Gasolina de aviação também pode ser usada no automóvel?
Um leitor do AutoPapo pergunta se seria interessante utilizar gasolina de aviação em carros, pois ela tem octanagem superior
Um leitor do AutoPapo pergunta se seria interessante utilizar gasolina de aviação em carros, pois ela tem octanagem superior
Leitor do AutoPapo faz uma pergunta interessante: ele diz que a máxima octanagem da gasolina vendida nos postos é de 102 octanas, a Podium, da Petrobras e a Octapro da Ipiranga, mas ele sabe que motores de alta performance agradeceriam uma gasolina de octanagem ainda maior e que o pessoal que usa jet ski e algumas motos costumam abastecer com gasolina de aviação, que tem octanagem ainda superior, 130 octanas.
E ele pergunta: “por que não existe essa gasolina à venda no posto?”.
Por dois motivos: primeiro por ser exclusiva de aviões e helicópteros e comercializada apenas em aeroportos e heliportos. Em segundo lugar, por danificar o automóvel, porque essa gasolina de aviação contém chumbotetraetila, que provocaria um senhor estrago nos catalisadores dos automóveis.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Na verdade como o querosene é um alcano e apolar, ele se mistura com a gasolina formando ligações e se houver alguma “impureza” se possamos dizer assim do nosso combustível batizado, ele forma duas fases do combustível, uma com querosene e gasolina e outra se houver no caso água ou outra substância, enfim, o querosene realmente melhora as condições do combustível na câmara de combustão, por ter propriedades que dissolvem outras substâncias, não causando nenhum problema na câmara de combustão, por ser menos corrosivo que a gasolina, se alguém tiver dúvidas, coloque no Google sobre o querosene, não o de aviação, mas o de limpeza que é mais grosso se assim possamos dizer
KkkkkkkkF#dá-se os catalisadores!! Ranca fora e mete marcha.
Minhas Harleys gostam do líquido azul.
Eu uso a Av-Gás. 10 litros para 40 da comum. Desde 1996. E tbm o Qav na Toyota 20 litros para 40 0u 50 de diesel e junto coloco 1 litro de gasolina comum. Só vou repetir na 6 sexta tanqueada. supimpa
E se misturamos gasolina comum com gasolina de aviacao, numa proporcao de 2:1 ou 3:1….Ficariamos com uma gasolina hibrida de boa qualidade? Alguem saberia responder?
Se o problema é o catalizador, pq nao remove-lo? Rs
conheço um camarada que era do tempo que antes tinha a gasolina azul, vendendo nos postos, e depois o governo barrou, se estraga, como que na epoca não estravava? pergunta para is mais idosos… creio que ele fazia mais kilometragem…. do q os normais
Braz, já que você perguntou para os mais idosos vai a resposta. A quantidade de chumbo na avgaz é maior que a quantidade de chumbo da gasolina automotiva quando esta continha chumbo. O motor do automóvel não era fabricado para funcionar com a quantidade de chumbo da avigas, então mesmo nos motores da época que a gasolina automotiva continha chumbo a avgaz não poderia ser utilizada no automóvel. Acima vi um comentário sobre o catalisador, naquela época o carro não tinha catalizador, o excesso de chumbo vai prejudicar o motor. O motor aeronáutico tem outra fabricação, ele é feito para funcionar com o chumbo adicionado.
Alguém aí tem alguma ideia de que o chumbo é altamente cancerígeno e um perigo para a saúde pública. E que catalisadores são para reduzir o efeito dos gases da combustão?
Casa comentário infantil eu li agora!
Braz, eu sou do tempo em que motoristas colocavam ‘gasolina azul’ principalmente para percursos em subida de serra para que o carro não tivesse o fenômeno da ‘batida de pino’. Só que essa gasolina azul era vendida em postos de gasolina e não em aeroportos… Então, assim: não vamos confundir as coisas – além do que a venda de combustíveis é regulamentada pelos órgãos oficiais, né?
Nada é mais nocivo a qualquer motor que etanol em grande concentração.
Na década 1970 meu pai tinha caminhonete chevrolet v8 1958 e não tinha posto de gasolina e foi encher tanque de gasolina no Aeroporto com gasolina azul e nunca deu problema
Eu perguntei sobre usar querosene de aviação em carros e não gasolina de aviação,gostaria que ver respondida a minha pergunta.
