Esta é a melhor solução para pneu furado

Entre as diversas opções para resolver este problema, uma delas se mostra a mais acertada para a nossa realidade

PNEU FURADO MURCHO
Montadoras diminuíram os estepes ou colocaram esse item em outros espaços no carro, além do porta-malas (Foto: Shutterstock | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 03/05/2024 às 18h02

Há uma tendência de se instalar pneus cada vez mais largos em automóveis mais modernos, como esportivos ou SUVs. Isso levou as fábricas a desenvolver soluções para que o pneu sobressalente não roube tanto espaço no porta-malas.

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Algumas colocam o estepe embaixo do porta-malas, fora do carro, outros são de emergência, fininhos, também para não roubar espaço. Por fim, existem também os modelos que rodam sem o estepe com pneus run flat, capazes de rodar com pneus vazios, murchos.

Entretanto, esse tipo de veículo não suporta as crateras asfálticas das estradas brasileiras e muitas vezes vem equipado com o reparador instantâneo de pneu.  Porém, ainda sim os run flat podem te deixar a pé na estrada.

Desse modo, dentre todas estas soluções para o pneu furado, na minha opinião, a melhor ainda é a do pneu fininho. Ele é bom para emergências e dá para rodar até chegar no borracheiro.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
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J Roberto 7 de maio de 2024

Eu concordo com o Boris.
Para carros com pouco espaço no porta malas, o pneu fininho é também a minha preferência. Principalmente, porque são mais leves e fáceis de manipular.
Porém, para carros maiores ou pick-up, acho melhor um sobressalente igual aos outros quatro.

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Santiago 6 de maio de 2024

O melhor mesmo é o velho e bom estepe comum, do tamanho convencional.
Sim, ocupa “mais espaço” no porta-malas. Um mísera diferença, que em nada interfere na real utilização do compartimento.
Ao mesmo tempo, especialmente na estrada, o estepe tradicional permite que se dirija o veículo normalmente, sem aquela preocupação extra com a velocidade e a estabilidade. Inclusive permitindo que se escolha rodar um pouco mais, até poder encontrar uma localidade com estrutura mais confiável pra se fazer o necessário reparo do pneu.

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Pedro 6 de maio de 2024

Em complemento o macaco jacaré é da marca “Rotta 376”, roda é da marca “GM” comprada na loja “Accioly GM” e o pneu é da marca “Continental”.

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Pedro 4 de maio de 2024

Eu ando com frequência pela SP-070 (Rodovia Ayrton Senna / Carvalho Pinto) e nela o limite de velocidade é de 120 km/h, sendo que o pneu reserva do meu carro era fininho e limitado a 80 km/h, o que é muito pouca velocidade para a referida rodovia.
Então comprei para o meu Onix 1.4-L ano 2019 uma roda de aço (nova) e um pneu novo, ambos de medidas iguais as rodas de alumínio (6J x 15 polegadas) e pneus (185/65-R15 – 88H) do meu carro.
E ainda pra facilitar tenho:
– macaco jacaré de 2,5 toneladas de altura de elevação máxima de 38 cm, pois o macaco original de fábrica dá muito trabalho pra elevar o carro;
– chave de roda telecóspica. É uma chave prolongável que é necessária para soltar as porcas da roda quando elas foram muito apertadas (geralmente ferramenta pneumática).

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