‘Hill Holder’ é mesmo uma novidade tecnológica?

Hill Holder, sistema de assistência na arrancada do carro em morros, é uma grande novidade tecnológica ou já existe há décadas?

carro subindo morro hill holder
Em morros como este, o Hill Holder ajuda na arrancada do carro (Foto: reprodução | Internet)
Por Boris Feldman
Publicado em 14/12/2020 às 07h30

Ouvinte pergunta o que é isso anunciado como sistema de assistência à partida na subida em alguns carros mais modernos e sofisticados. E que vem no botãozinho ‘Hill Holder’. Ora, o sistema faz o que está escrito em inglês: hill holder quer dizer “segurar no morro”.

Ou seja se o carro vem subindo uma ladeira e tem que parar, enquanto o motorista tira o pé do freio para acelerar na hora de arrancar novamente, esse sistema evita aqueles perigosos metros que o carro ande de marcha ré com risco de bater em alguém atrás.

O sistema hill holder é anunciado como novidade trazidas pela eletrônica, mas foi inventado na década 1940 num carro americano chamado Studebaker. O sistema era, é claro, mecânico e se chamava freio de rampa ou hill brake.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mauro Carvalho 14 de dezembro de 2020

Caro Boris,
nos idos 1958, meu pai tinha um Studbacker Commander 1951, motor Rocket de 8 cilindros em V, apelidado Torpedo por sua grade do motor parecida com essa arma da WWII.
Realmente tinha esse dispo
sitivo de saida em ladeira mas o nome usado era “Freio Montanha”.
Me emocionei ao você se referir a esse carro onde aprendi a dirigir…
Abraço

Avatar
Deixe um comentário