“Auditoria” do LatinNCAP: critérios estapafúrdios
LatinNCAP utilizou critérios confusos no crash test do Fiat Argo. Por isso, hatch ganhou nota 0 em segurança. Entenda essa história
LatinNCAP utilizou critérios confusos no crash test do Fiat Argo. Por isso, hatch ganhou nota 0 em segurança. Entenda essa história
É indiscutível a importância do LatinNCAP, uma entidade uruguaia que avalia a segurança, a proteção aos ocupantes de um automóvel através dos testes de impacto, os crash tests.
Quanto mais ela exigir das fábricas, melhor, porém dentro de certos critérios. Entre os resultados discutíveis, e até inaceitáveis do LatinNCAP, foi atribuído recentemente nota zero no segundo teste feito com o Fiat Argo.
Ora, um segundo teste é elogiável para verificar se a fábrica continua mantendo os padrões anteriores do primeiro teste, em 2019. Quando ele foi aprovado. Mas o que não tem cabimento algum é o LatinNCAP aplicar um segundo teste adotando, entretanto, um protocolo mais rigoroso estabelecido pelos uruguaios depois da primeira avaliação.
É óbvio que o Argo, como qualquer outro modelo mais antigo, seria reprovado. Se se trata de uma auditoria, que seja com o mesmo protocolo anterior. Porém, se o Fiat Argo já tinha sido testado, porque os uruguaios não testaram agora os recém-lançados Fiat Pulse ou Jeep Commander?
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O que o LatinNCAP quer provar ao testar o mesmo carro pela segunda vez com um protocolo mais rigoroso? Continuo tentando entender estes estapafúrdios critérios.
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Acho que o teste latinncap tem que ser rigoroso mesmo, e devia ser levado em consideração na hora da avaliação pelos jornalistas do setor automotivo, segurança é item importante na escolha de um automóvel.
Estapafurdio é reclamar a vida inteira da baixa qualidade e baixa segurança dos produtos da indústria nacional e se queixar de rigor na avaliação do Ncap. Tem que ter rigor mesmo, a questão aí é fabricante insistir em empurrar carros inseguros a preço de ouro.
Acho bom testar o Gol, Voyage, Saveiro, Pulse,Strada, Toro, Compass, Tracker… Todos sob o MESMO protocolo… Agora, convenhamos… É inacreditável um carro sem controle de tração e estabilidade, sem pelo menos 4 Air bags (lateral com proteção de cabeça)… Não dá né?!
O Latin NCap também deveria avaliar os governos, ou seja, verificar se as entidades governamentais melhoraram suas regulamentações em relação a segurança. Alguma espécie de ranking dos países latino americanos. Não tem jeito, as montadoras sempre vão se proteger atrás das regulamentações locais, vão dizes que seus veículos atendem às leis brasileiras e etc.
Ô Boris, deixa o mensageiro vivo!
Se esse carro teve nota zero é simplesmente porque é inseguro, considerando os protocolos atuais e não os anteriores, e pelo o que sei nós vivemos em 2021/2022, não é?
Sinceramente, você teria coragem de colocar sua família dentro de um desses e viajar de São Paulo à Fortaleza? Eu não teria!!!!
Perfeito o que este orgão faz, que é de alguma forma, forçar as empresas a construírem carros melhores, até porque se estes carros fossem avaliados em mercados europeus ou no mercado americano, a grande maioria teria nota zero. Então o que se vc no Brasil é uma redução de custos em todos sentidos que vai da segurança do veiculo, acabamento sofrível, e depenação ao máximo de projetos muitas vezes feitos lá fora sempre superiores aos que estão aqui e depois vendidos por valores estratosféricos. Outro detalhe e que entre uma avaliação e outra houve um hiato de 2 anos, tempo suficiente da indústria corrigir o erro, caso contrario até quando vamos pagar com automóveis carissímos mas andarmos em verdadeiras carroças?
O Latin Ncap empurra a indústria pra frente pra evolução.Carros com escore zero e uma estrela simplesmente não evoluíram, isto é, projetos defasados jogados no mercado do salve se quem puder. Sem o Latin Ncap e sem a evolução dos protocolos ainda teriamos projetos dos anos 2000 saindo das fabricas na AL. Acompanho o trabalho do Latin desde o início, o GovBR só evoluiu depois de empurrado pelos uruguaios. Parabéns a Engenharia da VW que vem num gradiente acompanhando a evolução dos protocolos ao longo dos anos, enquanto às demais só tenho a lamentar e esperar que respeitem a vida de seus clientes com atualizações e novos projetos exatamente iguais ao do mercado europeu e japonês.
Concordo que o Ncap empurra a indústria automobilística pra frente, exigindo mais segurança nos veículos. mas o que não pode acontecer (e essa já é a segunda vez) é ela testar um mesmo modelo apenas 2 anos depois do outro, sem este ter passado por melhorias e sem dar tempo às montadoras de se adequarem aos novos protocolos.
Peguemos como exemplo a avaliação de uma Tracker em JAN/21 com os protocolos X e Y e, em DEZ/21 fazer o mesmo teste na mesma Tracker com os protocolos X, Y e Z. O veículo não mudou (e nem teve tempo para) mas os protocolos sim. A matéria informa que o Argo foi testado em 2019 com os protocolos X e Y e agora em 2021 com protocolos X,Y e Z. Óbvio que ele vai ter queda na avaliação
Acho que a LNcap deveria informar que, a partir do mês A do ano B os protocolos de crash test serão X, Y e Z, e as montadoras têm 4 anos para se adequarem a esses novos protocolos. E depois desses 4 anos, aí sim testar o novo modelo já dentro daquilo exigido.
O nome correto dessa instituição deveria ser LatrinaNcap.
Parece-me que usam de critérios cuja intenção é colocar em dúvida alguns dos excelentes carros da Fiat. Estranho, muito estranho!
Bem, obviamente não existe lógica nesse padrão de se testar o mesmo modelo com parâmetros muito mais rígidos, um país onde à tradição automobilística é próxima do zero, causa estranheza a nós serem sempre levados tão à sério pela imprensa especializada e não especializada. A de se perguntar também se as leis Uruguaias em relação à segurança dos automóveis são tanto ou maior que as aplicadas aqui, pelo que sei, todos os modelos reprovados está em conformidade com nossas exigências legais.
Eu vejo nas rodovias paulistas muitos hipócritas que tem carro 5 estrelas em segurança e saem dizendo isso para os amigos e vizinhos, mas anda feito suicida a 200 km/h costurando todo mundo e inclusive ultrapassando pelo acostamento.
* andam
Verdade e muita vezes forçando ultrapassagem em estradas de 3 pistas cheias, como se quisessem um tapete vermelho para seu caminho
Exatamente!
Quem preza por ter um carro 5 estrelas em segurança devia aplicar a direção defensiva que apreendemos na auto escola… ou seja, manter distância segura do carro a frente e não ultrapassar o limite de velocidade regulamentado.
É o mesmo comportamento que vejo nos meus camaradas das motos…. ABS, controle de tração, suspensão auto ajustável são excelentes incrementos para pilotagem e segurança, mas não adiantam de nada se o motorista é um completo babaca imprudente.
E porque que desde 2009 a LatinNCap não testa o vw gol que tirou zero na época? É sabido de longa data que a vw frauda dados emissões de poluição etc e tá na cara que suborna o LatinNCap.. Duvido que o vw Up tem nota 5 no teste, duvido..