Jovem não pensa duas vezes em ‘trair’ com chinesas

Estudo mostra que motoristas mais velhos são mais fiéis (às marcas) que os mais jovens, que não vêm problema em trocar de fabricante

Homem mais velho colocando um cartão no bolso da camisa, onde esta escrito cliente fiel.
'Falta de fidelidade' é um dos principais motivos para o crescimento das montadoras chinesas. (Fotomontagem: Gabriel Fernandes | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 27/08/2025 às 07h00

Foi realizada no mercado brasileiro uma interessante pesquisa a respeito de fidelidade. Mais especificamente em relação à marca do automóvel e montadoras.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

O resultado é que os donos de automóveis mais idosos tendem a ser muito mais fiéis às marcas. Um bom exemplo é a Toyota, os proprietários mais idosos não a deixam.

Por outro lado, os mais jovens são os que mais manifestam sintomas de traição e mudam rapidinho de marca, o que explica a grande quantidade de automóveis de montadoras chineses, com marcas das quais nem se ouvia falar há cerca de cinco anos.

E pelo contrário, muitas delas eram ironizadas como o xing ling. Mas agora os condutores abandonaram Volkswagen, Ford, Chevrolet e Fiat e rodam hoje de BYD, GWM, GAC, Caoa Chery e até a Omoda & Jaecoo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 27 de agosto de 2025

Isso é natural! Pessoas dos 40 em diante têm mais convivência com marcas e modelos, e “caminharam muito” até chegar à uma marca que lhes passe mais confiança.
Os mais jovens ainda estão na fase de ir conhecendo e experimentando, pra só mais adiante ter uma preferência mais estabelecida com base na própria experiência.

Avatar
Deixe um comentário