Luz do óleo acendeu no painel: devo correr para a oficina?

Essa luz não indica que já passou da hora de sua substituição. Ela avisa a falta de pressão de óleo para lubrificar o motor e que ele pode vir a fundir

Por Boris Feldman27/12/19 às 06h15

Leitor nosso diz que a troca de óleo do seu carro está em dia, porém a luz de alerta do óleo no painel está ascendendo. E ele pergunta se é motivo de preocupação?

Claro que é, pois a luz do óleo não indica que já passou da hora de sua substituição, não. Ela avisa a falta de pressão de óleo para lubrificar o motor e que ele pode vir a fundir.

A luz pode se ascender porque o nível do óleo está baixo no cárter, aí falta óleo e, por isso, falta pressão.

A solução é simples: basta completar o nível no cárter. Porém, se a luz se acende e o nível está correto é algum problema grave no sistema de lubrificação, o carro deve ser levado imediatamente para a oficina.

E, se for necessário retificar o motor, vai preparando o bolso. Mas nessa hora não custa nada rezar, quem sabe o problema está no sensor, apenas na cebolinha da pressão do óleo?

luz do óleo
Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    paulo 27 de dezembro de 2019

    a luz ascende e vai parar no teto?

Avatar
Deixe um comentário