Lobby não permite reduzir etanol na gasolina

Governo sofreu pressão política dos produtores de álcool para que não fosse reduzido a porcentagem dele na gasolina

bomba de etanaol sobre plantação de cana Ilustração: Ernani Abrahão | AutoPapop
Por pressão de produtores do álcool, porcentagem do etanol na gasolina não foi reduzido (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 01/06/2021 às 07h30

O etanol hidratado está faltando no mercado e com um preço muito elevado, em função da entressafra, entre as colheitas da cana-de-açúcar. Para amenizar o problema, a Federação dos Combustíveis, que representa os postos e distribuidoras sugeriu ao governo reduzir o etanol acrescentado à gasolina do percentual de 27% para 18%.

Com essa redução, sobraria um grande volume do etanol hidratado nas bombas. Os produtores de álcool imediatamente pressionaram o governo a não acatar sugestão argumentando que dentro de algumas semanas volta a colheita da nova safra, regularizando o abastecimento do etanol.

VEJA TAMBÉM:

Sem explicar como resolver agora o problema e ainda se valendo hipocritamente do argumento ecológico para condenar o pedido dos postos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
69 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
yuri 1 de fevereiro de 2022

São uns **********, qual o benefício de tanto álcool na gasolina além de pagar a faculdade dos filhos dessa gente? Essa ********* de gasolina estraga qualquer tipo de carro, está mais que comprovado mundialmente o acúmulo de resíduos.

Avatar
MARCOS A 16 de setembro de 2021

Nos países vizinhos também tem cerca de 10% de etanol na gasolina. O preço da gasolina será sempre o balizador do preço do etanol. Carro flex trouxe esse equilíbrio dos cerca de 70% do preço ao mercado.

Avatar
yuri 1 de fevereiro de 2022

Mais uma gambiarra do governo no mercado, o correto seria ter várias opções de acordo com o gosto do consumidor. E10, E25, E85, E100, no fim, como o ETANOL é CARO e INÚTIL, todo mundo ia no E10.

Avatar
silvio José Valentim 18 de julho de 2021

Essa mistura de 27% de etanol na gasolina pra mim é uma enganação.se o carro roda com os dois combustíveis.as chances de falsificação são bem maiores.

Avatar
Maurício 3 de julho de 2022

Governo frouxo, se querem vender gás. A preço de dólar que a gás. Seja pura. Tira álcool da gasolina

Avatar
Paulo r 15 de junho de 2021

O que complica e que exageram no quantidade de alcoo anidro na gasolina e faz nossos veículos consumirem mais combustível.Esse nosso país e uma maravilha para meia dúzia em detrimento de milhões de consumidores!

Avatar
Marcel marques santos oliveira 2 de junho de 2021

Por isso que o país tá ferrado,esses FDP só olham os interesses deles,povo que se ferre, deveria reduzir p 0% a mistura e pedir perdão por ferrar os veículos do povo brasileiro, vergonha ceder a lobby, chantagem,etc… mais povo menos política,fora acionistas, respeito ao povo brasileiro… menos imposto já!

Avatar
Fernando B 3 de junho de 2021

Outro que escreve sem embasamento. Se a gasolina for pura, TODOS os motores tupiniquins darão problema. TODOS. A questão não é ter álcool na gasolina, a questão é ter 27%. O correto seria ter, no máximo, 20%. O álcool é importante para evitar a pré-detonação (batida de pino)

Avatar
Outro que escreve sem embasamento Fernando B, você 9 de setembro de 2021

Se álcool fosse tão importante quanto você diz, nos EUA não teria combustível puro ou com o mínimo de álcool. Sim, aqui somos enganados com gasolina alcoolizada. E nos enfiaram goela a abaixo os carros flex que queimam qualquer mistura favorecendo assim produtores usineiros e por fim a petrobrás e seus investidores que lucram com exportação. Enfim meia duzia dos mais iguais que os outros se dão bem enquanto pagamos caro, seja no álcool, seja na gasolina.

