Líquido do radiador: quando trocar?
Devo confiar quando o frentista do posto fala que está na hora de completar o líquido para o radiador? Explico aqui quando completá-lo.
Devo confiar quando o frentista do posto fala que está na hora de completar o líquido para o radiador? Explico aqui quando completá-lo.
Frentista no posto, em geral, nos atende com muita gentileza e eficiência. Mas tem alguns que são chegados numa PI-CA-RE-TA-GEM! Então, enquanto o tanque está abastecendo no automático, abrem o capô e começam a verificar os fluidos, os níveis.
Entre as desonestidades, a mais recente é a do líquido de arrefecimento, que se verifica no reservatório transparente de expansão do radiador. Ele deve ser substituído, em geral, a cada dois anos – confira no manual.
Mas o que não falta é a criatividade desses frentistas para sugerir sua troca desnecessária! Às vezes, porque o nível está baixo e neste caso bastaria completá-lo. Mas já teve um mais cara de pau que disse: “vamos trocá-lo, porque o cheiro dele não está nada bom!”. Pode?
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Bom dia! tenho uma dúvida! fiquei bastante tempo colocando água no reservatório porque o radiador tava furado e vazava bastante água, então parei de por aditivo . Me falaram que agora não posso mais por aditivo somente água, é verdade isso? obrigada, aguardo retorno e agradeço pela gentileza de responder.
Hyundai ( creta/hbs) problema( fabrica diz que não; e sim normal !!! ) tem liquido arrefecimento abaixando(ou baixando ) nível. Pesquisando na web encontramos
muitas reclamações ,onde a fabrica alega a perda de garantia devido uso de produto(aditivo liquido) não original . Mesmo em casos de vazamento em viagem(uso de agua em emergência).!!!!! Sempre como causa vazamento da peça ” NUCLEO DO EVAPORADOR ou NUCLEO DO AQUECEDOR ” . Professor Boris, gosto de seus vídeos ; por gentileza poderia informar sobre? Tem muitos casos na web , li até informação (não de fabrica) que imagino fake “o radiador do Creta ( pelo menos ate o ano 2021) não é selado. Usa um liquido de alta temperatura de evaporação ( algum tipo de Glicol) e isto faz com que ele não trabalhe pressurizado”. muito grato
No anexo da foto, está foto que não e para deixar o frentista completar nada além do combustível, isso e uma tremenda ignorância e também preconceito com uma classe que faz cursos regularmente para melhor atender o cliente, picaretas ,sim existem assim como em qualquer outra classe , muitas vezes o frentista salva o cliente de prejuízos enormes , porque muitos não sabem nem que tem que ser trocado o óleo do motor ,chega. No posto com óleo vencido a milhares de km e com nível tão baixo que nem apresenta na vareta de verificação, tem motorista que só sabe andar com o veículo até ele parar no meio da rua , então subjulgar uma classe inteira por causa de alguns picaretas e no mínimo ignorância e estupidez, poderia dizer que a pessoa que descreveu isto e um picareta por passar informações subjulgadas erroneamente.
A explicação que faltou foi que os fluidos devem ser verificados com o motor do carro frio, principalmente o óleo, medir no posto não é certo, alem do preço do produto nos postos chegar a ser 3X o valor de mercado, os niveis podem estar baixo porque o óleo está no motor e não no carter, por exemplo. O aditivo de radiador errado também causa danos ao motor, um anticorrosivo num motor com corrosão pode forçar a liberação de particulas no motor que pode chegar a fundir o motor. Concordo com a matéria.
Perfeito seu comentário!
Esses aditivos devem ser trocados de acordo com o fabricante recomenda, não esquecendo de verificar a composição do aditivo sempre contendo mónoetilenoglicol para países frios e a base de polímero para rodar em países mais quentes tropical
Posso misturar aditivo de fabricantes diferentes do original de um veículo.nao da uma reação química me ajude por favor.
Nao pode
A mistura de gualguer aditivo da reação química ocasionando a corrosão é erosao