Segredo do sucesso?

Durante a pandemia, várias empresas do mercado de automóveis 'choraram as pitangas' temendo o pior. Mas apenas uma se manteve firme...

mercado de automoveis carros caoa shutterstock 611533595
Qual foi a empresa no mercado de automóveis menos impactada pela pandemia? (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 05/03/2021 às 07h30

Eu perguntei outro dia a um empresário brasileiro que entende como ninguém desse nosso mercado de automóveis, qual é o segredo do sucesso de uma marca?

É claro que os carros tem que ter um belo design, boa qualidade, segurança, valor de revenda. “Mas nada disso adianta”, diz ele, “se ela não tiver marketing e rede de concessionárias”.

E me deu um bom exemplo: no ano passado, com a pandemia, todas as empresas do mercado de automóveis choraram as pitangas, mas teve uma única que não perdeu o mercado: foi a Caoa.

Ela manteve em 2020 os mesmos 20 mil carros vendidos em 2019, e a frente de três outros fabricantes brasileiros mais tradicionais, a Mitsubishi, Citroën e Peugeot.

“O que explica isso?” Pergunta ele, “se não for um bom marketing e uma bela rede de concessionárias.”

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fabio 9 de março de 2021

O pessoal lê, mas não entende. Tudo bem que a língua portuguesa é difícil mesmo. Quando está dito que está à frente de montadoras tradicionais, é porque são nomes mais antigos e conhecidos no mercado. Não necessariamente são campeões de vendas. Como dito pelo Carlos Almo, quem fez o nome da Hyundai no Brasil foi o Carlos Alberto (CAOA). E fez com muito mkt e com rede de concessionárias.

Avatar
Samarone 6 de março de 2021

Tem um ditado antigo de diz; “enquanto uns choram, alguns vendem lenço”.

Avatar
Thompson Antunes 5 de março de 2021

“””fabricantes brasileiros mais tradicionais, a Mitsubishi, Citroën e Peugeot.””” tem certeza com vendas pífias historicamente estas 3 montadoras nunca tiveram no topo… precisa melhorar suas fontes meu caro.

Avatar
Renato 5 de março de 2021

A Caoa tem um produtão pro mercado brasileiro, e dá a minima para ele. Chama-se SUBARU. Todos que tem um reclamam da assistência que a Caoa poderia dar, mas nao dá. Eu mesmo já poderia ter comprado um Forester.

Avatar
carlos eduardo da silva pinheiro 5 de março de 2021

Empresa envolvida em esquemas de corrupção e com dívidas bilionárias…. seria lavagem de dinheiro??? Não sei, só sei que não existe ‘almoço gratis’, ou seja, vender carros baratos e investir forte em publicidade me parece que a ‘conta não fecha’….. eu não arrisco entrar nessa, boa sorte p quem tem coragem.

Avatar
Carlos Almo 8 de março de 2021

Perguntinha inocente:
Quem fez o nome da Hyundai no Brasil mesmo?

Avatar
Deixe um comentário