Avatar
Fernando Bonetti 6 de novembro de 2021

E com 20% já esta ótimo! Pq temos que manter 27%(Máximo) num período que esta faltando produto? Usineiros produzindo açúcar, fazendo com que toda a cadeia encareça! Deveríamos esta utilizando hoje 18%(Mínimo) de etanol na mistura, essa diferença começaria a sobrar etanol e açúcar fazendo com que o preço começasse a cair! Mas não querem, só sabem jogar a culpa nos outros!

Avatar
yuri 1 de fevereiro de 2022

O correto seria um parecer internacional das fábricas considerando os veículos importados, por exemplo, um Honda Accord nos EUA vem escrito para não usar gasolina acima de 10% de mistura.

Avatar
cabeca 14 de maio de 2022

o gado falao que o governo quer, quando vc paga 1 litro de gasolina vc so leva 900 ml de gasolina, 1vl de alcool equivale a 70 porcento de um litro de gasolina, se a gasolina tem quase 30 porcento de alcool isso equivale a uma perda de quase 10 porcento por litro de gasolina. a gasolina brasileira ja e de alta octanagem nao dando problema de batida de pino.

Avatar
Maurício 2 de junho de 2021

O Boris está gagá
O impacto ambiental é real e não hipócrita

Avatar
JURANDY BERNARDO 1 de junho de 2021

Desde da época do FHC que os produtores de álcool chantageia o governo federal quando o preço do açúcar tá em alta no exterior que eles deixa de fábricar álcool pra fazer açúcar

Avatar
Vanderlei 1 de junho de 2021

É sempre assim, nós consumidores que pagamos impostos não podemos oipninar e temos que aceitar sempre

Avatar
Rafael 1 de junho de 2021

Mas se o etanol que está misturado em 27% na gasolina comum é o Etanol anidro, como é essa história que vai sobrar muito etanol Hidratado nas bombas?
Me explica melhor isso?

Avatar
Fábio Colla de Andrade 2 de junho de 2021

Molhar o álcool… acrescentar 7% de água ao anidro

Avatar
yuri 1 de fevereiro de 2022

Essa ********** de etanol só existe devido a um a canetada do governo, ninguém iria colocar essa porcaria no tanque se as coisas fossem corretas.

Avatar
Deneval Ferreira Mendes 1 de junho de 2021

O consumidor que sempre parte que aceitar todo que empresário e governo impõe, sem vai defender o interesse dos grandes…

Avatar
Janio Pereira 1 de junho de 2021

O brasileiro tem memória curta, os produtores de etanol nos anos 70 foram beneficiados pelo pró álcool tudo financiado pelo governo e com promessa de combustível barato na crise do petróleo, deram o calote no governo não pagaram nada do financiamento e hoje só tem benefícios como esse da misturar 27% na gasolina e nós consumidor que ficamos com o prejuízo como sempre.

Avatar
Renato Nicolau Dutra 1 de junho de 2021

Isso é uma vergonha produtores de etanol são desalmado com quem compra ó ano inteiro

Avatar
Anderson da Silva Vanderlei 1 de junho de 2021

Gente o que esperar da classe de usineiros,verdadeiros mercenários sempre nas crises só pensam no próprio umbigo,e com amplo acesso a política só há favorecimento pra eles,claro a população bancando e recebendo respostas sem nexo é só felicidades.

Avatar
CARLOS 1 de junho de 2021

Entressafra em junho ???

Avatar
CARLOS 1 de junho de 2021

Que entressafra?? Estamos em plena safra, cada desculpa que se escuta…..

Avatar
Paulo Afonso Barreto 1 de junho de 2021

Tudo culpa da maçonaria do Diabo, e do povo que é burro e acredita nesse sistema satânico do Diabo, o povo está recebendo o que merece chicote maçônico no lombo.

Avatar
Vinicius Aulicino 1 de junho de 2021

O etanol é um enganação, o único motivo pelo qual ele é mais barato que a gasolina é porque ele é altamente subsidiado, por exemplo a gasolina paga 6% de ICMS e 3% PIS/COFINS, o etanol 1,5% de ICMS e 0,8% PIS/COFINS, eu sabia o etanol é era subsidiado, mas não tanto, eu descobri isso em um posto onde tinha uma tabela com os impostos sobre o combustíveis, inclusive o valor da gasolina na refinaria no dia 22/3 era 2,92 o do etanol 2,77 mas o mais absurdo é que os impostos não são cobrados sobre esse valor, mas sim 4,86 (G), e esse valor é fixo para todas as gasolinas ou seja você paga os mesmos impostos abastecendo com comum e podium e 3,50 (E).

