Motor a combustão: obsoleto e condenado

Propulsor térmico já deveria estar no museu por sua ineficiência, mas ganha sobrevida enquanto elétricos estão chegando

MOTOR A COMBUSTÃO GASOLINA E CARRO ELÉTRICO pum
O carro a combustão desperdiça mais de 50% da energia do combustível que queima (Foto: Internet | Reprodução)
Por Boris Feldman
Publicado em 11/07/2024 às 18h02

Não, eu não sou contra o carro elétrico. Apenas digo que estamos numa fase inicial, principalmente no Brasil, onde é mais recomendado o veículo híbrido do que o elétrico, mesmo que o mercado ainda esteja dominado pelo motor a combustão.

VEJA TAMBÉM:

É possível abrir uma exceção para quem vai usá-lo apenas no trânsito urbano e tem facilidade em recarregar as baterias. Mas, seja o futuro do carro elétrico ou do hidrogênio, o certo é que o motor a combustão que está com seus anos ou décadas contadas.

A verdade é que ele já deveria estar no museu há algumas dezenas de anos, por sua ineficiência térmica, já que ele desperdiça mais de 50% da energia do combustível que queima. Esse tipo de motorização é, inclusive,  motivo de gozação, pois dizem que o motor a combustão é a melhor máquina de calefação que existe no universo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
J Roberto 14 de julho de 2024

Os motores a combustão estão sendo modernizados, com novas tecnologias, materiais de construção e combustíveis.
Não se pode afirmar que que essa tecnologia está obsoleta ou condenada porque ainda podem ter grandes avanços, principalmente, a partir da ultima década quando se fala tanto na emissão de carbono ou carbono zero.
Falando de obsoleto, os carros elétricos de hoje podem logo estar obsoletos com o surgimento e barateamento de novas bateiras em substituição aos atuais que são pesados e demoram para serem recarregados.

Avatar
Santiago 12 de julho de 2024

Depende…se o tal motor a combustão for projetado pra ser bem mais eficiente e direcionado pra integrar sistemas hibridos a serem aperfeiçoados (e aceitando combustiveis não-fósseis), certamente terá muito futuro pela frente.
Se o motor opera em rotações suaves e constantes, apenas gerando energia para o propulsor elétrico, a eficiência energetica será muito maior e as emissoes de gases mínimas (ou até neutras, a depender do combustivel utilizado).
Lembrando que a eletricidade limpa está longe de ser abundante no mundo e até mesmo no Brasil de hoje, e portanto cada vez menos disponivel nas tomadas e em evetuais postos de recarga.

Avatar
Victor Hugo PC 12 de julho de 2024

Mas aí tá só aproveitando o péssimo motor a combustão pela facilidade de recarregar combustível no tanque. Embora hajam controvérsias. O combustível não brota na bomba de gasolina. Chegou lá por uma extensiva rede de transportes que gastou combustível. Quantos litros de combustível foram gastos pra chegar um litro de combustível na bomba? Esse cálculo ninguém quer mostrar… Mas a rede elétrica está aí instalada com muito menos perdas .

Avatar
Joaquim 11 de julho de 2024

O Sr é contra sim, não precisa disfarçar, aliás é contra desde sempre, antes de conhecer. Aliás boa parte da mídia, muito bem patrocinado é contra. Há muito interesse. Alguns comentários são patéticos. Rode os 53 mil km, que rodei , depois imprima uma opinião.
Dependendo do perfil de uso, não precisa esperar nada. Um grande número de usuários roda menos de 10 mil km/ano num raio inferior a 120 km, para esses não há melhor opção.
Usei num raio de 300 km e percorro 40 m/ano, e sou bem satisfeito. Obviamente não sugiro p quem tem um carro, mas vários de nós tem mais de um em casa (esposa, filhos etc)

Avatar
J Roberto 12 de julho de 2024

Joaquim
Gostaria de saber quanto duraram os pneus do seu carro elétrico.
Você já chegou a trocar os pneus do seu carro elétrico?
Foi fácil encontrar os pneus e quanto custaram?

Avatar
Victor Hugo 12 de julho de 2024

Pois é. Ele sempre foi contra. Mas é um caso perdido. A gasolina se tornou economicamente inviável. E como também é ecologicamente prejudicial… Só falta cobrar um imposto sobre poluição verdadeiro.

Avatar
Deixe um comentário