Hyundai 1.6: morte anunciada…
O novo motor 1.0 turbo da Hyundai passará a impulsionar o Creta e também o HB20. O que deve indicar o fim da vida dos antigos motores 1.6
O novo motor 1.0 turbo da Hyundai passará a impulsionar o Creta e também o HB20. O que deve indicar o fim da vida dos antigos motores 1.6
A Hyundai acabou de lançar uma nova geração do Creta. Uma das alterações foi na motorização: ao invés dos motores 1.6 e 2.0, ela passou para um 1.0 de três cilindros, turbinado e manteve o 2.0. O motor 1.6 vai equipar apenas a antiga geração, enquanto for produzida.
– 1.0 aspirado com 75 cv (gasolina) ou 80 cv (etanol).
– 1.0 turbinado de 120 cv com gasolina ou etanol.
VEJA TAMBÉM:
E o HB20 com motor 1.6?
A opção 1.6 será mantida apenas na versão fantasiada de aventureira, o HB20X. Ou seja, um motor em fim de linha…
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Mal negócio para o consumidor que vai ter que pagar mais para ter esses carros sem saber o que vão ter que enfrentar lá na frente às montadoras não sabe o que fazem para poder encarecer seus veículos.
Esse 3 cilindros 1.0 turbo pode ser mais eficiente que o 1.6, mas tenho minhas dúvidas quanto:
1. durabilidade é igual?
2. manutenção corretiva, em caso de superaquecimento vou perder o bloco do motor se ele empenar e não poder dar um passe, vou poder trocar as bronzinas quando elas estiverem gastas?
3. se a turbina, os bicos injetores de injeção direta ou a bomba de alta quebrar quanto será?
Em resumo, essas questões com certeza não serão problema da maioria dos primeiros donos, pois logo que acaba a garantia ou ates disso eles compram outro carro 0 km com medo de dar manutenção ou b.o..
Daqui uns 10 anos a gente ver ver se esses motores 3 cilindros turbo são de fato melhores que os 4 cilindros 1.6.
Quando esses carros ficarem mais rodados, a tendência é que fiquem caros de reparar, principalmente a turbina, bicos da injeção direta e bomba.
Boa tarde Carlos! Agente fica comentando cada um vai querer falar bem do seu carro.
Mais nos todos Brasileiros estamos na mesma, só ficamos pagando muito por esses carros, que num contesto geral ficamos com o resto dos outros países.
Um pena esse motor 1.6 aspirado é muito forte e tem um consumo aceitável! Eles conseguiram acabar com toda beleza do HB20 e agora estão fazendo a mesma coisa com a Creta. Vão cobrar um valor absurdo em um carro básico sem nada de extraordinário e com uma moyorização ridícula.
Não sou profeta mais a Hyundai já era!
Agora chegou a vez da Chery!!!
Com certeza, aqui em Campinas só existem 9 especialistas em motor turbo, ou seja pifou, dançou se. A Hyundai está ficando a igual às outras: querem vender o que interessa para eles e não para o consumidor
Estou comprando um Creta Action 2021 2022 1.6, não quero me arriscar com o turbo, a manutenção do turbo é mais cara e meu mecânico me desaconselhou a comprar o turbo o cabeçote é descartável, segundo ele.
Carro 3 cilindros é um negócio muito bonito na teoria. Jornalista elogia muito pq pega ele novinho e dá 2 ou 3 voltas no pátio da montadora e devolve.
Agora vai lá, compra a bucha pra vc e fica com ela até passar dos 80-100 mil km. Vibra tudo, não faz nem pra ficar trocando coxin. Foi meu primeiro e último.
Eu também sempre achei que esses motores tricilíndricos são bons somente quando novos. Quando passa uma certa quilometragem eles vibram demais e nem a troca dos coxins resolve por completo. Ameniza, mas não resolve, pois sempre haverá desequilíbrio de forças dentro do motor. O arcaico motor família I da GM prova que é possível ter bons motores com consumo contido de combustível. O mais racional, a meu ver, seria desenvolverem motores de 4 cilindros de alumínio para redução do peso e injeção direta e aspiração natura e, adoção de turbo para versões superiores.
Na Alemanha segundo o artigo abaixo os carros com 9 anos de uso tem incentivo fiscal para serem trocados por 0 km e viram sucata. Então será que esses motores 3 cilindros são projetados para durar no máximo 10 anos?
Vi um vídeo no Youtube que se for trocar pistões de um motor desses se deve fazer o balanceamento dinâmico do conjunto virabrequim, pistões e bielas, será que a maioria dos mecânicos sabe disso? Pois caso contrário o motor perde o balanceamento e pode desintegrar em uma determinada rotação ou desgastar prematuramente ou tirar o conforto devido ao excesso de vibração ou quebrar coxins precocemente.