Avatar
Luis 1 de junho de 2021

O Brasileiro tá lascado !!!! HA 30 anos caindo no conto do vigario.

Avatar
Amilton Ribeiro 1 de junho de 2021

na minha opiniao, teria que tirar todo percentual de etanol da gasolina afim de que almentasse a competitividade entre álcool e gasolina e quem seria beneficiado seria o consumidor…
pois o preço e alto pela falta de concorrentes no mercado, todos os países que tem duas ou mais produtores os preços são mais acessível

Avatar
Marcos Antônio 1 de junho de 2021

Esse nosso governo é um mole, quem manda no Brasil é o plenário(deputados e senadores). Eu compro gato por livre, onde já se viu ter esse tanto de álcool na gasolina só no Brasil acontece isso. No nosso vizinho Paraguai Argentina gasolina é gasolina e mais barato que aqui. Já q o Brasil gosta de imitar os outros países em tudo,podia imitar na gasolina tbem.

Avatar
Stanley Valente 1 de junho de 2021

Sempre o consumidor é que se ferrar, o Governo encabrestado pela ganância dos Usineiros.

Avatar
Paulo Cezar dos santos 1 de junho de 2021

Baixa o nível das barragens, toma aumento na luz
Sobe o dólar, toma aumento na gasolina.
Atrasam a colheita da cana( ou preferem fazer açúcar), toma aumento no etanol
Assim é fácil, a máfia nunca perde.empressrios mau carater+políticos Incomoetentes da nisso. Sempre o povo se ferrando e pagando a conta.

Avatar
Adalmi de oliveira Gomes 1 de junho de 2021

No meu ponto de vista gasolina com álcool ou seja o etanol como mudaram o nome do álcool p veículos e um combustível adulterado estou pagando gasolina e sendo enganado levando uma porcentagem de álcool que seria um crime se um cidadão comum fizesse está prática

Avatar
Celso Luís Machado Da Costa 1 de junho de 2021

Isso é troca de favor político! Sempre foi assim, desde a época da monarquia, porque o arroz tá caro? Porque o nosso café sempre foi caro? Porque o trigo tá caro? O governo brasileiro não tá nem aí para o seu povo! Falam tanto em criar imposto, aumentar tributação, mas nunca pensaram em isentar a cesta básica, a conta da luz, a conta da água e o gás de cozinha, itens básicos da tradicional família brasileira.

Avatar
Edilon 1 de junho de 2021

Esta faltando o governo também exigir dia produtores a redução no preço da cana de açúcar e baratear o preço do litro de álcool e gasolina, afinal quem tem que dar as regras somos nós consumidores que compramos o combustível.

Avatar
ANDERSON 1 de junho de 2021

Essa máfia dos combustível deveriam ser presos,primeiro que o etanol é produzido aqui,segundo que esse combustível alternativo não poderia ultrapassar os 2,60,e essa conversa de colheita eu não engulo,pq vcs sempre tem justificativa para essa safadeza com os brasileiros,logo,logo os carros vão andar com outros tipo de energia e vcs não vão poder fazer nada para nós assaltar!!!

Avatar
Marcos Nozario 1 de junho de 2021

Eu já tenho uma resposta para tudo isto vendi meu carro e ando de bicicleta ?? quero ver ser enganado nas bombas sofrer com combustível adulterado

Avatar
Ugo Diniz 1 de junho de 2021

Máfia dos produtores, quando o mercado está ruim, são os primeiros a pedir ajuda do governo. De outro lado, um governo fraco que está na mão de um alguns setores. Nada em prol da sociedade.

Avatar
Jaderson Oliveira 1 de junho de 2021

O Brasil é isso, terra de empresários filhos de raparigas, só querem lucro pelo lucro, o povo que vire escravos.

Avatar
Maumau 1 de junho de 2021

O poste continua mijando no cachorro!

