GNV foi tendência promissora, mas não vale mais a pena

Quem já tem o kit GNV instalado pode seguir a vida normalmente, mas para quem pensa em instalar não é mais uma boa ideia

gnv carro portal
O valor do GNV não compensa a instalação, se comparado com o preço da gasolina (Foto: Mobiauto | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 21/10/2022 às 07h32
Atualizado em 23/10/2022 às 09h39

O GNV, gás natural veicular, era uma grande solução para quem roda muito diariamente com automóvel, principalmente os taxistas e os motoristas de aplicativos. Porque o quilômetro rodado custava mais ou menos a metade do quilômetro com gasolina ou etanol.

VEJA TAMBÉM:

Entretanto, os preços desses dois combustíveis baixaram muito e o metro cúbico do gás cresceu. Então já não vale mais a pena pagar os cerca de R$ 5.000 para instalar o equipamento do GNV. porque o metro cúbico do GNV dá pra rodar cerca de 14 km, mais do que a gasolina (10 km) e o etanol (7 km), em contas redondas.

Então pra quem já tem o GNV pode valer a pena fazer as contas. Mas para quem não tem, é melhor ficar longe do gás.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
19 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
João 1 de abril de 2023

Nunca li tanta besteira na vida, sempre tive carro com GNV 5 geração, paguei no máximo $4.000,00 em lojas autorizadas no Rio, meu carro nunca deu defeito, so fazer as manutenções corretas.

Avatar
Francisco 11 de março de 2023

Eu ouvi dizer que no início o GNV custava 20% sobre o preço da gasolina, agora custando quase igual!? Me perdoe quem defenda! NÃO VALE A PENA! É “ROUBADA”!

Avatar
Gabriel 9 de fevereiro de 2023

Agora os postos estão travando o preço do GNV a uma porcentagem fixa do preço da gasolina (geralmente 95%). Isso aconteceu com o etanol no início dos anos 2000 com a chegada dos carros flex, e agora o etanol está travado a 70% do preço da gasolina. O que eles esqueceram é que a escolha do GNV requer um investimento inicial, e a escolha entre etanol e gasolina não. Só coloco GNV no meu carro se houver uma garantia de economia de no mínimo 50%, sem rodar com mistura pobre.

Avatar
Felipe 25 de outubro de 2022

Já trabalhei em oficina e digo: o que o cara economiza abastecendo com GNV ele tem que guardar para consertar o cabeçote do carro quando torar.

Avatar
Andre 28 de outubro de 2022

Isso é uma vdd que não vejo ninguém falar, parabéns! Aconteceu comigo em 2 carros de marcas diferentes na faixa dos 200 mil km. Sou taxista (RJ) e detesto GNV. Mas na nossa profissão não ganha dinheiro senão tiver no carro.

Avatar
Gabriel 9 de fevereiro de 2023

E agora com o GNV travado a 95% do preço da gasolina, a situação está ainda pior…

Avatar
Alessandro 21 de abril de 2023

Estou com o meu parado já estourei cabeçote tmb,mas era no 3 geração o 5 nunca deu problema

Avatar
Ju 25 de outubro de 2022

GNV sempre foi furada. Se fosse bom, TODOS os carros do PLANETA sairiam com ele. Só pessoas limitadas intelectualmente acreditam que essa gambiarra é boa.

Avatar
Fernando Antônio Souza 31 de outubro de 2022

Eu tenho GNV . realmente é pra quem roda. Agora como nesse país da exploração do cidadão ,vive na corda bamba. Tudo pode acontecer e derenpente o combustível começar a subir denovo . Então o GNV é sim vantajoso.

Avatar
Chunda 22 de novembro de 2022

Limitado intelectualmente é alguém que, gratuitamente, ofende pessoas que não lhe fizeram nada! Ps.: Não tenho GNV no meu carro mas concordo totalmente com esta publicação

Avatar
Gabriel 9 de fevereiro de 2023

O problema dos sistemas de fábrica é que o cilindro é um componente que pode ceifar vidas muito facilmente se falhar, além de falhar sem dar aviso. Isso faz com que a responsabilidade da montadora seja muito grande, e por isso os carros com GNV de fábrica saem muito mais caro que um carro convencional convertido por uma oficina independente.

Avatar
Cesar 22 de outubro de 2022

Antônio Augusto deve-se atentar que esses carros adaptados perdem em valor de mercado. É uma desvalorização tão quanto carro de leilão.

Avatar
Gabriel 9 de fevereiro de 2023

E o pessoal que usa fica bravo com a desvalorização, eles querem valor de tabela por um carro todo furado, com a fiação toda mexida e o cabeçote a ponto de estourar, e quando vendem o carro com o gás instalado, ainda querem te cobrar 5 mil por um kit de má qualidade cheio de gambiarras e um cilindro com pouco tempo de validade restante.

Avatar
Antonio Augusto 22 de outubro de 2022

Henrique, ele não tinha assunto, não avaliou todas as vertentes e… deu nesse texto.

Avatar
Henrique 21 de outubro de 2022

Olha, estás a esquecer do detalhe que em alguns estados há um enorme incentivo reduzindo o valor do IPVA por exemplo. Um carro de 100 mil paga 4 mil de IPVA enquanto com GNV paga apenas 1 mil reais. E o custo de instalação de GNV varia de R$ 3.500,00 instalações mais simples à R$ 6.000,00 para os carros com injeção direta e turbo aspirados.

Avatar
Gabriel 9 de fevereiro de 2023

Um kit GNV minimamente decente para um carro com injeção direta passa facilmente dos 10 mil reais. Esse kit de 6 mil vem com um cilindro minúsculo com pouco tempo de validade sobrando, e usa um redutor de segunda geração com um emulador de bicos especial para bicos de injeção direta, uma gambiarra terrivel. Se o carro for turbo, tem que rodar com mistura rica, desperdiçando gás para não danificar o motor.

Avatar
Henrique 9 de fevereiro de 2023

Olá Gabriel! Eu entendo que você esteja por fora do mercado, um cilindro novo de 60 litros ou 15m³ como chamam por aí está entre 2,5 a 3 mil reais. um redutor de 2ª / 3ª geração são kits aspirados, onde a diferença de pressão é responsável por aspirar o gás para o motor, incompatível com injeção direta, o valor de 6 mil reais me refiro a um kit de primeira linha com equipamento italiano ou equivalente (Landirenzo, OMVL, Tury, todos 1ª linha) com redutor + bicos injetores, regulados por um módulo que lê as informações do veículo. Para um carro turbo aí sim é provável que gaste os 10 mil reais e nesses casos sim não é muito recomendável.

Avatar
yuri 21 de outubro de 2022

Eu repassei uma incrível e imaculada Kia Mohave 4.6 V8, uma raridade, e o cara aplicou um GambiarraNV, ou seja, virou ferro velho.

Avatar
Gabriel 9 de fevereiro de 2023

Esses carros importados somente a gasolina sofrem bastante com o GNV, mesmo se o kit e a instalação forem excelentes. Os assentos e guias de válvulas não são preparados para a agressão que o GNV causa. Por ser um V8, aposto que colocaram um kit de terceira geração no carro.

Avatar
Deixe um comentário