O querosene de aviação é um combustível mais “pesado” que a gasolina. Nas refinarias é separado do petróleo por destilação. O diesel é separado a cerca de 370 C, o querosene a cerca de 300 C e a gasolina entre 150 e 200 C. O querosene não irá funcionar em um motor ciclo otto, porque após a compressão da mistura ar/querosene a centelha da vela não detonaria a mistura.
Querose não é pra carro coloca querosene e você acaba com o motor toda vez que um avião chega ao seu destino o tanque de Querose é esvaziado e o tanque é lavado pra depois ser reabastecido ou seja vai criar borra nos eletroinjetores e vai dar em merda os bicos são pra funcionar com gasolina álcool ou os dois quando flex antes que pergunte nem diesel pode usar pois a explosão nos motores a gasolina e álcool é de 12 a no máximo 16 bar já o diesel a explosão é de 28 a 32 bar e podendo com excesso de carbonização chegar a 36 bar isso viraria um motor a álcool a gasolina ou flex do avesso com o tempo põe o combustível que vai no carro mesmo
Me desculpe, mas de onde tu tirou essa informação que é drenado os tanques dia aviões após o pouso, para lavagem?
Gasolina?! Que nada! Abasteçam logo com R3d Bull, pois vão lhe dar asas!
Acho que faltou mencionar que isso com certeza é crime ambiental, já é demais ter que usar uma gasolina com chumbo em avião, mas aí tem uma exceção devido ao motor que não se daria bem com a que usa etanol. Mas usar gasolina com chumbo em um carro hoje em dia é um absurdo, dado a tamanha poluição desnecessária que o chumbo causa, levando a sérios danos ao SNC a longo prazo.
Sou louco por 2T, será que daria pra usar querosene de aviação em motores dois tempos, tenho essa dúvida.
Pode ser usado disiel no carro flex e se não porque
Pode sim.
Não, pois o motor flex é feito para gasolina, etanol ou mistura dos dois, em qualquer proporção, e só. O diesel não é produzido para funcionar com ciclo OTO (admissão, compressão, detonação por centelha e expansão e exaustão). Diesel é completamente diferente da gasolina/etanol, as especificações controlada são outras. Se usar, o motor vai parar e pode danificar. NÃO USE.
Boa tarde!
Li no manual do Ônix que utilizando álcool, eu ganho alguns HP’s. E se eu utilizar a gasolina Podium, que tem uma octanagem maior, haverá, também, ganho de alguns HP’s no motor do Ônix?
Muito obrigado!
Marcello
Então se o problema é catalisador, (equipamento disponível apenas em carros com injeção eletrônica) Pode- se usar essa gasolina em carros carburados, pois estes não possuem. Meter dessa gasosa num Opalão, Monzão (dos anos 80)…Maveco… Fuscão…deve ficar top demais!
E o meio ambiente, como é que fica com esse chumbo todo? Veja COSMOS Episódio 7, você vai saber porque o chumbo tem que ser banido.
Cleiton, larga de ser o ambientalista mimizento. Faça bom uso de seu vovorolla hybrid e seja feliz, agora deixa os machos de verdade em paz com suas carangas, os malvadões beberrões destruidores de asfalto e secadores de bomba de gasolina.
Único problema de usar essa gasolina é que vai acumular chumbo nas velas do carro, em avião com motores lycoming é recomendado fazer a limpeza das velas a cada 25 horas de voo, se vc estiver disposto a estar efetuando essa limpeza nas velas do seu carro creio que não terá problema algum, já usei em moto carburada,nunca tive problema!
Posso usar querosene de aviação em motores dois tempos?
Isso nos veículos de hoje pois meu pai tinha um Maverick V8 e ele usava gasolina de avião nele.
Desculpe a minha ignorância, ou desligamento.
Nunca havia me dado conta, que apesar do progresso, no uso de álcool na gasolina automotiva, continuamos inalando chumbo, das emissões da aviação de pequeno porte.
Uso sempre que posso na minha bicicleta elétrica a jato não notei muita diferença, já que uso água deionizada no abastecimento.
Passei a usar ela no meu Renegade e é só progresso. O carro responde que é uma beleza. Parei de sofrer quando ia pra roça, e esse fim de semana dei um rolê top num manguezal com ele passando por cima de tudo pick trator.
Me deu vergonha de ser um humano.
Boa sorte, teu catalisador não dura uma semana
O chumbotetraetila da gasolina de aviação pode estar poluindo todos os ambientes e, consequentemente, causar a doença provocada pelo chumbo?
