Mesma velocidade, outra rotação? Oooops, impossível!
Leitor relata que sua motocicleta marcou rotações diferentes no conta giros quando o velocímetro apontava 100 km/h. Como isso foi possível?
Leitor relata que sua motocicleta marcou rotações diferentes no conta giros quando o velocímetro apontava 100 km/h. Como isso foi possível?
Pergunta de um motociclista, mas que vale também para o motorista: ele diz estar na estrada a uma determinada velocidade, 100 km/h por exemplo. Confere o conta-giros que acusa uma determinada rotação: 4.000 rpm.
Porém, mais tarde, à mesma velocidade, os mesmos 100 km/h, ele olha no conta-giros e o ponteiro mostra outra rotação: 4.300 rpm, por exemplo. Isso é possível?
Não! Com a mesma marcha engatada no câmbio e uma determinada velocidade no velocímetro, a rotação tem sempre que ser a mesma.
VEJA TAMBÉM:
Essa divergência significa que o conta-giros ou o velocímetro estão indicando de maneira distorcida. Outra possibilidade: a embreagem está com problema, “patinando” e o motor numa rotação acima do que deveria.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tenho uma Voyager 1200 e isto acontece ocasionalmente, Estou em veolidade constante. numa reta plana, na velocidade de 80 mph a 3000 rpm e de repente o conta giro vai da 4000 rpm, se escuta o ronco mais forte e segundos depois volta ao normal
Sim, no primeiro era uma reta; no segundo, uma subida disfarçada. Brincadeira, pessoal!
EM CARROS COM CAMBIO CVT ISSO É PERFEITAMENTE NORMAL NO CASO DE MOTOS NAO SEI MAS PODE SER DESGASTE NA EMBREAGEM MULTI DISCOS
Pode ser a força do vento.
No caso do carro, o ar condicionado pode estar ligado e isso faz aumentar o giro. Na moto não sei o que pode ser, deve ser problema mesmo