Motor 3 cilindros: muito ‘sabichão’ dando palpite
Falam e falam dessa tecnologia que já existe há muitos anos no mercado, mas esquecem de que tudo que dura precisa de cuidados
Falam e falam dessa tecnologia que já existe há muitos anos no mercado, mas esquecem de que tudo que dura precisa de cuidados
A turma que se aboletou na internet e se julga no direito de criticar a tudo e a todos, sem o menor fundamento técnico, decidiu agora atacar os novos motores de baixa cilindrada e muita tecnologia, uma tendência mundial que já deu certo.
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Ações diferentes nobre, não misture as coisas.
Estude sobre planos de ação ambientais, descarte de óleos, baterias, etc…
Seu comentário sobre motor descartáveis, já evidencia que você precisa pesquisar sobre.
Tenho 1 Kwid 2018, tirei zero km. Está com 83.000 Km. Até agora, tudo bem. Tive alguns probleminhas de vazamento de óleo em juntas, mas foi resolvido. Acho muito bom que o motor não tem correia dentada, e sim, corrente.
Segudo meu mecânico, a VW parou de fabricar o UP, o mesmo só foi fabricado por 7 anos, porque o carro deu muito problema de motor. Era uma bomba !
Que é uma bomba é , mas deixem as oficinas e retíficas terem serviços e concessionárias sobreviverem.
Sabichões acima de todos
Deus acima de tudo
Muito sabichão? O próprio Sr. Já comentei diversos deslizes, uma delas taxar como picaretagem a troca do rolamento tensor e talvez a bomba dagua! Não acredite em tudo que o fabricante diz, até porque nos dias de hoje, os motores e qualquer outra coisa produzida, poderia ter sua durabilidade muito maior com os avanços tecnológicos obtidos! Porém pra estimar ainda mais consumo, praticamente tudo vem embutido com obsolescência programada!!!
Motores de três cilindros servem para liquidificadores.
O motor ideal não deve vibrar em numa faixa de rotação que ele opera, ou seja, desde a rotação de marcha lenta até a rotação de potência máxima.
As marcas Premium prezam por isso, pois é sabido que vibrações implicam desconforto.
E um dos recursos para atenuar vibrações é sempre ter cilindros aos pares e nunca em ímpar. Outros recursos secundários são coxins hidráulicos de motor, eixo contra balanço e entre outros.
Ocorre que o mercado oferece carros de 3 cilindros que não tem nem coxia hidráulico e muito menos eixo contra balanço, então fingir que a vibração não incomoda é difícil digerir.
Carro três cilindros precisam de donos responsáveis, muitos nem sabem qual óleo utilizar (algo básico que está no manual). Pra ser sincero muito mecânico não tem sequer esses óleos em estoque e se o dono for um desligado já era, uma vez quiseram colocar um 15w40 no lugar de um 5w20 que era o correto, e outro detalhe é a especificação das montadoras.
Levando em consideração o carro no geral, aqui na família já tivemos diversos populares 4 cilindros 1.0, são carros que agradecemos pela importância de cada um deles, mas confesso que os três cilindros atuais são superiores em tudo.
Todo motor em algum momento precisará de uma retifica, a questão é o quanto você prolongará, e lendo aqui os comentários com a galera falando de retifica de cabeçote, triste é um dono optar por uma retifica ao invés de comprar um cabeçote novo que não chega nem a 2.500,00 para um carro popular 1.0 3 cilindros. Um motor novo é sim muito caro se for comprado completo, mas para isso a perda tinha que ser total, então para chegar numa perca total de um motor isso já demonstra a qualidade do dono.
Você disse:
“Na família já tivemos diversos carros 1.0”.
Logo se deduz que vocês trocam de carro logo que acaba a garantia. Então quando você vende será que a preocupação não é dar algum problema caro no veículo e não estar coberto pela garantia?
Desculpe, mas alguém precisa te dizer: entre Boris Feldman e o Toninho da esquina, fico com o Boris.
Então sou sabichão tbm, um projeto ainda em testes e tentando melhorar, deu muito errado, caro, fraco, tão mal pensado que economiza no combustível e perde na manutenção. Nas retificas é uma chuva desses cabeçotes que vcs dizem ser de grande tecnologia. Achei uma matéria tendenciosa.