Na foto vemos um jato comercial em abastecimento. Motores de jato funcionam com querosene de aviação ?♂️ e não gasolina.
Boa Paulo! Motores a jato realmente usam QAV. Nada a ver com o assunto abordado.
Eu ja usei bastante, o carro ficava incrível. Mas é muito cara e difícil de comprar. Daí adquiri o Mr. Fusion e ficou ainda melhor, com a vantagem de conseguir abastecer em qualquer lixeira.
No início dos motores a álcool (1982), usei muito o querosene de aviação numa proporção de 20% com o álcool, como aditivo. Diziam que a querosene evitaria a corrosão interna das partes do motor, que não tinham o preparo de hoje para evita-la.
Olá bom dia, sou o José Luiz destro, tenho um Siena tetra fluel, e os mecânicos me disseram que se eu usar a gasolina da aviação em meu automóvel a vida útil do mesmo aumentaria.
Isso é real ou só ilusão ??
Sempre coloquei no meu Marea Turbo e só pegou fogo uma vez
Sou louco por 2T, será que daria pra usar querosene de aviação em motores dois tempos, tenho essa dúvida.
Ainda bem que o Álcool que é usado no lugar do Chumbo como anti-detonante não estraga os catalisadores e os motores Kkkkkk
O real motivo é a política do Álcool
coloca pra ver quem sabe seu carro cria asas ai você não prescisa gastar com pneus.kkkk
Não é só o problema do catalizador e da poluição maior. A gasolina com chumbo causa depósitos deste metal nos anéis, camisas, válvulas, assento das válvulas, cabeçote, velas etc. O que obrigaria a abrir o motor para limpar tudo. Imagine o custo. Aviões pequenos mudaram até para a gasolina podium no lugar da Avgas porque o próprio fabricante, bombardeiro, diz que não usar Avgas permite manutenção bem mais espaçada.
Não existe fabricante de motor Bombardeiro, e não existe maior ou menor espaçamento entre revisões, uma vez que as manutenções de aeronaves são baseadas em determinadas horas voadas, e os únicos aviões que podem voar com outro tipo de gasolina que não a de aviação são os experimentais.
É corrigindo a matéria a gasolina de aviação para aeronaves civis tem octanagem de 100, a 130 é somente para uso militar.
Tive um fusca 72 , so usava gazolina azul e velas de barco champion americana. Nunca tive problema.
Os carros daquela época (Fusca, 147, …), antes da proibição do Chumbo Tetraetila, eram projetados contando com o chumbo na composição, para protegerem certos elementos móveis. Tanto é verdade, que começaram a falhar sem o chumbo. Mas é uma mudança para melhor, pensando no legado que deixamos para nossas crianças. Chumbo só é bom pra cima da bandidagem.
Nos anos 70 usava misturar a Avgas com a péssima gasolina da época cuja octanagem era em média 72 octanas, mas hoje com gasolinas muito melhores e o etanol permitindo uma taxa de compressão elevada não se justifica sequer misturar, sem falar no preço entre 9 a 11 reais o litro.
Gasolina de aviação???
Pode sim, dsd q se veic carburado seja redimensionados gicles, Venturi e difusor de ar…
No caso de injeção remapear o modulo de injeção…
O resto é blá blá blá.
Bom Dia
O nosso etanol cheio de agua nao causa estrago nos catalizadores nao ne????
O etanol hidratado (AEHC) tem entre 95,1% e 96,0% de álcool (em volume a 20°C) e o resto é agua. Fique de olho no densímetro, obrigatório nas bombas, para não ser enganado.
Falam isso como quem ta preocupado com performance utilizasse catalisador ?
???
Boa
Bm
Isso
Meu tio comprava no pequeno aeroporto de Divinópolis e colocava uma pequena porcentagem na sua YBR125. A Moto ficava show de bola. Rodava bem e macio. Resultado após um tempo: o tanque de combustível furou de dentro para fora. Faço ideia o que deve ter acontecido nas demais peças do motor.
Depósitos de chumbo. Detonam o motore demais metais.
Gasolina de aviação não corrói tanque, água e gasolina batizada sim.
impossivel so existe essa gasolina em aeroportos!
Ja vi usar e em uma viagem de são Paulo a bh derreteu toda tubulação de combustível em um Marea turbo. Teve que trocar toda tubulação parecia que tinha pego muita temperatura a tubulação inrugou até não conseguir mais passar combustivel.
