Película dos vidros ganha nova regra

Uso inadequado de películas para filtrar raios solares compromete a visibilidade e coloca motoristas, passageiros e pedestres em risco

INSULFILM LEI COMO COLOCAR
Ideia básica desse produto é filtrar os raios solares e diminuir o calor dentro do carro (Foto: Freepik | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 26/07/2024 às 07h02
Atualizado em 26/07/2024 às 09h08

Você está sabendo que já saiu uma nova decisão do Contran para regulamentar as películas adesivas, aquelas chamadas de insulfilm, que são aplicadas nos vidros dos automóveis?

VEJA TAMBÉM:

A ideia básica desse produto é filtrar os raios solares e diminuir o calor dentro do carro. Porém, ela foi desvirtuada e o pessoal adquiriu o costume de colocar um insulfilm em cima do outro, para que ninguém do lado de fora veja nada dentro do carro.

Com isso, pode acontecer, até mesmo, do motorista também perder a visibilidade externa. A nova ordem estabelecida pelo Contran para essa bagunça é: as películas no para-brisa e vidros laterais dianteiros devem ter pelo menos 70% de transmitância luminosa.

Já nos vidros laterais traseiros não existe limite. No traseiro também não há restrição, desde que o automóvel tenha o espelho retrovisor externo do lado direito.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
25 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Matheus jorge 28 de julho de 2024

Tenho visto e sofrido com frequência gente fazendo bizarrice no trânsito. Tipo do nada motorista me fechando, daí vai ver os vidros todo no g5. Simplesmente o cara não me vê.
Muitos querem lacrar o carro, mas não são todos que estão com capacidade de dirigir assim. Limita muito.

Avatar
Fabrício 27 de julho de 2024

Muito especialista falando m*ed@ e acha que só no Brasil tem essas regras. Única diferença é que no Brasil ninguém fiscaliza isso, principalmente os caminhoneiros que fazem o que querem nos caminhões deles e não acontece nada

Avatar
Alzir Oliveira 27 de julho de 2024

Película muito escura, além de atrapalhar a visibilidade, pode ser uma faca de dois gumes, ou seja pode ser atrativa para os bandidos, pois se escondem nelas em rolês. Quanto as lâmpadas de led, precisam ser adaptadas a construção do farol, que são fabricados com focos apropriados, senão causarão ofuscamento.

Avatar
Breno 27 de julho de 2024

Matéria mais antiga que meu passado… Sempre uso G5 nos vidros laterais e traseiro e no parabrisa, G20.

Avatar
PAULO RICARDO DE CARVALHO SARACELLI 27 de julho de 2024

Não consigo entender qual é dessa galera que lacra o carro no G5 e tem uns que colocam duplo como disse na matéria, o meu carro tem nano carbono 70% na frente e nos vidros laterais e traseiros e de dia tu não vê absolutamente nada dentro do carro. Esse pessoal quer arrumar problema mesmo…

Avatar
Eu 26 de julho de 2024

A fiscalização tem que ser pra todos, né? Polícia, por exemplo, filma o carro todo e qdo é parado, deixam passar por conta da camaradagem

Avatar
Arthur 26 de julho de 2024

Tanto nos faróis, como nas películas, cada um deveria agir como quiser. As estradas estão um porcaria, pessoas dirigindo carros sem capacidade para tal , os faróis de dia não tem necessidade . Há pessoas que não deveriam nem pegar em carros em certos tipos de carro q fazem M , não estão preocupados com sua vida e sim só em ganhar mais dinheiro. Cada um tem que fazer suas escolhas e arcar com elas.

Avatar
Lourinaldo 27 de julho de 2024

Querem proibir um simples plástico no vidro do carro mas liberaram a maconha …. oque está acontecendo com as pessoas no mínimo algum distúrbio ou sei lá… maconha pode né. ? Plástico no vidro da propriedade do cidadao não kkkkkk

Avatar
Aroldo 27 de julho de 2024

Me desculpe discordar. Farol de dia faz muita diferença em estradas de pista simples ainda mais quando tem longas retas como no Triângulo Mineiro. Quando você está de l9nge vendo um carro no sentido contrário, sem os faróis vo e demora alguns segundos pra saber se o carro está vindo ou indo e com os faróis ligados voce identifica logo de cara.
Películas escuras demais atrapalham a visibilidade e devem sim ser proibidas. Justamente porque nossas estradas são uma porcaria é que precisamos ter ótima visibilidade acima de tudo!

