Conhece a história do escorpião da Abarth?

A marca dos modelos mais envenenados da Fiat teve seu início com o austríaco Carlo Abarth nos anos 1960, na própria Itália

logo abarth lataria portal
Tem até astrologia no meio (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
Publicado em 03/01/2023 às 07h32

De onde vem a marca Abarth e o logotipo do escorpião que caracteriza os esportivos da Fiat? Vêm de um austríaco chamado Carlo Abarth.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

O apaixonado e piloto de motos e carros se mudou para Itália, tornou-se cidadão italiano e mudou o nome de Karl para Carlo. E o escorpião é o seu signo zodíaco.

Além de preparador de esportivos, ele construiu uma fábrica, a Cisitalia, que produziu um modelo tão famoso que está exposto hoje no MoMa – Museu de Arte de Nova Iorque.

Em 1971, a Fiat comprou sua fábrica e a marca, para ter exclusividade do escorpião em seus modelos. E a fábrica de Betim decidiu no ano passado investir na marca. O senhor Carlo Abarth voltou então para a Áustria e continuou aplicando seu veneno até falecer em 1979.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário