Lei do farol: motoristas insistem nela
Manter os faróis acesos nas estradas, durante o dia, só é obrigatório em rodovias de pista simples com a mudança mais recente da lei
Manter os faróis acesos nas estradas, durante o dia, só é obrigatório em rodovias de pista simples com a mudança mais recente da lei
Eu uso quase diariamente uma estrada com duas pistas, três faixas em cada uma. Quando transito lá, percebo que curiosamente a maioria dos automóveis ainda passa com faróis ligados.
VEJA TAMBÉM:
Essa exigência passou a existir no passado, mas deixou de existir também num passado mais próximo, no ano de 2020. Essa obrigatoriedade dos faróis acesos mesmo durante o dia só existe atualmente nas estradas de uma única pista.
Mesmo assim, essa exigência da Lei do Farol só vale para os automóveis que não possuem a luz do tipo DRL, (Daytime Running Light), que são as luzes de rodagem diurna. Esse sistema evita que o motorista tenha que ligar os faróis baixos durante o dia.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Para mim, eles só querem que você se acostume a andar de farol apagado na cidade, para você se esquecer e tomar multa a hora que pegar uma rodovia. Deveriam sim, se não é para segurança, obrigar em qualquer estrada o uso do farol ligado.
Tem é que proibir as as luzes de LED!! Faróis, sirenes, faróis de milha, sejam de ônibus, sejam de carros oficiais, motos e até bicicletas! Tem faróis tão potentes que mesmo durante a manhã eles incomodam a vista!! Total absurdo!!! Tinham que proibir isto há muito tempo!!!
Tá chato hein? Não tem assunto e resolve dar uma opinião dessas? Para informação, o tal farol aceso até mesmo dentro da cidade, ajuda a evitar acidentes. Que tal fazer uma matéria melhor e dizer sobre o tal farol que não é aceso durante a noite? Isso sim é falta de responsabilidade, coloca vidas em risco e não vejo uma reportagem pois o negócio novo é implicar com o que está quieto.
Além de não ser mais exigido, ao andar com eles, acesos durante o dia, ainda serve para os agentes multarem se tiver algum queimado, agira as motocicletas, mesmo estando dentro da mesma regra, os agentes multam sim, roubo, e essa interpretação errada da lei, levou os fabricantes ao erro, muitas não tem a chave para desligar, o que leva a queimar a lâmpada com frequência
Até porque com a luz acesa há mais segurança em manobras e trocas de faixa.
A quantidade de analfabeto funcional nesses comentários é absurda. Pouquíssimos conseguiram entender o que foi escrito na coluna.
Ando com os faróis ligados há anos, inclusive na cidade. É uma questão de segurança.
No inicio que era para andar com os faróis acesos rfui abordada e recebi uma multa por esquecer de acender
Agr foi receber por ñ apagar kkkk Eita brasil maravilhoso kkkk
Fica em paz, você não será autuada por andar com os faróis acessos.
Bem, matéria nada imparcial. Teve um tom de como se uso de férias baixos atrapalhasse a visão ou, quem usa parecesse burro e não soubesse que mudou. Sou motorista e o fato é simples. Se ainda há estradas que necessitam de usar o farol, por que vou correr o risco de deixar desligado e entrar na via obrigatória e acabar não ligando?. Houve uma vez, estava com o carro da empresa com aquela luz diurna. Andei semanas. Quando peguei o modelo que não tinha, passei pela rodovia obrigatória e advinha? Só chegou a multa. Motocicletas passam rasgando e eu prefiro que metam farol no meu retrovisor, preciso ver o que vem. Carros estão cada vez mais silenciosos, precisam mostrar que estão ali. Imagina um elétrico com farol desligado? Fora os nó cego que andam com o farol desligado a noite toda e nem percebem. Isso é totalmente inseguro. Bem. O autor conseguiu, gerou engajamento da matéria pelo lado negativo. O correto seria o uso dos faróis baixos sempre. O correto seria fiscalização pesada em cima dos ceguetas que metem super branco da shopee no carro, dos tontos que andam pela estrada com farol alto. Isso é errado, mas faróis baixos regulados, não tem problema algum. Se a pessoa se incomodar com farol baixo, repito, devidamente regulado, o problema está na pessoa e talvez precise usar uma correção ocular.
Qual o motivo de andar com os faróis ligados cada um anda como quiser se não for proibido quem é contra são os que não ligavam quando era obrigado.
Ahh pronto VCS aqui não sabe nem dirigir e da Seta e querem palpitar sobre farol….. farol durante o dia não precisa deixar ligado, só pista simples idiotas foi imbecil do Bolsonaro que derrubou a lei, segue o tonto do Bolsonaro senão ele (Bolsonaro) mais deserdar VCS imbecis
Sou profissional do volante e informo a vc que matéria tem que ser imparcial, e que a questão do farol ligado é questão de ver e ser visto. Cada cor de veículo faz um efeito na visão diferente sobe o asfalto !!!
Então aconselho vc a pesquisar além de dar numa Matéria sua opinião própria !!!
Concordo! Carros com tom cinza para preto, em especial, ficam quase “invisíveis” no retrovisor, pois se confundem com a cor do asfalto. Eu continuo usando farol baixo em qualquer situação. Quando não uso, já observei que sou mais fechado e/ou desrespeitado por outros motoristas.
Correcao: aloizio de barros Souza.
Concordo com o alívio de Barros, certissomo.
Não acho necessário ligar farol de dia , uma lei idiota .
o pior são as lâmpadas de LED que já saem de fábrica dos carros atrapalha quem tá nó sentido ao contrário e vc passa a não enxergar direito e se vc for colocar no seu carro pode gerar multa por não ser de fábrica, resumo e uma bagunça da porra!
Sou à favor do farol aceso durante o dia. Circulo muito em estradas de pista simples, mal traçadas e o uso do farol dá sim uma visão muito grande do veículo. Com relação às lâmpadas atuais que já saem de fábricas concordo plenamente com você. Absurdo total. Penso que quem projeta esses faróis nas montadoras, deve ter sérios problemas de visão e não enxergam nada à noite, por isso colocam essas lâmpadas fortíssimas. Só esquecem que ferram quem vem em sentido contrário. Viva o bom e velho farol de lâmpada normais com seu alto e baixo. Não precisa dessa parafernália de luzes que só ferram a vida de quem vive na estrada e custam um absurdo na hora da troca.
Pode parecer desnecessário, mas aumenta muito a visibilidade no retrovisor, você pode reparar que de longe vc já percebe a aproximação.
Eu acendo sempre. Luz baixa não tem como atrapalhar. Acendo até dentro da cidade. Aumentou muito a segurança. E tem mais. O farol é meu eu acendo na luz baixa a hora que quiser. Não tem lei quem proíba andar com farol aceso em luz baixa.
Em contrapartida,reparo que a grande maioria dos motoristas,utilizam de noite,os faròis altos e em simultânio os faróis de neblina mesmo sem haver neblina,provocando com isso,encandeamento.Consequentemente aumenta o risco de acidentes.É uma falta de civismo na estrada impressionante.
Acho melhor deixar ligado porque o motorista não vai tá se atentando onde é pra deixar ligado ou desligado , na dúvida e pra evitar a fadiga deixa ligado .
Não vejo nada de negativo em manter sempre os faróis baixos ligados seja onde for, pois o intuito dessa atitude é fazer com que os veículos tenham maior visibilidade nas vias sejam elas urbanas ou rodoviárias compondo e somando a normas de segurança viária…portanto como dizia um velho sábio…o que abunda não prejudica…
Concordo plenamente.
Concordo. Carros cor cinza, chumbo e preto precisam estar com faróis baixos acesos em vias simples. Pq aumenta e muito a visibilidade desses nas vias. Desde que eu comecei a dirigir em rodovias a 27 anos atrás q uso os faróis acesos. Não sei pq essa resistência besta. Melhora e muito até mesmo que tá ultrapassando de longe e quem vem atrás. Quem não usa é tolo…
Sem contar o risco de esquecer de lugar e ganhar uma multa, será que no recurso, o esqueci de acender, vai valer?
As vezes chego a pensar que a intenção é realmente essa, a multa por esquecimento.
Pra que tanta interferência e determinação de regras pelo estado?! Cada um que faça como quiser sem precisar determinar leis!
Quer andar com farol aceso ou apagado, cada um escolhe o que quiser! Da mesma forma usar cinto de segurança, capacete, colocar Insulfilm; o carro é seu, a vida é sua! Enquanto não estiver prejudicando o próximo, cada um faça como quiser! Chega do estado ficar determinando tudo que podemos ou não fazer…
E a dinheirama que o estado gasta com pronto atendimento a pessoas feridas em acidentes, que muitas vezes seriam algumas escoriações leves se a pessoa estivesse dirigindo dentro da lei? E o dinheiro que o estado irá gastar com eventuais aposentadorias e afastamentos em caso de acidentes graves, inclusive com invalidez permanente em alguns casos? Dizer que cada um deveria ser livre para andar do jeito que quer é fácil.
Embora eu não concordei na totalidade com o Leandro, eu acho que essa dinheirama, já está paga compulsoriamente…lembre-se que , que, só de imposto de renda é 1/4 do salário que é sugado do nosso bolso…
Peraí companheiro, o estado gasta?!?! O kramba! Quem paga essa conta somos nós através do pagamento dos milhões de tributos! Estado tem obrigação de arcar com os custos quaisquer sejam relacionados à saúde da população! Mas como são incompetentes em gerir em nosso dinheiro, talvez pq a parte deles esteja ficando cada vez maior, tenta nos regular e minimizar os custos do que é seu dever!
Me poupe camarada, quem quer cada vez mais regras e controle do estado sabemos muito bem quem é!
E que eu tenha direito de andar pelado, sem cinto e com uma melância no capô desde que isso continue não oferecendo riscos a terceiros!
Negativo.Se o sistema de saúde e previdenciário fossem privados eu concordaria com você.Em casos de acidentes nem sempre as vitimas são fatais e acabam utilizando o sistema público de saúde gastando recursos altissimos com UTI e depois recuperaçao,alem disso depois se aposentam por invalidez e tudo isso eu e você pagamos pelos irresponsáveis.Enquanto for tudo público e INSS o estado precisa intervir
Exatamente, é público e eu, você e todos os demais já pagamos por isso! O mínimo que devemos receber é o cuidado do estado direta ou indiretamente! Errado é o estado gastar com vagabundo tipo aquele que rouba um carro e racha ele num poste e depois é levado a emergência e ainda tem prioridade de atendimento sobre um cidadão de bem!
Onde deve haver intervenção, eles não enterveem! Os faróis brancos e altos à noite.
Não é bem assim. Quanto mais acidente mais vítimas, mas o estado consome dinheiro para tratar essas pessoas em hospitais públicos. Sim porque o primeiro momento você vai para o hospital público. Gasta-se muito dinheiro com saúde por causa de acidente de trânsito. Então o Estado tem que sim que obrigar a usar dispositivo de segurança. Tem sim que mudar excesso de velocidade. Tem sim que fazer com que as pessoas entendam que a saúde pública gasta muito dinheiro com “acidentes” de trânsito. Não foi acidente, foi muitas vezes em competência de quem dirigia.
Se a pessoa assumidamente colocou em risco sua vida, se expôs de alguma forma infringindo leis, que o estado trate e depois cobre a conta judicialmente de cada um.
Não pode é ficar o tempo todo impondo normas e regras que cerceiam as suas vontades e direitos. E volto a dizer, não ofereceu risco a terceiro, a vida é sua, o risco é seu! Causou prejuízo ao estado? Ele que cobre depois!
Además ainda tem a questão, o que você acha que é errado eu acho certo e vice versa… e aí, quem tem a razão?
Utilizar os faróis, mm durante o dia, aumenta a visibilidade do veículo, incrementando a segurança.
Eu uso farol ligado 100% do tempo desde q a Europa adotou a recomendação dos faróis acesos. É uma questqo de visibilidade e segurança.
Só patei recentemente pq meu carro hoje conta com DRL.
Tentando ser crítico e construtivo. A matéria foi superficial, não procurou entender o motivo das pessoas ainda usarem o farol. Teria potencial para informar muito,as ficou apenas na constatação do autor.
Seja mais profundo nos assuntos,
…”desde q a Europa adotou a recomendação dos faróis acesos”…
Esse foi o msm erro quando da implantação inicial da lei que exigia o uso indiscriminado dos faróis…comparar um país tropical, com alta incidência solar durante o ano todo com um continente que neva muito durante o ano, situação esta em que se faz necessário para distinguir melhor nesta condição. Afirmar que o sol também atrapalharia seria um exagero, pois nas poucas vezes que ele realmente atrapalha, farol nenhum ajudaria considerando o já excesso de luminosidade (até acho que atrapalha…).
Mais um absurdo com intenção do governo meter a mão no bolso do povo, um país com sol abundante, se a pessoa não enxerga o carro imagina ver o farol. Admito naqueles países europeus onde o clima é bem adverso, aqui é somente para o ladrão poder roubar mais ainda de nós.
Mas quem falou em multar quem quer andar com os faróis acesos? A matéria não fala nada sobre isso…
Se o motorista não enxerga um carro durante o dia com farol desligado, ele não pode dirigir. Essa lei num país tropical é pra tirar dinheiro do cidadão. A maioria anda de faróis acesos, pq na incerteza de onde pode ou não, ele garante q não vai tomar uma multa e perder pontos na sua carteira.
Sim a matéria não fala isso, óbvio. O assunto é: porque discutir isso se, mesmo não sendo obrigatório os faróis acesos onde não é mais obrigatório, qual o problema de se usar os faróis acesos em qualquer via? Nenhum! Apenas foi falado de forma irônica, que num país como o nosso, não é de se admirar que amanhã ou depois possam ser criada multa, para quem usar os faróis onde não é obrigatório. Do Brasil, terra da arrecadação de impostos e multas, espero tudo. Apenas isso.
Cara, o que tem o governo com essa matéria??? A Terra não é plana,cara.
Cara, quem não percebe que é só para arrecadar mais dinheiro e gastar com viagens e usos indevidos como é feito atualmente…
Não tô te entendendo amigo Gustavo. A lei mudou e NÃO EXIGE mais os faróis ligados o tempo todo em todas as rodovias. Se fosse para arrecadar mais a lei continuaria exigindo pois contaria com mais infratores.
A lei continua exigindo farol ligado na grande maioria das rodovias como exemplo pistas simples e a multa é salgada sim, para que ligar farol num pais onde o clima é quente e com sol na maioria do ano? Só para sobrecarregar parte elétrica do carro, e o governo encher os cofres e pior usar de forma indevida como faz este atual. Se a pessoa não enxerga um carro em dia de sol, tem mais que ir usar óculos ou devolver a CNH.
Quem acha que o farol do carro que vem em sentido contrário não ajuda a vê-lo, à distância, mesmo com sol forte, não tem experiência dirigindo em estrada. Claro que dá pra ver os outros carros, com ou sem farol, mas aqueles que estão com farol aceso (ou têm DRL) são avistado a uma distância muito maior.
E atrapalham a uma distância maior também… O que tem de faróis desregulados (diria a maioria) e/ou com lâmpadas inadequadas (xenon e led’s irregulares), que também já devem ser a maioria em circulação, não é brincadeira. Além do mais, como já foi dito aqui, com a visão em ordem seria absolutamente normal enxergar os veículos em sentido contrário dadas as condições do nosso país.
PS: Apenas para constar, tenho milhões de km’s rodados em rodovias, vias urbanas e autódromo.
Então quer dizer que 100% das pessoas,.mesmo a maioria renovando a CNH de 5 em 5 anos, atestam que a visão está perfeita pra ver um carro preto em pista simples ultrapassando outro a 1 km de distância? Vai estudar, Gustavo e para de passar vergonha com seu terraplanismo
(Vou colocar meu nome completo aqui porque vocês estão xingando tudo o que é Gustavo por aí e não sei quais xingamentos são pra mim ou não)
Então, em uma estada de mão dupla (pista simples), em uma reta, no plano, em um dia de sol. Um carro preto, cinza escuro, chumbo… que venha em sentido contrário, vai ser visto a uma distância maior se estiver com os faróis acesos. Claro que ele continua sendo visível – eu não disse que não dá para ver. Só disse que ele é avistado a uma distância maior se estiver com os faróis acesos. Só isso. Então, penso que é mais seguro. No trânsito, quanto antes virmos as coisas, melhor.
