Luz de alerta: Sabe o que significa aquele motorzinho amarelo no painel?
A luz da injeção alerta que tem um motor como símbolo pode indicar um simples problema na qualidade do combustível abastecido
A luz da injeção alerta que tem um motor como símbolo pode indicar um simples problema na qualidade do combustível abastecido
Uma das luzes de alerta do painel, quando se acende, ilumina a imagem de um pequeno motor e significa problema na injeção de combustível. Ela é amarela, o que significa que não há urgência, mas o carro tem que ser levado à oficina para verificação.
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Entretanto, existe a possibilidade de não ser nenhum defeito, nenhum problema no sistema eletrônico, nem de injeção, mas um combustível adulterado que tenha abastecido o carro recentemente.
Como saber? Rodar mais um pouco com o carro para gastar uma boa parte do combustível que está no tanque, ou esgotá-lo, e voltar a abastecer com um combustível correto.
Se o problema era de adulteração da gasolina ou do etanol, a luz não volta a se acender. Se ela insistir em se manter acesa então o jeito é levar o carro para a oficina de confiança.
O sistema de injeção eletrônica substituiu os antigos carburadores. Sua função é promover injeção de combustível nas câmaras do motor, mas com um controle eletrônico.
No carburador mistura ar/combustível é feita pelas borboletas de admissão, que sugam o ar da atmosfera e mistura ao combustível, que injetado pelo giclê e despejado no difusor do carburador.
O grande senão desse sistema antigo é que ele é mais suscetível a falhas, entrada de sujeiras, entupimento e perda de regulagem. Fatores que contribuem para o mau funcionamento do motor e também para o aumento de consumo.
Já com a injeção eletrônica, todo sistema é regulado pela central eletrônica, que é capaz de injetar o combustível de acordo com o volume de ar aspirado. Dessa forma consegue manter sempre uma mistura homogênea, de acordo com a programação para aquele motor.
Ao contrário do giclê, o injeção eletrônica utiliza bicos injetores que pulverizam o combustível em alta pressão. De forma pulverizada, sua queima também é mais eficiente.
Nos primeiros carros com injeção eletrônica, que chegaram nos dos anos 1980, eram utiliza um sistema chamado single point, com apenas um bico injetor. Posteriormente foi adotado o sistema multiponto, com um bico para cada cilindro, montados na galeria de admissão.
Atualmente há o sistema de injeção direta, em que o bico é instalado diretamente na câmara de combustão e a mistura se dá dentro do próprio cilindro, o que torna a detonação mais eficiente, elevando inclusive a potência do motor.
A luz de alerta da injeção, que acende em tonalidade amarela, indica que há algo anormal no sistema. Isso porque não se trata apenas da central eletrônica e os bicos injetores.
O sistema de injeção moderno conta com diversos sensores espalhados pelo motor. Eles monitoram diferentes funções e leituras. Assim, quando luz amarela acende é que necessário uma vistoria, pois pode ser apenas um problema de contato de um sensores, um sinal de algum item do conjunto está apresentando defeito.
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A luz amarela, simbolizada pelo motorzinho estava acesa. Rapaz, obrigado, baseado em suas informações, resolvi o problema que já estava me tirando o sono. Solução: a tampa do tanque de combustível estava frouxa, sem o clique final. Cliquei a tampa, acabou-se o problema. Parabéns e obrigado mais uma vez !
Muito legal este texto.. Vou dar uma olhada no restante do blog
Gostei muito das explicações, agora não vou ao mecânico da dinheiro pra ele. Pode um simples poblema tal como combustível ⛽ adulterado. Obrigado
Bom dia meu marido têm um carro palio weekend daquele com tração ñ lembro agora se ñ me engano é lookuer e sempre tem uma luzinha amarela q ascende mas depois apaga já foi levado no em mecânicos mas ninguém sabe oque é mas o carro está rodando sem problemas Oque fazer obrigada
Tenho um monza 96,a luz de injeção só acende quando passa dos 100 km/h,mesmo se diminuir a velocidade ela não apaga,só quando desliga o motor,o que será?
Olá boa tarde tenho um Corsa fui limpar sensor map limpei só que a luz de injeção fica asesa será que danifique alguma coisa
O meu carro já apresentou esse problema e levei pro mecânico, era só um alarme sem importância. O carro tava rodando normalmente sem constar nenhuma alteração de potência e outros problemas.
Isso acontece com meu carro toda vez que abasteço com gasolina comum, além de ascender a luz o motor corta potência, só resolve quando abasteço com aditivada