Irmão, vendi o meu 3cc pro meu cunhado, com 210 mil km, o compromisso era a manutenção correta. Tem seis meses e o cara tá rindo atoa. Os carros atuais, seja corrente, correia banhada no óleo, não aceitam litragem maior ou menor de óleo, nem a especificação correta do óleo. Exemplo nos Firefly Fiat, manual fala 2,5 litros de óleo 0W20, o proprietário leva em qualquer lugar e botam 3 litros de 5W30, quem entende de mecânica sabe q isso é motivo pra estourar tudo por dentro. Pode ver, todo cabeçote q vc vê em oficina de carro 3cc tá na coloração parecendo q vão fazer nele um pudim, q derreteram a açúcar.
Seu comentário foi o mais coerente
Nobre, motor 3 cilindros não é projeto, um conceito que existe desde os anos 50.
Em 1957 teve sua primeira aplicação em um DKV-Vemag Vemaguet.
Retifica chuvas de cabeçotes? Rapaz pesquise um pouco e para de ficar buscando informações no Youtube, motor 3 cilindros ja é um assunto superado igual aos motores 16v que não prestavam.
Pessoal,vi aqui nos comentários que vocês estão preocupados com motores,as montadoras não estão nem aí com as opiniões,eles só querem encher seus cofres de dinheiro,os consumidores que se lasquei,em toda minha vida até agora,que já são meio século,já vi montadoras diminuindo parafuso nas rodas,agora estão diminuindo cilindros nos motores,diminuírem líquidos em produtos,diminuindo gramas em produtos,cobram pelo que tiram também,é só nós nos negarmos a comprar e aceitar,esses motores são uma bomba,todos vão quebrar,muitas fábricas que optaram por esses motores vão quebrar também,só dar tempo ao tempo.
“E só nos negarmos a comprar”. Eu já me nego a comprar por pura falta de grana. Mas vá falar isso pra quem tem bala na agulha para trocar de carro a cada 2 anos, que gosta de ter sempre novidade na garagem. Além de causar inveja no vizinho ele tá pouco se lixando se o motor é bomba ou não, não vai explodir na mão dele.
Simples, chama um Uber ou vai de ônibus e sucesso no seu ato ativista.
É tão bom que a Chevrolet na China parou de fabricar para a população chinesa, motor 3 cilindros é uma bomba e não vale nada, se quiser comprar um carro que vibra mais que a mão do finado vô fiquem a vontade
O problema não é o número de cilindros. É que levaram o projeto ao limite e não há margem para equívocos. Se o dono não for caprichoso com manutenção, o problema aparece logo. A obsolencia programada também chegou nos carros.
Esses motores são problematicos mesmo, trabalha no limite, eu não compro.
Não há dúvidas q são eficientes, mas duvido muito q tenham a durabilidade dos convencionais 4 cilindros. Só pesquisar na Net. Alguns deles sequer dão retífica.
É tão bom que a Chevrolet na China parou de fabricar para a população chinesa, motor 3 cilindros é uma bomba e não vale nada, se quiser comprar um carro que vibra mais que a mão do finado vô fiquem a vontade eu nunca comprarei está porcaria Barata
Esse é o problema: “Só pesquisar na internet”
Motores 3 cilindros tem retifica, os que falam que não tem são os que não conhecem.
O curioso que a “tecnologia” dos 3 cilindros (comando variável e turbo) já era aplicada nos motores 4 cilindros. Devemos lembras que tudo existe a vantagem e a desvantagem.
Assim temos:
1. Vantagens:
1.1 motor 3 cilindros: maior torque em baixa rotação, menor consumo de combustível;
1.2 motor 4 cilindros: rotação em marcha lenta mais estável e motor mais silencioso.
2. Desvantagens:
2.1 motor 3 cilindros vibração em marcha-lenta; maior ruído do motor.
2.2 maior consumo de combustível.
Em fim, não dá pra agradar a gregos e troianos, mas sou mais um 4 cilindros…
Dependo do carro, tenho um FastBack T200 1.0 e não vibra nada.
