Motor flex será ecológico apenas em UMA condição
Esse propulsor de dois senhores é de fato mais limpo, porém isso depende totalmente de como o dono do automóvel o abastece
Esse propulsor de dois senhores é de fato mais limpo, porém isso depende totalmente de como o dono do automóvel o abastece
Eu nunca vi uma lorota ecológica maior do que essa história de que motor flex alivia o impacto ambiental, reduzindo as emissões de carbono do CO2 que provoca o efeito estufa.
VEJA TAMBÉM:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O problema de se abastecer exclusivamente com etanol é a presença de água. Muitos postos fazem essa picaretagem. Outro problema é a baixa autonomia.
Exatamente!
E um outro problema que pesquisando o assunto descobri é que o óleo lubrificante sofre mais com o etanol dó que com a gasolina, implicando em maiores desgastes quando se usa etanol.
É sabido que as novas classificações de desempenho de óleo lubrificante a partir de API SN já foram feitas para o óleo resistir ao etanol, porém quase ninguém segue o que manda o manual do proprietário, seu uso é severo e se julga uso normal, então como fica o aditivo do óleo para proteger o motor contra a falta de lubricidade do etanol?
Bom dia Boris, por que ao invés de você ficar nesse papinho de a gasolina é mais poluidora que o alcool, você não vai para a realidade da gasolina vendida aqui no Brasil, todo mundo sabe inclusive você que quanto maior a octanagem da gasolina, menor é a poluição que ela produz, então por que no Brasil a ANP não obriga as distribuidoras e postos de gasolina a colocar um aviso ao consumidor informando a octanagem da gasolina que está consumindo? isso já seria um grande passo com a sua preocupação ecológica. Na Europa Ocidental e EEUU existe essa preocupação em todas as bombas que vi tem expressas as indicações “SEM CHUMBO E A OCTANAGEM” com esse procedimento você estaria prestando um serviço mais transparente e contribuindo ecologicamente.
Etanol e uma farsa .ele usa combustível fossel para ser produzido.e o combustível mais cara para produzir.
Pesquisem no Google Acadêmico artigos de estudo de corrosão de etanol vs gasolina e depois tirem as suas conclusões.
E não menos importante, na Europa toda gasolina é aditivada, com isso o motor polui menos e economiza mais combustível em relação a um motor carbonizado.
Assim pra quem dirige o carro de modo normal e prudente de que vale ter mais potência no etanol?
Sim, os nossos motores flex são motores a álcool pra poder também rodar com gasolina.Nós tínhamos que ter o combustível E85 que os americanos usam. 85% de álcool e 15%de gasolina.Faz mais km/l que o álcool puro e não precisa de sistema de partida a frio.
Mas isso é “muito fácil”. Em um tanque de 54L por exemplo, basta você colocar aproximadamente 10L de gasolina e o restante de etanol. Como a nossa gasolina possui 27% de etanol, juntando com o restante do tanque, dá mais ou menos essa proporção de 85%E e 15%G
Sim, uma ótima opção!
Compra-se a “mistura” já pronta, sem precisar fazer conta e nem calcular a próxima parada no posto.
Só acho que aqui no Brasil deveria ser E-75 (apenas pra garantir um melhor funcionamento).
E a velha e boa regra de só abastecer em postos que inspirem alguma confiança.
Na verdade é a estupidez humana. O álcool não rende tanto quanto a gasolina? Só rende 70% do que rende a gasolina? Mas é 70% mais barato e isso é um preço praticamente tabelado porque o álcool é sempre muito mais barato só que cobram o máximo possível que é 70% do preço da gasolina. Eu abasteço só com álcool exclusivamente com álcool porque tem até álcool aditivado no mercado. Gasolina sempre tem risco de estar batizada com impurezas com solventes com o diabo a 4 e detonar o motor. O álcool é sempre puro e limpo. Até o cheiro que sai do escapamento é melhor… Cheirinho de cachaça ao invés daquele fedor de gasolina… Mas enfim. Só quando o governo fizer uma taxação de combustível fóssil e poluente que jogue o preço da gasolina lá em cima e dar isenção de impostos pro álcool como forma de incentivo. Mas eu aposto que os usineiros vão continuar cobrando 70% do preço e lucrando absurdamente…
Na maior parte do tempo eu abasteço o meu carro flex com gasolina – lembrando que ela já vem “batizada” com 30% de etanol.
A cada 2 mil km eu completo com etanol, deixando uma proporção de pelo menos 1/4 de gasolina (já descontando os 30% de etanol que ela traz) – e fuciona bem!.
Mas se deixar o tanque com 100% de etanol, o motor reclama, principalmente quando ainda está frio – lembrando que os motores-flex são, na verdade, motores originalmente a gasolina “mexidos” pra aceitar também o etanol.
Resumindo: Se por uma façanha da engenharia, os motores-flex entregassem um desempenho/eficiência semelhante com os dois combustíveis, certamente haveria muito mais motoristas utilizando o etanol.
Amigo, é justamente o contrário. Motores Flex são a etanol e tiveram sua pressão reduzida e módulos novos para comportar a gasolina.
Sim, é verdade. Especialmente aqueles motores que foram desenvolvidos aqui no Brasil, e que integram plataformas existentes há mais tempo em nossa indústria.
Entretanto há também aqueles modelos mais recentes, cujas plataformas contam com motores apenas “tropicalizados” (e não desenvolvidos aqui).
ANDRÉ ROCHA,exatamente isso,e é tanto que alguns motores grilam muito quando abastecidos com gasolina e funcionam perfeitamente com álcool,pra evitar que o motor flex dê trabalho pra funcionar em manhãs e dias frios é só manter revisado o sistema de partida a frio e bem como o sistema de injeção e ignição,quanto mais em dia estiver com a revisão mais rápida a partida a frio,e “tentar” usar combustível de qualidade sendo que a maioria é batizada infelizmente.
Motores flex são motores a álcool que tem sensores anti detonação evitando batida de pino quando botam gasolina… Agora o problema de a gasolina funcionar melhor em climas frios infelizmente é um fenômeno físico… contudo a gente mora num país tropical.