Turbo: tem almoço de graça?
Motor turbo é 'mil maravilhas'? Como ele oferece melhor desempenho sem aumentar o consumo do carro? A resposta é simples...
Motor turbo é 'mil maravilhas'? Como ele oferece melhor desempenho sem aumentar o consumo do carro? A resposta é simples...
Um leitor do AutoPapo me diz: “todos sabemos não existir almoço de graça; ou seja, de um jeito ou de outro, tem-se que pagar pelo que recebe.” E então ele pergunta: “como é que um motor turbo oferece melhor desempenho sem aumentar consumo?
De onde sai essa energia extra? Mas não é difícil explicar:
Basta imaginar que motor aspirado, ou seja, sem o turbo, existe uma energia desperdiçada pela descarga; é a força dos gases de escapamento.
Então, a turbina é movimentada exatamente por esses gases, cuja energia é desperdiçada no motor aspirado. Quer uma analogia?
A energia elétrica produzida por uma usina é um aproveitamento da queda d’água de uma cachoeira, até então desperdiçada.
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O Sr. Boris, explicou corretamente o que acontece, mas de forma sucinta e que pareceu não explicar muito. O reaproveitamento da energia de diversos tipos de descarga pode tocar um equipamento extra, neste caso uma turbina que é impulsionada pelos gases da descarga que seriam disperdiçados de qualquer forma e que pelo outro lado empurram o ar atmosférico com pressão nos circuitos de admissão, aumentando a resposta a solicitação de giros maiores e produzindo um melhor desempenho … Muito se pode falar acerca disso mas não é caso no momento.
A matéria mais desinformou do que sem ela. Sugiro que seja retirada e, a retorne com informações mais completas. Por exemplo, comparando 2 veículos, mesmo modelo, mesmo fabricante, com motores com e sem turbo. Consome mais? Precisa mais manutenção? Itens que se deve ter cuidado? Precisa gasolina especial? Durabilidade do motor?
Carro turbo é para o primeiro dono apenas e andar no máximo uns 60 mil km. Depois a turbina já tende a dar problema. Carro turbo seminovo apenas jagunço compra.
Bobagem. Tenho um carro turbo, de fábrica, 230.000 km, até hoje só trocou fluidos, velas, correias e amortecedores. Fazendo as manutenções exigidas, no tempo correto e com peças originais .
Diz isso pra turma que tem F1000 e D20… carro depende do dono. Carro turbo, especialmente os com injeção direta, precisam de alguns cuidados: troca de óleo com 5000 km, combustível de qualidade (preferencialmente aditivada), troca de filtros no prazo e deixar o motor funcionar 30 segundos antes de sair e antes de desligar.
Disse tudo. Meu passat tá com 82 mil km, do mesmo jeito que novo. Nada de fumaça, turbina sequinha, óleo não baixa nível. Tem que cuidar, e não adianta economizar, a manutenção desse tipo de carro não é barata. Ainda na mais nesse caso que ainda tem o Dsg…
Rapaz, que saudade do velho e bom jornalismo, onde as noticias entregavam “noticias”, onde ao ler uma noticia ou um artigo você saia com algo “novo”, um conhecimento mais aprimorado daquela informação. Hoje é tudo raso, tudo superficial e feito para seres desmiolados e desprovidos de senso crítico. Estamos na geração copy-cola, acredito que passou da hora de ser obrigatório pelo menos uma faculdade de jornalismo, pois de amadores o planeta já está saturado.
Reclama da matéria e escreve “copy-cola”. Faz um blog pra vc.
Que explicação ruim! Isso explica como a turbina empurra mais ar para dentro do motor, usando a energia do escape, mas não responde a pergunta. Para ter mais potencia no motor a turbina facilita a mistura de ar e combustível. Esse ganho na potencia aumenta o consumo???? “Cavalo anda, cavalo bebe!”
Creio que uns dos motivos de motor turbo ser mais econômico que aspirado seja porque para uma determinada potência, por exemplo 153 CV um motor turbo tem cilindrada (volume) menor que um aspirado. Pois para 153 CV um turbo teria 1.4-L e um aspirado seria uns 2.4-L. Assim menor tamanho de cilindro implica em menor atrito entre pistão e cilindro e por consequência menor consumo de combustível.
Motores comparados:
– 1.4-L turbo – 153 CV – Cruize;
– 2.4-L – 150 CV – Vectra.
ah bom, porque hoje em dia vc tem motores 1.8 chegando nos 150 cv, e vários 2.0 de injeção direta que já passam dos 170. A Fiat tá chegando com o 1.3 turbo de 170~180 cv e 28 kg de torque. E olha que em 2006 as 325i já batiam 218 cv com o 2.5 aspirado
Na verdade carro turbo é econômico pq na prática são dois carro. O meu por exemplo se comporta como um 1.6 normal até os 3000 rpm. Depois dos 3000 rpm ele se comporta como um seria um 2.5 aspirado.