Seu carro pode não vibrar, pois é de quem tem grana… deve vir com eixo contrabalanço para atenuar o ruído ou coxins super potentes. Veja como vibra então um Ford Ka 1.0-L 3 cilindros.
Posso falar dos dois lados com propriedade tenho um V8 5.2L e tb tenho um 1.3L turbo FCA, e já tive um 1.0TSI 3cil, amo os todos, o V8 bebê igual a cavalo torque de sobra , vc não precisa de mais do que 1.500rpm pra mover 2 ton, e roda praticamente sem água e sem óleo, já os 1.3 tb são uma delícia, potência, torque instantâneos mas tem que ficar de olho em cada detalhe… água, olho, temp… já no V8 é só alegria!!!
Como ficar de olho na temperatura se praticamente todos esses carros com motor 3 cilindros também não vêm com marcador de temperatura? E a faca e o queijo na mão das montadoras e dos mecânicos kkkkk
Borracha e óleo não combina.. correia dentada de borracha, trabalhando dentro de óleo e quente, a tendência é se desfazer. Eles dizem qua dura 250000 mas já ví carros novos com 80000 pifados por entupimento devido a borracha da correia se desfazer. Não compro, não aprovo, não recomendo. Prefiro o meu com correia dentada seca, com a troca a cada 50000.
Sou Mecânico e faço manutenção destes carros 3 cilindros direto na minha oficina, o Ford Ka tres cilindros muitos mecânicos falam a correia dentada banhada a óleo, não aguenta a quilometragem que o fabricante diz, mais o problema está na troca de óleo, só o óleo original Ford tem o aditivo que protege essa correia, ou seja o motograft 5w20, entao fique de olho nisso, ou vai ter grande prejuiço.
Verdade mesmo. Mandei trocar agora do meu carro. Com 150000km. E correia tava com aparência completamente boa. Sempre uso o motocrafat 5,w20
O problema, se é que existe, é o turbo.
Qualquer motor equipado com turbo, seja a diesel ou flex, exige maiores cuidados com a manutenção, principalmente com os lubrificantes.
Enquanto estes novos carros equipados com motores turbo de 3 cilindros estiverem na garantia e realizando as revisões programadas, tudo bem. Não vai ter dor de cabeça.
O problema é quando estes carros passarem a ter outros donos, já fora da garantia. Se os novos donos desses usados continuarem dando devida atenção à manutenção não terão grandes problemas. Agora se esses mesmos carros, quando usados de 2a. ou 3a. mão, cairem na mão de gente desleixada eles podem virar algo como uma bomba relógio, simplesmente sucata como muitos carros usados (importados) que vemos por aí.
Falou tudo. Motor com turbo exige uma inspeção rigorosa do sistema de lubrificação e arrefecimento, coisa que não é comum para os brasileiros. A meu ver, o único problema dos motores 3 cilindros é a vibração que passa pro volante e carroceria. Um motor aspirado de 3 cilindros dura tanto quanto um de 4 cilindros. Agora, se tiver turbo, tem que pensar muito bem antes de comprar um usado. Se for 0km, é só alegria.
Exatamente!
E ainda eu sou outra pessoa que se incomoda com a vibração do volante e da carroceria.
Ary vc ta certíssimo amigo já vie não só uma matéria falando de motores três cilindros mais várias não um só mecânico reclamando que os componentes dos motores são frágeis.
Tenho um HB20 com motor 1.0 de 3 cilindros. Comprei zero km e está com 67.000 km. Não tive absolutamente nenhum problema. O carro gasta pouco e anda muito mais que os 1.0 antigos. A rotação é mais alta, o motor vibra um pouco mais que o normal, mas não tenho reclamações. Só fiz a manutenção de rotina, com as revisões na concessionária. Antes disso tive um Celta, que arrebentou a correia dentada e me deu um prejuízo de quase 3 mil reais. Antigamente, a maior parte dos motores aguentava 30 a 40.000 km e já precisava de retifica, e ninguém reclamava. O problema das tecnologias atuais, é que não são todos os mecânicos que se atualizaram para trabalhar com elas, aí é mais fácil criticar do que investir em equipamentos adequados, treinamento etc.
Não é verdade isso de carro fazer retífica com 40.000 km… tive um Gol 1.8AP ano 1990 nunca fez retífica completa de motor. Vendi com 242.000 km.
