IPI por tamanho do motor nunca fez sentido

Tributação de automóveis com base no tamanho do motor foi um remendo para facilitar acesso ao carro popular que não existe mais

TRIBUTO TAXA IPI TAMANHO MOTOR
Hoje, carros 1.0 contam com turbo e injeção direta, fazendo com que seus motores cheguem a 130 cv (Foto: AdobeStock | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 08/10/2024 às 18h00

Até hoje, o governo brasileiro não corrigiu uma distorção na classificação tributária dos automóveis desde a década de 1990. Foi nessa época que se estabeleceu uma redução do imposto IPI para o carro com motor de um litro, o famoso 1.0.

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Isso foi feito com o objetivo de baratear o custo dos modelos chamados populares. No entanto, os motores que naquela época rendiam de 50 a 60 cv foram sendo desenvolvidos tecnologicamente.

Dessa forma, hoje muitos desses carros contam com turbo e injeção direta, fazendo com que seus motores 1.0 cheguem a 130 cv , que , além dos populares, equipam também modelos luxuosos. Imagina-se que o novo regime tributário corrija essa distorção que nada contribui para o bolso do consumidor brasileiro.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

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