GM avança no freio elétrico que a BMW desistiu de fazer

A implementação dos freios elétricos nos carros da General Motors começa com a tentativa de pô-los no SUV Equinox

freio eletrico portal
É possível frear mesmo sem energia (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 13/07/2022 às 20h02

A BMW tentou, há alguns, anos introduzir o freio elétrico no lugar do hidráulico. Mas tantos foram os problemas e o perigo envolvido que ela entregou os pontos.

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Quem está partindo agora para a eletrônica no sistema de freios é a General Motors, nos Estados Unidos, começando pelo SUV Equinox. Só que ela está indo bem mais com o pé no chão e substituindo apenas o sistema auxiliar de vácuo por um elétrico, mantendo o circuito hidráulico dos freios.

Com este sistema o freio não perde eficiência com o motor desligado, reduz o consumo e ainda aumenta o desempenho do automóvel.

E no caso de pane elétrica o motorista terá que pisar com mais força no pedal. Mas não fica sem os freios.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
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Roberto Henry Ebelt 14 de julho de 2022

DEAR BORIS, comenta sobre a diferença entre o POWER BRAKE americano (que extrai potência da bomba da direção hidráulica) e o freio assistido (vácuo) brasileiro.

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