Rodolfo, você tá comparando laranja com banana, o motor VW AP-1800 era um 4 cilindros excelente acredito sim q vc vendeu o carro com + de 200K Km sem retífica, mas nós estamos falando das porcarias de hoje com 3 cilindros que após 40, 50 K rodados o motor via de regra vai ser retificado ou trocado.
Ary, o up! da patroa está com 88.000km’s e o motor parece até mais “liso”, quase sem vibrações do que quando saiu da CCS… Claro, uso óleo Shell de quase 80,00 o litro, mas é só alegrias. Dentro de Poa, 820 km’s por tanque (50 lts)… Praticamente não uso meu carro visto a economia do carrinho…
Tudo resume-se a manutenção bem feita e preventiva, não somente corretiva.
Verdade sim, você que não tem conhecimento, como o nobre a cima mencionou. Já vi vários,
O fato de você não ter, não representa todos, tive um gol 1.0 99 que fiz várias retificas até comprar um cabeçote novo.
O Celta 1.0 do meu cunhado, idem, retifica.
O Siena de um amigo, idem.
É cada comentário de “sabichões” como diz o título.
Sobre vibrar depende do carro: Fastback, Pulse, Peugeot 208 não vibram.
Anda muito gasta pouco com 67 mil km, quero chegar a 150 mil km….o que vai ser gasto …esquece retifica……motores 3 cilindros descartáveis, com esses componentes chineses….kkkkk…Boa sorte …
Implicação besta com produto chinês, vc tá defasado heim amiguinho, além do mais vc precisa ter certeza antes de afirmar, alguns motores já foram nacionalizados até onde sei, além de alguns serem projetos europeus.
Que baita novidade tu contou… Meu outro carro é uma L200 2008 e, pesquisando em vários fóruns, descobri que o cabeçote dela aguenta retífica, mas fica uma porcaria e começa a ter problemas de aquecimento. O ideal é comprar outro cabeçote, igual as porcarias que você fala.
Retifica do motor com 30 a 40.000 km? Em que planeta seria??
Quanta discriminações infundadas.
Tecnologia onde carro 1.0 atual gera torque e potência de 1.4/1.6 antigo.
Carro é cuidado, está semana vendi um Voyage 1.0 3 cilindros com 169.000 km e motor redondinho.
Torce o nariz quem não tem cuidado e está desatualizado.
Motor 1.0 que dá pau em muito 1.4/1.6a estrada. Digo não só em desempenho mas em consumo.
Na década de 70, a maioria dos motores só aguentava isso, inclusive os VW a ar, conhecidos pela robustez. Rodava-se muito menos que hoje, então isso era considerado normal. A revista Quatro Rodas fazia testes de 30 mil km e, no final, os otores estavam um bagaço.
Luiz Fernando você está certo, o que falta é mecânico atualizado e com equipamentos certos para esses carros
De novo você insistindo nisso… motor de fusca não tem a mesma robustez que um motor de Opala… na família tivemos:
– Maverick V8 GT 1974 – gasolina;
– Opala 1974 – 4 cilindros – gasolina;
– Caravan 1976 – 4 cilindros – gasolina;
– Caravan 1981 – 4 cilindros – álcool.
E nenhum deles o motor teve que fazer retífica no prazo ridículo que você fala.
Gostaria então de saber porque ainda permitem fabricar motor V12, como por exemplo o da Ferrari Purosangue, ano 2023, motor 6.5-L, V12, 4 válvulas por cilindro, (12 cilindros em V), 725 CV?
Consumo rodoviário 5,2 km/litro (Fonte: site Carros na Web).
Porque quem compra um desses tem dinheiro pra manter?
Essa é a última vez que te respondo algo. Você é do tipo de gente que fala o oposto do que pensa só pra contrariar, pra zombar…
Não vou te explicar o que eu quis dizer, aliás você entendeu bem a minha pergunta.
E a propósito o que falei na conversa anterior todos carros da família erram semi-novos, exceto o opala que era 0-km
Para sua informação eu sou engenheiro mecânico.
