Amaciar? Sim, pois não é só o motor!
Amaciar o carro 0 km é coisa do passado ou é preciso maneirar e respeitar os mecanismos do veículo nos primeiros quilômetros?
Amaciar o carro 0 km é coisa do passado ou é preciso maneirar e respeitar os mecanismos do veículo nos primeiros quilômetros?
No passado, falava-se muito em amaciar o motor do carro zero km. Não abusar do motor nos primeiros 4 ou 5 mil km. Mas nos últimos anos já tem muitos que dizem: “Amaciar? Isso é coisa do passado: eu pego meu carro zero e já saio acelerando!”
Mas, nem 8 nem 80… Não é realmente necessário hoje em dia rodar 4, 5 mil km sem pisar fundo no acelerador, mas vale a pena maneirar nos primeiros 400 ou 500 km. Pois é importante o ajuste das partes internas que se atritam no motor do carro.
E também ideal que outros componentes, como freios, precisam também de rodar para alcançarem máxima eficiência. E os pneus zero km não oferecem sua maior aderência com o asfalto e devem rodar também essa quilometragem.
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E, finalmente, não se esquecer de que outros mecanismos, que além do motor do carro, também trabalham com atrito entre partes, como, por exemplo, a caixa de marchas.
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Não sei hoje, mas nos anos 80 quando trabalhei na VW, 100 % dos carros iam para o rolo onde eram acelerados ao máximo enquanto outras coisas eram verificadas.
Não é a toa que quando se pega o carro zero na concessionária ele já está com cerca de 50 Km.
Em alguns casos até o motorista precisa de amaciamento, especialmente quando compra um modelo diferente do qual está habituado.
Sim, um motorista que não está habituado com motor turbo ou tração traseira com certeza precisa andar um pouco antes de dar aquela acelerada ou vai acabar caindo no youtube quando bater o carro…
Depende do carro turbo, comprei um Polo TSI, mas por ser 1.0 não senti nada de mais comparado a outros carros 1.8 que já dirigi…