Câmbio automático: por que tantas marchas?
Os carros mais modernos tem quase o dobro de marchas do que eram comuns nos modelos antigos que costumavam ser manuais
Os carros mais modernos tem quase o dobro de marchas do que eram comuns nos modelos antigos que costumavam ser manuais
Até um passado não muito distante, está lembrado que os câmbios tanto manuais, como automáticos, tinham quatro ou cinco marchas? Por que será que os câmbios automáticos mais recentes subiu o número de marchas para sete, oito, nove ou até 10?
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Teve até ouvinte me perguntando se é para ganhar mais velocidade máxima. Mas a máxima de um carro não depende do número de marchas.
Na verdade, a ideia da engenharia das fábricas ao aumentar o número de marchas do câmbio automático é fazer com que o regime de rotações do motor esteja sempre o mais próximo possível do ideal daquele que oferece torque máximo. O que resulta no melhor desempenho com o mínimo de consumo e emissões.
Ou seja, o motor estará sempre numa mesma faixa de rotações. Não importa se é numa subida mais forte ou se o motorista resolver andar em velocidades mais elevadas.
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Considero 5 marchas suficiente e 6 o ideal. Mas nunca testei mais que isso. Pela economia de combustível talvez seja interessante.