Fonte:
Artigo: Estamos testemunhando o início do fim da era do antigomobilismo?
Autor: Alexander Gromow
Site: Autoentusiastas
Tá difícil acompanhar a evolução tecnológica.
Meu cretta 1,6 tem 06 meses e estão dizendo que o carro já está ultrapassado. Kkkkkkk.
Sem contar os novos carros elétricos no mercado.
Ei estava pensando em pegar um 1.6 oque vc me fala desse carro ?
posso falar pq tenho um… mecanicamente é confiável e não fica devendo nada pra esses 1.0 turbo 3 cilindros, que pra mim é só mais uma modinha q vai custar caro, futuramente, ora quem comprar
Fuja de motor 1.0 3 cilindros, a não ser que vc fique pouco tempo com o carro e compre ele 0km.
Então temos plobrema com o nosso creta só fãs 6 km na cidade e 9 na estrada no etanol , 13 km e sonho
Irão tirar um motor excelente tanto no consumo qto na durabilidade e de manutenção barata !!! E colocarão no lugar um motor 1.0 turbo de injeção direta de combustível, quem comprar mal sabe o qto gastará para manter um motorzinho desse, isso andando pianinho pois se socar o pé prepara o bolso !!!
Pior é saber que o novo 1.0 do creta quase bebe igual ao do 1.6 beberrão.
Tenho um Creta 2022 1.6, pelo contrário ele não é beberrão não, você está enganado, pra mim excelente carro e um excelente motor
Tenho um Creta 2018 é o pulse plus 1,6 estou muito satisfeita, para mim foi uma excelente compra. O maior custo benefício ????
Tenho um creta 1.6 bebe muito sim .faz 6 km na cidade e 7 na estrada . Está com 12.000 km e já quero trocar por um tracker
Bom dia, tenho um 1.6 vejo com tristeza a morte deste motor no Creta agora aos dois anos tenho a certeza, que o mercado automóveis não ve a tendência do seu público e
sim o lado financeiro, perde com isso um veículo no qual certamente segurou a montadora no país na pandemia e teria no mínimo mas um ano de muita vendas já que o novo não deve mesmo impacto.
Concordo em não tirar o motor 1.6, e também não gostei da mudança do modelo do Creta, pois muita gente quer adquirir mas desistiu, quando viu o novo.Queria um Creta 2022 mas não do modelo novo vou mudar minha escolha!!!!?
Vai em paz motor beberrão do além… não vai deixar saudades…
Não é um dos piores motores,mais de baixa manutenção!
Tive o HB20S agora tenho o Creta 1.6 automático que faz 13 km com 1 litro carregado na estrada.
Para poder falar que é beberrão?se tiver um Corolla que faz 17km vazio na estrada.
Amigo faz os cálculos no lápis, verás que o consumo é ruim, por que esse computador de bordo da Hyundai é muito ”generoso” nas médias. Isso vale para o 1.0 também, que sem dúvidas está no podium do maior beberrão do país na categoria 1 Litro aspirado. Abraço.
Tive um HBS 1.6 tenho um Creta 1.6 automático que faz 13 km na estrada carregado totalmente, não é dos piores!
Se a peça que fica atrás do volante não sabe conduzir o carro, então não adianta nem carro elétrico Kkkkk.
Acha 13 grande coisa? Faço 17km/l na estrada com meu onix 1.0 turbo, ar ligado direto e serra, saí desse 1.6 pq ele é beberão sim! Fala aí quanto faz no trânsito intenso?
Não dá para comparar um Onix com um SUV.
Rapaz tou pra ver um motor beberrão igual a esse 1.6 do creta e hb20 Deus mim livre.
Pq não? Onix tem 1130kg e a “suv” creta tem no máximo 1350, adimitam, gamma é um bom motor mas MUITO ineficiente. Tive 2 hb20 automáticos e com o mesmo estilo de condução e treixo não passava muito de 12 não.
Até o eTorq 1.8 16v que tem significativamente mais potencia, consigo também médias de 13Km por litro na gasolina comum na estrada, e na vPower consigo 14km, e olhe que o Linea tem o mesmo peso do Creta amigo, se andar na maciota com vPower consigo até 15.5 na estrada, num motor que responde bem quando precisa. ABraço
Concordo tenho uma Creta 1,6 smart automática faço 14km na estrada com gasolina grid da ypiranga andando entre 120 a 150 só manter a acerelacao