Avatar
Anderson 1 de junho de 2021

Essa ação iria reduzir o preço do etanol para o consumidor final porque teria em estoque e não afetaria o mercado sendo assim o valor do etanol reduziria

Avatar
Abildes 1 de junho de 2021

Essa redução seria muito benéfica para o consumidor final. Uma vez que os produtores de etanol passariam a ter que disputar os consumidores no mercado. Hoje se compra etanol com preço de gasolina!

Avatar
Weslei 1 de junho de 2021

Com o preço praticado do combustível no Brasil.
O mínimo eramos ter uma gasolina de qualidade e pura!!!
Sem adição de nenhum outro componente.
O Brasil tem que parar de ser um país da minoria,e ser um país mais democrático, não esse feudalismo disfarçado de democracia!

Avatar
Ivo celso Cadurim Lima 1 de junho de 2021

Esse ê um país feito para uma minoria,não respeitando o interesse coletivo

Avatar
humberto.bertoncini@gmail.com 1 de junho de 2021

Deveria ser gazolina pura sem etanol.

Avatar
Ricardo da Cruz Costa 1 de junho de 2021

Absurdo, na hora salvar Petrobras o governo aumentou Petrobras hoje está no lucro como sempre somos penalizados, infelizmente o governo só vê o lado deles nós que se ferramos

Avatar
Jones 1 de junho de 2021

Só no Brasil que tem 25 A 27% de álcool na gasolina,E o povo fica tudo quieto.

Avatar
Paulo 1 de junho de 2021

Na minha opinião toda vida somos assaltados de longas datas, espero que o governo faça o que é feito nos EUA 15% de álcool a gasolina e morreu a nota, ainda mais que estamos nas mãos destas máfias, o Governo tem que voltar o que era antes e ponto final.

Avatar
dejairo 1 de junho de 2021

Esta na hora dos brasileiros acordarem compram gasolina com mais de 1/4 de álcool e pagam como fosse gasolina cade o Procon que não vê isso já passou da hora de revisar isso gasolina e gasolina e álcool e Álcool nos ajudem ai juristas do Brasil

Avatar
Davi 1 de junho de 2021

Deveria tirar todo álcool da gasolina, esses bandidos de usineiros já estão milionários, não precisam mais de dinheiro, enquanto isso nós pagamos caro por esse etanol desses corruptos, vagabundos!

Avatar
Na minha opinião, a mistura devia ser de no máximo 10 por cento. Mais do que isso, fere a lei de proteção ao consumidor. Ninguém é obrigado a comprar alcool no lugar da gasolina. 1 de junho de 2021

Ninguém é obrigado a comprar alcool no lugar da gasolina.

Avatar
Março 1 de junho de 2021

Esse governo não defende o povo para eles intervir e coisa de comunista e um absurdo que vem acontecendo .

Avatar
Bijuja 1 de junho de 2021

Se reduzir esse percentual de 27% para 18% ou qualquer outra porcentagem, qual seria o comportamento dos motores?

Avatar
Eu mesmo 1 de junho de 2021

BIJUJA, não acontece nada de mais. Nossos carros em sua maioria são flex e trabalham com qualquer mistura. Os que são somente gasolina nem deveriam usar alcool misturado, mas por conta do mesmo lobby dos produtores de cana temos essa porcentagem enorme de alcool misturado.

Avatar
Leandro 1 de junho de 2021

Nada disso! O etanol é utilizado para aumentar a octanagem na gasolina, sem ele teria que usar outro aditivo para o mesmo propósito. E além disso, usando o etanol reduz a emissão de monóxido de carbono, outros aditivos não reduziriam e os preços dos mesmos estão tão altos quanto os preços da gasolina. O preço do etanol está alto por dois motivos: seca que atrasou o inicio de safra (atrasou somente), e segundo porque o substituto do etanol é a própria gasolina e esta está cara no mundo todo, e no Brasil mais cara ainda devido ao câmbio desvalorizado. Aí segue a lei de oferta e demanda, ou seja, quando o etanol começa a cair um pouco e a gasolina não cai de preço, o consumidor corre e compra o etanol…. Ou seja, o preço do etanol se estabiliza e até sobe…. A meu ver não é uma estória de complô de preços dos produtores….É muito mais fácil eleger um inimigo invisível ao invés de pesquisar e entender o X da questão….