Existe sim alguns problemas no uso de avgas em carros primeiro é o valor do litro que fica em torno de R$ 7,00 segundo e mais importante e que por ter uma base de chumbo ela cria depositos desse material nas velas e nas cabeças das válvulas, nos avioes os motores tem.inspecoes a cada 50 horas só pra limpeza desses componentes.
Apreciei maior conteúdo nos comentários do que na matéria pobre em sí, todo sistema aeronáutico, por mais seja aquelas “aeronaves” esperimental que no século passado usavam até o famoso AP, mas todas c/ redundância em todo o sistema mecânico e eletrônico. Além de ser projetado pra aguentar bem mais que um veículo comum de rua. Pelo meu (leigo) conhecimento um combustível com mais “força” de explosão/queima é provável sim reduzir a vida útil do motor, entretanto, quanto?
Eu não me atreveria abastecer com combustível assim um popular dos dias atuais.
Com respeito a combustível de aviaçao:
avioes a pistao: gasolina de aviação
aviões turbo helice ou jato: querosene de aviação
Com respeito ao uso da gasolina de aviação chamada de AVGAS em veiculos:
Tem na sua base CHUMBO e não ENXOFRE entao alguns componentes irao sentir….vai existir dentro do motor uma queima ideal porem bloco manual viela válvulas terão que suportar a pressão.
Vamos ao oleo lubrificante: LUBRIFICA RESFRIA E TAMBÉM TEM A FUNÇÃO DETERGENTE FAZENDO A LIMPEZA DENTRO DO MOTOR TIPO RESTOS DA QUEIMA….nunca ouvi um especialista desses falarem da função DETERGENTE do óleo pois ela existe.
então o óleo não vai conseguir fazer a limpeza dos restos da queima da gasolina de aviação com chumbo pois ele é programado pra outro tipo de resíduos
Não sei precisar com qual km vc começaria a ter problemas. Não existe literatura a esse respeito
Para ganho de potência, pode se usar o etanol, mas o ideal é que seja um carro com motor de taxa de compressão mais alta,( priorizando o etanol com melhor eficiência ), como é o caso da nova Strada 2021 da Fiat.
No Paraguai alguns postos de combustíveis vendem a gasolina de aviação com o nome ” gasolina turbo”, tem muita gente do Mato Grosso do Sul que abastece motos, jetski e carros esportivos com ela. Eu abasteçi o meu carro pra testar, não ficou mais rápido, não ganhou potência, porém ficou bem econômico. Mas é claro que com a cotação do dólar como está, mesmo gerando economia no consumo, não vale a pena. Mas pra quem tem motor de alta performance, vale a pena.
Senhores eu trabalho no aeroporto de Gru e os aviões não usam gasolina e sim querosene.
Tem muitos aviões e helicópteros pequenos a gasolina!
Aviões a pistão utilizam gasolina.
Prezado Paulino,os jatos comerciais que operam no GRU são movidos a querosene;a matéria trata de outros tipos de aeronaves.
sou co- piloto correta sua resposta!
Aviões pequenos usam gasolina sim
Excelente observação, mas acho q a pergunta em questão é sobre a famosa gasolina AZUL…
Querosene como bem lembrado pelo amigo são para reatores
???
Somente em carros a álcool ou os Flex mais modernos pq precisam de maior taxa de compressão…
A gasolina de avião é usada nos motores mais simples e menos potentes dos avioes portanto aqueles de aviões a hélice de pequeno..porte dos anos 60,70,80,90..monomotores em sua grande maioria e alguns poucos bimotores..
Então a aviação é que polui mais que automóvel ela tem mais chumbo que por sua vez esse poluente vem de cima para baixo tô errado foi o entendi???
Isso mesmo
A nova gasolina da Petrobras vai ser a mesma da Grid,ou continua diferente?
E so tirar o catalizador e nao tera problema algum
Posso usar querosene de aviação em motores dois tempos?
Não, nem gasolina aditivada. O óleo 2t é específico para gasolina sem detergentes.
O maior problema não é a danificação do catalizador ou do carro e si o valor do imposto que o governo adora cobrar em cima do brasileiro. Esse é o problema. No máximo os impostos não deveriam passar de 7% em qualquer produto.
Concordo. Já usei gasolina de aviação na minha moto. Ela andou muito mais e não houve nenhum problema
Gasolina de aviação estraga o catalisador, seu burro!
É ainda é extremamente tóxica.
Começa a usar com frequência pra vc ver