Sobre faróis desregulados, é claro que incomodam, mas só quando não tem sol. À luz do sol, não incomodam, já que a luz solar é muito mais intensa que qualquer farol.
Que matéria ridícula e desnecessária. A grande maioria sabe que a lei mudou. Mas e se a pessoa quer manter o farol ligado, qual o problema? Eu mesmo circulo por trechos em que troco de rodovia umas duas ou três vezes alternando entre pista simples e duplicada, então sou obrigado a ficar acendendo e apagando farol toda hora?
Farol acesso desperta outro tipo de atenção. E é muito mais perceptível ver o carro em movimento. Deveria sim continuar obrigatório em qualquer lugar. País atrasado mesmo
Com certeza! Como o negócio é arrecadar, não duvido que façam isso.
Mas quem falou em multar quem quer andar com os faróis acesos? A matéria não fala nada sobre isso…
É que as leis mudam tanto que as pessoas se confundem se pode ou não, então já trafegam com elas acesas direto. Eu já trafegava com os faróis aceso mesmo antes de leite alguma.
Eu mantenho os faróis ligados em qualquer lugar. Entrei no carro, ligo imediatamente. Qual o problema? O farol é meu e minha segurança também. Que assunto chato.
Concordo contigo, mas tenha em mente que o veículo consome mais por isso, afinal são 10 A a mais sobre o alternador que é arrastado pelo motor. Mas eu também tenho está pratica. Noto que sou mais visto, seja o ambiente que for, logo tomo menos fechadas e os riscos diminuem, o custo vale a segurança
Muitos sabem da lei amigo ,porem a grande parte instalaram dispositivos para que os mesmos acendao quando veículo entrar funcionamento, outra coisa muitos trafegam por rodovias duplas mas tbm simples e podem esquecer de ligar ,e tbm é mais seguro e por último o carro não é seu wle trafega do jeito q ele bem entender farol apagado doc atrasado pneus ruins.
Este site está cansativo e insuportável por tantas besteiras que escreve. Agora quer regrar o motorista? Eu conheço a lei, assim como a grande maioria dos motoristas, mas eu opto em usar o farol durante o dia por uma razão de segurança, para ser melhor visto por pedestres e pelo carro da frente que percebe melhor a minha aproximação me dando passagem. Amigo, que tal se aposentar e ficar mais com a netinha?
Por rodar em maiores velocidades, dividindo a pista com veículos dos mais diversos tipos e tamanhos, me acostumei a acender o farol nas rodovias por opção nesmo
Porém as vezes esqueço de ligar, e só vou lembrar em plena viagem. Ao menos não há o risco de tomar multa por isso.
Mas muitos de nós, por OPÇÃO de sermos melhores vistos, queremos andar com os faróis acesos! Algum problema nisso?
Evita-se atropelamentos. Em Ruas Estreitas, sem calçada, com crianças e idosos andando no meio delas manter os faróis acessos é uma boa. Dirijo sempre com eles acesos.
Pois é… O cara está incomodado pela população ter optado por ter mais segurança. Diversos países desenvolvidos aplicam com sucesso leis para o uso de faróis o tempo todo. Impressionante, deve ser falta de assunto para escrever.
Na estrada eu uso, mais por medo de ser multado do que ser visto, se uma pessoa não consegue ver um carro vindo imagina um farol
Exatamente. Agora vão também multar que acende os faróis onde não é exigido? Só falta.
Não da ideia se isso cai no ouvido ou tela deles na hora vão fazer isso para aumentar a arrecadação!
Verdade, só faltava isso.
Viajei ano passado para Goiás e levei uma multa por não estar com o farol aceso. Uma vergonha, durante o dia , com o sol de rachar côco . Indústria da multa.