Luz de alerta: Sabe o que significa aquele motorzinho amarelo no painel?

A luz da injeção alerta que tem um motor como símbolo pode indicar um simples problema na qualidade do combustível abastecido

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Esta luz com motor amarelo pode indicar algum problema com combustível adulterado (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 17/08/2022 às 20h02
Atualizado em 22/08/2022 às 15h43

Uma das luzes de alerta do painel, quando se acende, ilumina a imagem de um pequeno motor e significa problema na injeção de combustível. Ela é amarela, o que significa que não há urgência, mas o carro tem que ser levado à oficina para verificação.

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Entretanto, existe a possibilidade de não ser nenhum defeito, nenhum problema no sistema eletrônico, nem de injeção, mas um combustível adulterado que tenha abastecido o carro recentemente.

Como saber? Rodar mais um pouco com o carro para gastar uma boa parte do combustível que está no tanque, ou esgotá-lo, e voltar a abastecer com um combustível correto.

Se o problema era de adulteração da gasolina ou do etanol, a luz não volta a se acender. Se ela insistir em se manter acesa então o jeito é levar o carro para a oficina de confiança.

A injeção eletrônica

O sistema de injeção eletrônica substituiu os antigos carburadores. Sua função é promover injeção de combustível nas câmaras do motor, mas com um controle eletrônico.

No carburador mistura ar/combustível é feita pelas borboletas de admissão, que sugam o ar da atmosfera e mistura ao combustível, que injetado pelo giclê e despejado no difusor do carburador.

O grande senão desse sistema antigo é que ele é mais suscetível a falhas, entrada de sujeiras, entupimento e perda de regulagem. Fatores que contribuem para o mau funcionamento do motor e também para o aumento de consumo.

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Bicos injetores pulverizam o combustível em alta pressão na galeria de admissão (Foto: Shutterstock)

Já com a injeção eletrônica, todo sistema é regulado pela central eletrônica, que é capaz de injetar o combustível de acordo com o volume de ar aspirado. Dessa forma consegue manter sempre uma mistura homogênea, de acordo com a programação para aquele motor.

Ao contrário do giclê, o injeção eletrônica utiliza bicos injetores que pulverizam o combustível em alta pressão. De forma pulverizada, sua queima também é mais eficiente.

Ponto simples, multiponto e injeção direta

Nos primeiros carros com injeção eletrônica, que chegaram nos dos anos 1980, eram utiliza um sistema chamado single point, com apenas um bico injetor. Posteriormente foi adotado o sistema multiponto, com um bico para cada cilindro, montados na galeria de admissão.

Atualmente há o sistema de injeção direta, em que o bico é instalado diretamente na câmara de combustão e a mistura se dá dentro do próprio cilindro, o que torna a detonação mais eficiente, elevando inclusive a potência do motor.

Luz de alerta da injeção, o motorzinho amarelo

A luz de alerta da injeção, que acende em tonalidade amarela, indica que há algo anormal no sistema. Isso porque não se trata apenas da central eletrônica e os bicos injetores.

O sistema de injeção moderno conta com diversos sensores espalhados pelo motor. Eles monitoram diferentes funções e leituras. Assim, quando luz amarela acende é que necessário uma vistoria, pois pode ser apenas um problema de contato de um sensores, um sinal de algum item do conjunto está apresentando defeito.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
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Sandro Luiz 17 de setembro de 2024

A luz amarela, simbolizada pelo motorzinho estava acesa. Rapaz, obrigado, baseado em suas informações, resolvi o problema que já estava me tirando o sono. Solução: a tampa do tanque de combustível estava frouxa, sem o clique final. Cliquei a tampa, acabou-se o problema. Parabéns e obrigado mais uma vez !

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João Silva 23 de dezembro de 2023

Muito legal este texto.. Vou dar uma olhada no restante do blog

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Linaldo 23 de agosto de 2022

Gostei muito das explicações, agora não vou ao mecânico da dinheiro pra ele. Pode um simples poblema tal como combustível ⛽ adulterado. Obrigado

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Beatriz da Silva Schapanski Ramos 23 de agosto de 2022

Bom dia meu marido têm um carro palio weekend daquele com tração ñ lembro agora se ñ me engano é lookuer e sempre tem uma luzinha amarela q ascende mas depois apaga já foi levado no em mecânicos mas ninguém sabe oque é mas o carro está rodando sem problemas Oque fazer obrigada

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Agenir Venâncio Ferreira 22 de agosto de 2022

Tenho um monza 96,a luz de injeção só acende quando passa dos 100 km/h,mesmo se diminuir a velocidade ela não apaga,só quando desliga o motor,o que será?

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Gleison 22 de agosto de 2022

Olá boa tarde tenho um Corsa fui limpar sensor map limpei só que a luz de injeção fica asesa será que danifique alguma coisa

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Aguinaldo Corrêa 22 de agosto de 2022

O meu carro já apresentou esse problema e levei pro mecânico, era só um alarme sem importância. O carro tava rodando normalmente sem constar nenhuma alteração de potência e outros problemas.

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Leandro 21 de agosto de 2022

Isso acontece com meu carro toda vez que abasteço com gasolina comum, além de ascender a luz o motor corta potência, só resolve quando abasteço com aditivada

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