Motor a combustão: obsoleto e condenado
Propulsor térmico já deveria estar no museu por sua ineficiência, mas ganha sobrevida enquanto elétricos estão chegando
Propulsor térmico já deveria estar no museu por sua ineficiência, mas ganha sobrevida enquanto elétricos estão chegando
Não, eu não sou contra o carro elétrico. Apenas digo que estamos numa fase inicial, principalmente no Brasil, onde é mais recomendado o veículo híbrido do que o elétrico, mesmo que o mercado ainda esteja dominado pelo motor a combustão.
VEJA TAMBÉM:
É possível abrir uma exceção para quem vai usá-lo apenas no trânsito urbano e tem facilidade em recarregar as baterias. Mas, seja o futuro do carro elétrico ou do hidrogênio, o certo é que o motor a combustão que está com seus anos ou décadas contadas.
A verdade é que ele já deveria estar no museu há algumas dezenas de anos, por sua ineficiência térmica, já que ele desperdiça mais de 50% da energia do combustível que queima. Esse tipo de motorização é, inclusive, motivo de gozação, pois dizem que o motor a combustão é a melhor máquina de calefação que existe no universo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Os motores a combustão estão sendo modernizados, com novas tecnologias, materiais de construção e combustíveis.
Não se pode afirmar que que essa tecnologia está obsoleta ou condenada porque ainda podem ter grandes avanços, principalmente, a partir da ultima década quando se fala tanto na emissão de carbono ou carbono zero.
Falando de obsoleto, os carros elétricos de hoje podem logo estar obsoletos com o surgimento e barateamento de novas bateiras em substituição aos atuais que são pesados e demoram para serem recarregados.
Depende…se o tal motor a combustão for projetado pra ser bem mais eficiente e direcionado pra integrar sistemas hibridos a serem aperfeiçoados (e aceitando combustiveis não-fósseis), certamente terá muito futuro pela frente.
Se o motor opera em rotações suaves e constantes, apenas gerando energia para o propulsor elétrico, a eficiência energetica será muito maior e as emissoes de gases mínimas (ou até neutras, a depender do combustivel utilizado).
Lembrando que a eletricidade limpa está longe de ser abundante no mundo e até mesmo no Brasil de hoje, e portanto cada vez menos disponivel nas tomadas e em evetuais postos de recarga.
Mas aí tá só aproveitando o péssimo motor a combustão pela facilidade de recarregar combustível no tanque. Embora hajam controvérsias. O combustível não brota na bomba de gasolina. Chegou lá por uma extensiva rede de transportes que gastou combustível. Quantos litros de combustível foram gastos pra chegar um litro de combustível na bomba? Esse cálculo ninguém quer mostrar… Mas a rede elétrica está aí instalada com muito menos perdas .
O Sr é contra sim, não precisa disfarçar, aliás é contra desde sempre, antes de conhecer. Aliás boa parte da mídia, muito bem patrocinado é contra. Há muito interesse. Alguns comentários são patéticos. Rode os 53 mil km, que rodei , depois imprima uma opinião.
Dependendo do perfil de uso, não precisa esperar nada. Um grande número de usuários roda menos de 10 mil km/ano num raio inferior a 120 km, para esses não há melhor opção.
Usei num raio de 300 km e percorro 40 m/ano, e sou bem satisfeito. Obviamente não sugiro p quem tem um carro, mas vários de nós tem mais de um em casa (esposa, filhos etc)
Joaquim
Gostaria de saber quanto duraram os pneus do seu carro elétrico.
Você já chegou a trocar os pneus do seu carro elétrico?
Foi fácil encontrar os pneus e quanto custaram?
Pois é. Ele sempre foi contra. Mas é um caso perdido. A gasolina se tornou economicamente inviável. E como também é ecologicamente prejudicial… Só falta cobrar um imposto sobre poluição verdadeiro.