Além dos automóveis de competição, quem também tem vantagens em relação ao nitrogênio nos pneus são as aeronaves
O que é verdade e o que é mentira sobre calibrar os pneus com nitrogênio? A maior vantagem do nitrogênio sobre o ar comprimido nos postos é dele não ter umidade, o que evita a oxidação.
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E a outra incontestável é que, ao contrário do oxigênio, ele não é inflamável. Por isso ele é utilizado em automóveis de competição e nos pneus de aviões.
Outras vantagens, segundo um engenheiro químico, são tão mínimas que não vale a pena o custo de calibrar com nitrogênio. Elas são o fato da pressão permanecer por mais tempo e de não ter oscilação da pressão do pneu com a variação da temperatura, porque o nitrogênio é um gás inerte.
Mas as vantagens são mínimas, porque o ar já contém 78% de nitrogênio. Então para evitar a umidade, por exemplo, bastaria um bom filtro de umidade no compressor dos postos.
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Mantem a pressão por mais tempo, evitando visitas frequentes a calibradores desregulados dos postos; se o pneu não perde pressão, não ocorre desgaste irregular e economizo pneu; se o pneu não perde pressão também economizo combustível. Economia de tempo ($$$), pneus e combustível.
Vantagens que eu tenho com nitrogênio: Mantem a pressão por mais tempo, evitando visitas frequentes a calibradores desregulados dos postos; se o pneu não perde pressão, não ocorre desgaste irregular e economizo pneu; se o pneu não perde pressão também economizo combustível. Economia de tempo ($$$), pneus e combustível.
Eu sempre uso nitrogênio nos pneus principalmente para viagem longas para o Nordeste. O pneu não baixa.
Ninguém jamais enche pneu com oxigenio e sim com ar comprimido, então não existe este argumento de gás não inflamável. E sim, a principal vantagem é manter pressão constante principalmente no uso em aeronaves, pois sofre grandes variações de temperatura ambiente entre pousos em aeroportos distantes.
Sempre nitrogênio no pneu e uma das vantagens é não precisar fazer sempre calibragem e não oxidar. Sempre que faço viagem ao nordeste não altera a calibragem do pneu e nem sofre com o calor da rodagem em relação ao ar-comprimido.