Montadora chinesa mal chegou, já está indo embora

Depois da Seres, é a vez da Neta apresentar problemas financeiros que estão inviabilizando sua operação no mercado brasileiro

jovem carro sem interesse negativo-Neta divulgação - neta logo
Muitas marcas estão vindo para o Brasil, mas são poucas montadoras chinesas que realmente vingam (Fotomontagem: Gabriel Fernandes | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 27/05/2025 às 07h00

Há tempos, eu comentei aqui que uma das marcas orientais que vieram para o Brasil já estava se mandando de volta para lá de mala e cuia, a Seres. Mas, falei também de uma segunda montadora chinesa que estava se instalando no Brasil, apesar das dificuldades financeiras de sua matriz na China, a Neta.

VEJA TAMBÉM:

Mesmo com esses desafios, seus executivos tranquilizaram o nosso mercado, prevendo aportes financeiros para estabilizar a situação. Porém, desde então, nada relevante aconteceu na China, nem no Brasil.

Suas duas únicas concessionárias, no Rio e São Paulo, não venderam sequer 50 automóveis desde o ano passado. E, para piorar a situação, já existem rumores na China de que a Neta poderá entrar em regime de falência.

E o único fato concreto da montadora chinesa no Brasil foi uma revoada de seus executivos para outras empresas do ramo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ALOIZIO BARROS DE SOUZA 28 de maio de 2025

E tomara que todas realmente saiam do Brasil. Carro é americano, alemão ou italiano.

Avatar
Ervin Moretti 28 de maio de 2025

Nem sabia da existência destas marcas aqui no Brasil!!!!!

Avatar
Jorge Nicolau 27 de maio de 2025

Aos infelizes compradores destas joças, só tenho uma palavra a dizer. Komplôpoquequis

Avatar
Thiago Garcia 27 de maio de 2025

Uns 3 meses atrás eu vi um leilão com quase carros chineses 2022 e 2023 0km porém não me lembro a montadora, parecia um nivus.

Avatar
LUIS CARLOS VELAZQUEZ PEREDA 27 de maio de 2025

Trabalhei , infelizmente, em duas empresas chinesas de suprimentos hospitalares e a verdade é uma só, os chineses acham que é só chegar e imediatamente começar a vender, engano infantil, amador, nosso mercado hoje é competitivo e na área automobilística é pior ainda já que somos um país com um mercado de 40 milhões com poder aquisitivo que comporta preços de automóveis acima de 150 mil reais. O Brasil é um país pobre, 100 milhões de brasileiros estão recebendo do INSS pensões. É de dar pena!!!

Avatar
The Aviator 28 de maio de 2025

O pior está por vir: governo injetando dinheiro, via BNDES, em outras chinesas que irão pelo mesmo caminho…

Avatar
Deixe um comentário