Por que a Mercedes é a lanterninha no Brasil?

Marca alemã é a que menos vende entre as premium em nosso mercado, mesmo fazendo produtos com muita qualidade

MERCEDES BENZ CARROS PREMIUM LUXO BRASIL
O problema de vendas da Mercedes não está relacionado com seus carros (Fotomontagem: Amanda Borges | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 02/07/2024 às 07h02

Por que os automóveis Mercedes-Benz estão na lanterninha, nas piores posições, da classificação de vendas dos carros premium no Brasil? Caiu sua qualidade?

VEJA TAMBÉM:

Negativo, os veículos continuam mantendo uma qualidade excepcional. O grande problema é que a Mercedes resolveu colocar os seus preços lá nas alturas.

Um bom exemplo disso é a recém-lançada classe E com mecânica do tipo híbrido leve, micro hybrid, com um motor a combustão e um pequeno elétrico para ajudar. Quanto custa? Uma bagatela de R$ 640 mil.

A BMW que concorre diretamente com ela é a série 5, que possui o sistema híbrido plug-in, o mais sofisticado entre os modelos. A série 5, que poderia custar até mais, graças ao sistema avançado, está à venda por R$ 65 mil a menos do que a Mercedes. Quanto? Cerca de R$ 575 mil.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gustavo 30 de setembro de 2024

Bóris, não faz sentido a MB entregar uma SUV pequena com motor de Renault Duster e querer cobrar os olhos da cara pelo bólido. Estou falando da GLA, cuja geração anterior (W205) vendeu muito. Era bonita, charmosa, bem acabada, tinha motor Mercedes de verdade, e tinha um preço atrativo (mesmo que não fosse barata).

Já a nova GLA (W206) tem um design externo e interno estranhos (tenho a impressão que foi desenhada para atender ao gosto chinês…que é um gosto muito “peculiar” diga-se assim…), um motor sem graça comparado com a concorrência, e um preço pra lá de exorbitante. A qualidade MB ainda está lá, mas pra quem realmente gosta de MB, a compra não faz sentido nem no lado desejo nem no lado financeiro. Não sem razão, não vendeu nada.

Estou usando a GLA de exemplo, mas aplica-se a outros modelos. É mais fácil ver Porsche novo na rua do que MB da geração W206.

Acho que alguém na MB tomou alguma decisão errada, apostou numa estratégia torta, e acabou ferrando a participação da MB em vários mercados. E para quem gosta de MB, não tem como comprar nova e ao mesmo tempo não terão unidades usadas no mercado (até pq não vende a zero). Uma pena.

Avatar
Deixe um comentário