Montadora japonesa: ‘Carro elétrico será inviável’

Segundo o presidente da Mazda, a direção que a tecnologia está tomando não vai suprir as necessidades do consumidor de grande escala

mazda logo shutterstock 2108958707
Os elétricos estão ficando muito pesados para os bolsos dos clientes (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 28/02/2023 às 18h02

O presidente da marca japonesa Mazda, que aliás já esteve e depois sumiu no nosso mercado, fez recentemente uma afirmação muito interessante numa entrevista coletiva.

Lhe perguntaram sobre o tema, mais do que atual, o carro elétrico, e o que ele acha dele. E a sua resposta foi dissonante do que dizem os executivos de todas as marcas de automóveis mundo afora.

O que ele disse foi que do jeito que está caminhando o carro elétrico, ele se tornará inviável, pois a resposta das fábricas a demanda crescente do mercado por maior autonomia (alcance em quilômetros) torna o elétrico cada vez mais pesado, mais caro, o deixando inacessível para uma grande maioria dos consumidores. E eu acho que ele está coberto de razão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Miguel de Souza Ramiro 1 de março de 2023

Vivemos em um universo de empresários capitalistas com visão no consumismo, por isso carro elétrico é inviável, afinal além de NÃO termos poluição sonora e de gases, o desgastes das peças atinge um nível baixo e de pouca manutenção, portanto p eles não interessa.

Avatar
nando cunha 1 de março de 2023

Kkkkkkk, ,Rehn claro que, os grandes vão se apegar a essa piada de baterias kkkkkkk isso eh pra continuar a ganhar os tubos em cima de nós os ovários kkkkkkk bom eu vou esperar mais um pouco e esperar as baterias menores com mais capacidades e aí ver um kitempo ok e adotar meu 6 CCB kkkkkk mas dar dias dias pra essa tropa de bandidos assaltantes deixa pra ovários consumistas kkkkkkk onde uma Ferrari leva o besta meu 6 CCB também leva kkkkkkk abuso a tese. , nando cunha

Avatar
Guizzardi 1 de março de 2023

Todo tecnologia precisa de demanda para que as empresas invistam dinheiro em desenvolvimento e pesquisa. Se não tivermos o carro elétrico nunca teremos a demanda para tal inovação tecnologica em baterias e consequentemente nunca teremos uma bateria viável. A indústria automotiva sempre utilizou de tecnologias prontas de outras indústrias e só a utiliza ou quando vence a patente ou se tornam muita baratas.

Avatar
André Santos 1 de março de 2023

Sabiam que produzir carro elétrico polue muito mais do que o mesmo carro a combustão?

Avatar
Gilson xavier 2 de março de 2023

Acho interessante, as pessoas postarem sobre o carro elétrico, visando a questão ambiental… não conheci ninguém que comprou um carro por questão ambiental… sempre foi por status, economia, bem estar…

Avatar
Giovani Kucma 1 de março de 2023

Carro elétrico no Brasil não faz sentido. A energia é muita cara e os veículos com valores que só classe média alta terá acesso. Faz a conta de quanto precisa usar um carro elétrico para valer a pena caso fosse a gasolina. Onde colocarão as baterias descartadas? Temos o etanol, que polui menos, com uma frota pronta para usar. Precisa apenas de uma polìtica de preços correta para que funcione essa indústria.

Avatar
Victor Hugo PC 28 de fevereiro de 2023

O Ford modelo T fazia 5km/l e tinha um tanque de 35 litros.
De que autonomia estão falando?? Não ia longe mas claro era rápido pra encher o tanque. Em viagens longas as pessoas precisam descansar. Enquanto descansam se o carro recarregar o suficiente para trafegar até a próxima parada para descanso. Já alcançou autonomia suficiente…

Avatar
Almeida 28 de fevereiro de 2023

A solução é desabitar o planeta a terra isso é fato!!! O planeta está caminhando para isso incondicionalmente!!! Pronto e falei!!!

Avatar
Lafayette 28 de fevereiro de 2023

O carro elétrico é interessante para a indústria pois tem 3000 peças a menos que o equivalente a combustão

Avatar
Marco Moreira 3 de março de 2023

Com certeza. Sem contar que um carro eletrico convertie 80% de sua energia em movimento. Contra 35% da combustão. As baterias que eram pesadissimas em 2008 estão melhorando a cada ano. Cada vez mais resistentes, baratas só o peso não tá legal. A reciclagem vai existir.

Avatar
Deixe um comentário