta aplicando a proporção correta? Ja vi gente jogando 2 ou 3 latas de perfect clean em tanque quase seco. E o prejuzio as borrachas, mangueiras, filtros? Quem garante que não é pior jogar essa quantidade?
Pensem, pesquisem, e escutem cada vez menos essas bobagens de jornalistas superficiais.
Tá ok, mas vc é quem? Como saber e com qual critério e base de confiança vc conhece um lugar, dono, pessoa, funcionários, etc? Olha, pelo que eu entendi na matéria, é que estamos no Brasil, e se quisermos ter certeza de alguma coisa vc mesmo pega e faça, e olha que nem no produto comprado a parte(aditivo) vc terá essa certeza também, ao menos que seja um químico fodástico e que tenha todo equipamento e material para se fazer teste de qualidade por conta própria também. Enfim, nada é 100% confiável…
Vai eu mesmo aplicar a aditivo no meu carro
Cara, falou um monte de bobagem. Primeiro, a gasolina vem aditivada direto da distribuidora. Segundo, a aditivacao varia em quantidade, de acordo com o fornecedor de aditivo para combustível. Qualquer distribuidora seria faz testes da qualidade do aditivo antes de comprar e adicionar no seu produto. E também faz o controle no carregamento dos caminhões que realizam o transporte. Falo com experiência no ramo de combustíveis de mais de 15 anos na área. Ridículo ter mídia para esse tipo de reportagem.
Cada um diz uma coisa, aí confunde o consumidor. Até onde eu saiba, o aditivo não vem da distribuidora e sim é adicionado nos postos de combustíveis. Eu costumo usar gasolina comum e adiciono o aditivo por minha conta a cada 3 ou 4 tanques. Já faço isso há alguns anos e não tive problemas.
Meu mecânico de confiança, já disse: não perca tempo pagando mais por aditivada. Abasteça num posto de confiança, com gasolina comum de qualidade e pronto. Aditivo: por minha conta, se quiser. Claro que as empresas do ramo sempre vão defender a aditivada. Faz parte da liberdade de mercado. Depois que fui orientado pelo mecânico, parei. Nunca tive problemas com os bicos e sistema de injeção.
Por favor, me diga até que ponto dá pra se confiar em uma pessoa ou em pessoas e como você estabelece essa condição?
Por gentileza, quais marcas de aditivos são recomendadas?