Ingenuidade: afirmar que não precisa do ESC…
O Controle Eletrônico de Estabilidade é um do importante item de segurança do veículo, e há quem afirme que ele não é necessário. Que erro!
O Controle Eletrônico de Estabilidade é um do importante item de segurança do veículo, e há quem afirme que ele não é necessário. Que erro!
Por quê o utilitário esportivo (SUV) é mais perigoso que os outros automóveis? Não seria “conversa para boi dormir”? Negativo. Quanto mais elevado o veículo, mais alto também seu centro de gravidade. E mais provável de tombar ou capotar.
Não é por eu não gostar de SUVs: é por um elementar princípio da física, e por isso a importância de um SUV ter o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), considerado o mais importante dispositivo de segurança depois dos cintos.
O Controle Eletrônico de Estabilidade já está presente na maioria dos SUV’s zero km, mas exige atenção ao se comprar um usado. É muito ingênuo o motorista que diz, “eu não preciso disso, porque não corro.” Pura tolice e irresponsabilidade!
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Quem tem certeza de que, mesmo devagar e numa reta, não vai se deparar com um pedestre ou animal cruzando a pista? E quem é capaz de desviar do obstáculo sem uma brusca manobra ao volante? Pois esta é uma das principais situações em que o ESC controla o carro e evita um grave acidente!
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Tenho um ELANTRA. Como saber se o ESC está ligado ou não?
Consulte o manual do proprietário. Próximo! XD
Aí é que está o problema. O manual não diz nada. E não ficamos sabendo se quando aparece o emblema aceso no painel é porque já está ativado ou porque não. Agora, apertando ou não o botão seletor, continua aceso sem alteração alguma
Piadas à parte Helio pelo que vc descreve, creio que há algum problema com o seu sistema. Por padrão, quando acionamos determinados recursos uma luz acende indicando atividade e, quando apagada, é quando está desativado. Se a luz indicadora permanece acesa independente da ação, eu sugiro procurar a assistência da concessionária para passar o scanner e verificar uma possível avaria no sistema e reparo deste
Brasileiro e suas brasileirisses!
“Ain, para que sinto”
“Ain para que airbag”
“Ain, para controle de tração e estabilidade”
Até ontem os carros no Brasil eram todos “carroças” agora melhorou e , claro, aumentou o preço e a culpa é das melhorias?
Parei de dar pérolas aos poucos, não adianta.
O problema do carro tupiniquim são as perfumarias: sensor crepuscular, sensor de chuva, park assist, telinha multimídia cheia de frescura entre outras coisas que só servem pra encarecer ainda mais o carro
Não, meu caro amigo Fernando B, a culpa é dos altos impostos cobrados nesse País. Concordo que tem perfumarias que são totalmente desnecessárias. Existem alguns modelos que tem umas que, mesmo o proprietário ficando anos com o veículo, não sabe que tem e nem para que serve.Citroën é um exemplo disso. São carros muito bons, muito tecnológicos, mas tem coisa ali estupidamente desnecessária. Honda é outra. Eu lembro do lançamento do Honda Accord SW, onde o mesmo tem sensor de chuva. Uma gota d’água no vidro e já aciona o limpador… pra quê??? 1 mísera gota!!! Sensor crepuscular, depende do modelo. Meu falecido sogro teve um Kia Magentis que tinha acendimento automático dos faróis, que não deixa de ser um sensor crepuscular, só que não havia nenhum tipo de sensor que detectasse o escurecer. O sensor era baseado no horário de pôr do sol “padrão”, ou seja 18:00. Se estivesse setado para acendimento auto, e desse 18:00 no relógio do veículo, ele ligava. Só que a configuração do relógio, obviamente, era manual. Então podia ser 13:00, se você colocasse o relógio como 18:00, ele acendia.
Então é isso, tecnologias e “tecnologias” desnecessárias, concordo que encarece um pouco o modelo, mas os impostos pesam mais que tudo, fora a legislação para segurança automotiva que, apesar de pesada e exigente, o que ajuda a encarecer, é um mal necessário