Mania de misturar querosene em combustível é um absurdo

Na Internet pipocam dicas absurdas sobre uso do querosene na mistura de líquidos e combustíveis, que podem resultar e prejuízos e acidentes

QUEROSENE COM COMBUSTIVEL PERIGO
A octanagem do querosene é muito baixa em relação à gasolina e ao etanol (Foto: Freepik | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 11/10/2024 às 18h00

Querosene é usado em turbinas de aviões, mas tem gente que decide utilizá-lo também nos automóveis. E de vez em quando surgem na Internet indicações sem pé e nem cabeça, entre elas a de misturar o essa substância com outros líquidos.

VEJA TAMBÉM:

Em relação ao diesel, há quem defenda a adição de querosene para facilitar o motor a pegar nas manhãs mais frias Porém, quando o assunto é gasolina ou etanol, é melhor nem pensar em adicionar esse líquido.

Isso pode gerar um problemão, pois a sua octanagem é baixíssima, inferior a 20 octanas, enquanto a gasolina e o álcool têm octanagem superior a 80 ou 90 octanas. E outra dica recente, mas que também não deve ser recomendada, querosene ao líquido do sistema de arrefecimento, que pode ter consequências imprevisíveis e causar prejuízo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Dyl Blanco 14 de outubro de 2024

Se for usado como olefina , que corresponde a cerca de 7% na composição final da fórmula da gasolina, principalmente agora com o aumento do anidro na composição da Gasolina C, trará benefícios sim, ou seja, tem que ser usado bem menos do que 7% do volume total de tanque, apenas para suplementar.

Avatar
Dill 14 de outubro de 2024

Eu uso há mais de de 25 anos e 100 por cento nunca tive problema tbm.

Avatar
Docontra 13 de outubro de 2024

Quem fez essa reportagem,com certeza tem carro elétrico..kkkkkkkkk

Avatar
Anonnimo. Realista 13 de outubro de 2024

Acredito que usar pouca quantidade somente pra limpeza interna, não terá problema alguém.

Avatar
Rubens 13 de outubro de 2024

Totalmente enganado esse cidadão. Querosene é bom p limpar os bicos injetores. Faço a cada 6 meses 1 lt p 60 de etanol e resultado perfeito

Avatar
Francisco 13 de outubro de 2024

No meu caso tenho um gol ano 92 motor AP que eu só ando com querosene e até hj ele tá firme

Avatar
Daniel 13 de outubro de 2024

Tem que falar isso então pra todas as fabricantes de aditivos de combustível, porque os aditivos têm como base justamente o querosene, é só ler a composição química pra descobrir.

Avatar
Ónix plus 13 de outubro de 2024

Falou os ENGENHEIROS do YUOTUBE. 😭😭😭

Avatar
ALANV8 11 de outubro de 2024

O correto seria escrever “Querosene é usado em MOTORES de aviões” e não turbinas de aviões, já que o correto é MOTOR, um MOTOR de avião possui várias turbinas internamente que fazem a compressão do ar.

O maior motor atualmente o GE9X que vai equipar o novo Boeing 777X tem 3 ventiladores de estágio, 1 booste, 11 compressores, 2 TURBINAS de alta pressão e 6 TURBINAS de baixa pressão.

É rotor que não acaba mais.

Avatar
Bob CCE 12 de outubro de 2024

O correto é BOOSTER

Avatar
ALANV8 12 de outubro de 2024

Então erramos os dois, hahahaha.

Avatar
Deixe um comentário