A adição de etanol a nossa gasolina tem alguns aspectos negativos, mas em comparação também traz grandes benefícios
Quando o tema da minha palestra é a transição entre o combustível e a energia elétrica, sempre surge a pergunta. Verdade que a nossa gasolina é uma das piores do mundo? E eu preciso de responder que, ao contrário. A nossa gasolina é uma das melhores do mundo.
VEJA TAMBÉM:
Mas aí vem a segunda pergunta. O etanol não atrapalha a gasolina? E eu tenho que explicar. Não, ele pode reduzir o poder calorífico e aumentar um pouco o consumo. Em compensação, há uma redução de emissões e um aumento de octanagem.
Porém, o problema mais grave é quando ela chega em alguns postos desonestos, que continuam funcionando apesar de já fechados pela ANP, e aí a gasolina é adulterada com mais etanol, metanol, solvente e se torna mesmo uma das piores do mundo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|
Boris, leio e assisto muita coisa que produzes, respeito muito tua opinião. Mas sobre essa questão da gasolina boa, pergunto: onde encontro essa gasolina boa para abastecer?
Sou da opinião que se tivessem carros com motores 100% a etanol, estes teriam melhor desempenho e outras vantagens, quando comparados com os motores flex.
O problema é o “fantasma do início dos anos 90” quando faltaram etanol nos postos de combustíveis.
O motivo dessa crise da falta de etanol ocorrida nesses anos ainda não foi devidamente esclarecido. Muitos falaram que foi uma maneira da Petrobras levar alguma vantagem no pós crise do petróleo (lembrem que entre 1985 e 1990, quase 100% dos carros nacionais novos que saíam das fábricas eram a etanol).
Então quem tem carro só a gasolina, pode ficar tranquilo, pois com o relaxamento e permissão de se adicionar mais etanol (água, querosene, thinner, mijo, por consequência) os carros não vão sofrer, é isso que você quer dizer?