Avatar
João Batista 1 de junho de 2021

Concordo com seus argumentos, mas precisa tanto etanol na gasolina? Isso tá mais pra adulteração permitida pelo governo federal. Por que não Se utiliza o percentual máximo de 10% a 15% na gasolina pra não afetar os motores que funciona o só a gasolina? No final, os produtores de etanol tão mais se importando com lucros do que com o meio ambiente. País de empresários atrasados economicamente: pensam mais no lucro rápido e imediato do que custo e benefício de médio a longo prazo.

Avatar
João Batista Cavalcante Saboia 1 de junho de 2021

Eu sei que não existe mais gasolina no Brasil, só se for abastecer no Paraguai.

Avatar
João Candido da Silva 1 de junho de 2021

Falou tudo… certo…

Avatar
Mario Belfort 1 de junho de 2021

Leandro: o teu foi o comentário mais técnico e acertivo. Gostaria apenas de acrescentar que a demanda de álcool aumentou muitíssimo, pois com a pandemia todo mundo começou a consumi-lo para fins de proteção…

Avatar
Estevam Vaz da Costa 1 de junho de 2021

Só me responde essa pergunta, você defendeu, os produtores de álcool, subiu por isso por aquilo, agora responda com a produção voltando ao normal na safra de cana, o valor do álcool vai voltar ao mesmo preço nas bombas 2.99 esse era preço antes no final do ano passado?

Avatar
Leandro 1 de junho de 2021

Aumentar a octanagem? Fala bobagem não! Existe o combustível específico com essa finalidade, maior octanagem. Essa mistura é só um pretexto para os usineiros terem o mercado certo para o seu produto. Trabalho em usina e sei muito bem como funciona. Onde eu trabalho, pra se ter uma ideia, a safra 2021/2022 iniciou-se no início de março, já adequando o mercado ao consumo. Mas com os preços lá na estratosfera, até a produção de açúcar foi reduzida significativamente aproveitando esse “boom”. A verdade é que sempre existe uma desculpa esfarrapada para o etanol subir de preço, e o melhor que se deveria fazer é reduzir a mistura para no máximo 15% e ponto final. 27% é mais de 1/4,ou seja, o consumidor paga pelo produto batizado, por isso que não abasteço mais com gasolina!

Avatar
Charles Onofri 1 de junho de 2021

Verdade, pra cada 100 litros de gasolina, paga 27 litros de álcool a preço de gasolina. Venda de produto batizado.

Avatar
Iago Favaretto - Eng. Mecânico 1 de junho de 2021

Aí que vc se engana meu amigo, carros flex aceitam álcool ou gasolina e não uma mistura dos dois, o álcool misturado na gasolina trás muitos problemas para os motores, por isso que nossos carros não duram nada

Avatar
João Batista Cavalcante Saboia 1 de junho de 2021

Minha Twister 2005 sofre com essa gasolina.

Avatar
Junior 1 de junho de 2021

Ficariam muito mais economicos.

Avatar
Marcos 1 de junho de 2021

Maior rendimento

Avatar
Iago Favaretto - Eng. Mecânico 1 de junho de 2021

Seria infinitamente benefício para os motores, a gasolina com álcool gera resíduos chamado popularmente de “borra” diminuir o etanol da gasolina faria com que ela rendesse mais km/l e ainda preserva mais motor do veículo

Avatar
Jaderson Oliveira 1 de junho de 2021

Fundir, a gasolina é 25%H2O é 25% etanol

Avatar
Jonh 2 de junho de 2021

Quando puder, viaje de carro para qualquer país vizinho do Brasil. Tente chegar com o tanque de combustível quase seco.. e encha de gasolina “pura”. O seu carro vai parecer vitaminado e o combustível durará mais tempo no tanque.

Avatar
Fernando B 3 de junho de 2021

Aproveite e coloque o chumbo junto para ver o que vai acontecer com seu catalisador.

Avatar
Deixe um comentário