Montadora processada por autonomia de carro elétrico

No Canadá, consumidor entra na Justiça contra a BMW alegando que ele não percorria a distância informada pela fabricante alemã

BMW I3 PROCESSO JUDICIAL AUTONOMIA CARRO ELETRICO
É impossível determinar com precisão a autonomia do carro elétrico (Fotomontagem: Amanda Borges | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 14/10/2024 às 18h00

Se determinar o consumo de um carro a combustão já é complicado, estabelecer esse número para o carro elétrico é muito mais. Isso porque o seu alcance ou autonomia, ou seja, quantos quilômetros ele roda com uma carga de bateria, é quase impossível de determinar com precisão.

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São diversas as variáveis que afetam esse dado: o ar condicionado, a topografia, até a temperatura ambiente. Se estiver muito frio, na casa dos -20º, -30º celsius, a bateria cai pela metade.

E deve ter sido isso que aconteceu no Canadá, onde o dono de um BMW i3 de 2014 entrou na justiça pedindo à fábrica uma indenização de 25 mil dólares. No processo, o proprietário alegou que o alcance declarado era mentiroso.

A BMW ainda ofereceu 10 mil dólares num acordo amigável, mas ele recusou. No final das contas, o juiz acabou determinando que a fábrica o indenizasse em apenas 5 mil dólares.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

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