Não aceitam desaforo = quebram fácil. Enquanto puder eu evito
Povo com saudosismo dos motores da década de 70 de antes da crise do petróleo é engraçado. Eles não tem saudades dos motores da década de 20 né que eram inquebráveis e se consertava com arame mas tinham 20 ou 30 cavalos e faziam 5 km/l…
Não dá pra se manter um equilíbrio não? Tecnologia é bem vinda, mas, exceto pra quem tá nadando na grana e pode trocar de carro todo ano, confiabilidade é fundamental!
Concordo que tecnologia vem para melhorar nossas vida. Isto real . Mas acredito que as montadora esteja agregado valor nestas modelos de motor. Não justifica manutenção se tão cara comparada com motores de quatro cilindros de modelos anteriores. Não sou um engenheiro. Mais uma correia dentada, submersa no óleo
com o motor em temperatura alta. Aí falando aditivos do óleo. Nos mecânicos me perguntamos por que essa Correia não foi colocada para o lado de fora do motor como nos motores anteriores? E é sem comparação o preço de uma manutenção em carros anteriores com os atuais, outra situação em qual classe da população o governo está pensando. Pois os mais pobres um dia vão usar esses carros menos usados.
Sua pergunta faz tanto sentido quanto perguntar porque será que ainda não usam vareta no comando de válvulas ao invés de comando no cabeçote né? Correia dentada no óleo… Seca… Tanto faz… Vocês não trocam no prazo botam óleo errado nem um motor Zetec Rocam com coerente ao invés de correia dentada aguenta cupim de ferro…
Bom dia Boris, hj ouvi seu comentário na rádio Antena 1 e como na maioria deles, eu discordo radicalmente, os sabichões a quem vc se refere são mecânicos que lidam diariamente com essas porcarias de motor 3 cilindros, esses motores de altíssima tecnologia são descartáveis pois quando não é o próprio motor é o turbo que pifa, aí vc recorre aos sabichões por que na autorizada a resposta é uma só, vamos trocar o motor ou o turbo ao preço do carro. só pra esclarecer sou engenheiro civil e meu curso técnico foi na Escola Técnica Federal no Rio de Janeiro especialidade em “Máquinas e Motores” não vou aceitar suas posições como master de autos.
Turbo que pifa porque algum desses mecânicos de oficina ou de concessionária fuçam sem necessidade e deixam desalinhado na primeira revisão porque senão ele não pifaria nunca né?
Concordo plenamente com vc amigo, hj determinados mecânicos de 3 cilindros se acham, sem breve e sem longo histórico de conhecimento..
Ary, estou na mesma condição de formatura sua. Eng. Civil e Técnico Mecânico em “Maquinas e Motores”. Tenho 77 anos e sigo o Boris desde que me formei no Curso Técnico. Agradeço muito a ele por tudo que aprendi fora da escola mas a realidade hoje é que os 3 cilindros serão mesmo uma bomba. Segundo o ditado, “carro bom é carro novo” mas e depois? Eu tenho um Jimny 2011 veículo excelente em que já fiz uma expedição a Machu Picchu rodando 15 mil km. Nenhum problema até hoje. Todas as revisões feitas. Uma marcha lenta de 500 a 600 rpm. Nunca trocou um escapamento. E continuo fazendo trilhas. Abs
Lidar e entender são coisas bem diferentes.
Certa feita fui em um mecanico para ver um vazamento de agua, era um GrandSiena 1.6 e o mecanico fala: “Esses motores da Familia 1 são problematicas”
O motor do GrandSiena 1.6 é etorq.
A questão de ser engenheiro, elencado a seu comentário de motor 3 cilindros serem lixo, afirma que eu comecei lá em cima: “Lidar e entender são coisas diferentes”.
Se você não se atualiza, de nada serve sua formação, se o contador não se atentar a entender de nf-e, nada valeu sua formação.
Um engenheiro especializado em máquinas e motores, jamais iria mencionar o que você falou, buscaria no mínimo um cabedal de conhecimento e usaria termos assertivos, mesmo em discordância a tecnologia que é muito difícil de um engenheiro de verdade descordar.
A preocupação com meio ambiente não está um pouco tarde ? O que farão com baterias, com os plásticos dos carros, motores descartáveis, óleos contaminantes. Muita hipocrisia que também invadiu o mundo automobilístico