Avatar
Joao 27 de julho de 2024

Kkkk se vc não sabe se o carro tá indo ou vindo de longe, recomendo trocar de óculos kkkkkkkk. O primeiro comentário tá certinho vc que tem que trocar de óculos kkkkkkkkkjkkkk

Avatar
Maria das Gracas Rodrigues Silva 26 de julho de 2024

O qual é proibido, nem pode deixar no mercado.
Vai que vende Coelho por lebre e quem paga por isso é quem colocou.

Avatar
Antônio 26 de julho de 2024

Meu vidro traseiro está com bolha, dar multa?

Avatar
Addonexus 30 de julho de 2024

Sim

Avatar
David keller 26 de julho de 2024

Bla blá blá na matéria e nos comentários.

Avatar
Alessandro 26 de julho de 2024

Se a regra é do contran tem que se aplicar a todos. Pq carro de deputado, presidente, senador, polícia pode?
Esses podem colocar em risco o restante da população andando com vidros escuros?

Avatar
Gioson 26 de julho de 2024

A matéria só está equivocada no quesito de limites de transmitância luminosa pra as laterais e vidro traseiro,onde o limite é de 28%,e não sem limites.

Avatar
Igor 26 de julho de 2024

A materia está correta , a nova legislação é justamente essa da matéria.

Avatar
Rogério 30 de julho de 2024

Eu , acho que o insulfilm deveria ser liberado sim mantendo o parabrisa dianteiro com prioridade de boa trasmitancia e material de boa qualidade como Nano Carbono ou cerâmica que te proporcionar uma visibilidade muito boa.
O povo tem que se consentir em abaixar os vidros e acender a luz interna do veículos qnd tiver uma blitz ou viatura na via.
Da mesmo formar que são obedientes qnd entrar na comunidade onde existem grupos paramilitares ou traficantes, assim iria facilitar o trabalho da polícia a identificação dos usuários que está dentro dos veículos podendo ter uma abordagem mais segura e tranquila para todos

Avatar
Alfredo blazius 26 de julho de 2024

Não sei onde vamos para com tanta roubalheira na questão….
Ninguém coibe essas essas regras imposta por meia dúzia de pessoa pra tirar dinheiro do povo…fui multado porque durante o dia estava com uma lanterna apagada que tinha acabado de queimar.:aí pergunto não era mais fácil me advertir antes de multar já que tinha a possibilidade de ter acabado de queimar …mais não; era mais fácil multar!

Avatar
Araújo 27 de julho de 2024

Mas você pode solicitar a alteração de multa pecuniária para administrativa. Isso se faz até no app da CNH digital. E nunca se esqueça, quem lhe multa, não é o agente de trânsito, é o órgão regulador. Não cabe ao agente a discricionalidade. Ele simplesmente informa a constatação da infração, e você pode fazer os recursos legais

Avatar
Alfredo blazius 30 de julho de 2024

Não Araújo ,não e verdade isso,e uma indústria de multas sem fim,..sabemos que não vale apena recorrer até porque se recorrer a uma multa encerra se o prazo de pagar com desconto e temos que pagar integral,,a questão não e essa e sim porque notificar e não aplicar como advertência nesse caso ,,,estavam multando após uma curva seguido de uma reta com binóculos e celular na pura covardia mesmo a questão são as leis mal elaboradas e agentes sendo pressionando a multar ,,e nós temos que engolir sempre independente de qual governo seja…sem dúvida é o dinheiro falando mais alto .pra que tirar pontos se estão cobrando valores,,,ou seja multa dobrada .

Avatar
Paulo 26 de julho de 2024

Isso é só encher linguiça,eles deveriam se preocupar com coisas mais importantes, até porque isso para mim,me como maneira de faturamento,e de não preocupação, películas cada deveria usar do seu jeito e pronto.

Avatar
Georges 26 de julho de 2024

Não é só isso não. Uma película extremamente escura dificulta e muito o motorista observar o que acontece ao seu redor especialmente se está dirigindo à noite. Tem inclusive cristão que coloca película G5 até no parabrisa. Aí é pedir para a policia o parar.

Avatar
Ronaldo Stringer 26 de julho de 2024

Só blá, blá, blá…

Avatar
Andre Brugger 26 de julho de 2024

Não adianta mudar legislação se não há fiscalização intensa! Tá só no papel! E pior, só vão pegar aqueles que não têm condições de arcar com o prejuízo, como sempre!

Avatar
Deixe um comentário