Nitrogênio é vantagem só pra quem quer voar com a “nave”
Além dos automóveis de competição, quem também tem vantagens em relação ao nitrogênio nos pneus são as aeronaves
Além dos automóveis de competição, quem também tem vantagens em relação ao nitrogênio nos pneus são as aeronaves
O que é verdade e o que é mentira sobre calibrar os pneus com nitrogênio? A maior vantagem do nitrogênio sobre o ar comprimido nos postos é dele não ter umidade, o que evita a oxidação.
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E a outra incontestável é que, ao contrário do oxigênio, ele não é inflamável. Por isso ele é utilizado em automóveis de competição e nos pneus de aviões.
Outras vantagens, segundo um engenheiro químico, são tão mínimas que não vale a pena o custo de calibrar com nitrogênio. Elas são o fato da pressão permanecer por mais tempo e de não ter oscilação da pressão do pneu com a variação da temperatura, porque o nitrogênio é um gás inerte.
Mas as vantagens são mínimas, porque o ar já contém 78% de nitrogênio. Então para evitar a umidade, por exemplo, bastaria um bom filtro de umidade no compressor dos postos.
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Mantem a pressão por mais tempo, evitando visitas frequentes a calibradores desregulados dos postos; se o pneu não perde pressão, não ocorre desgaste irregular e economizo pneu; se o pneu não perde pressão também economizo combustível. Economia de tempo ($$$), pneus e combustível.
Vantagens que eu tenho com nitrogênio: Mantem a pressão por mais tempo, evitando visitas frequentes a calibradores desregulados dos postos; se o pneu não perde pressão, não ocorre desgaste irregular e economizo pneu; se o pneu não perde pressão também economizo combustível. Economia de tempo ($$$), pneus e combustível.
Eu sempre uso nitrogênio nos pneus principalmente para viagem longas para o Nordeste. O pneu não baixa.
Ninguém jamais enche pneu com oxigenio e sim com ar comprimido, então não existe este argumento de gás não inflamável. E sim, a principal vantagem é manter pressão constante principalmente no uso em aeronaves, pois sofre grandes variações de temperatura ambiente entre pousos em aeroportos distantes.
Sempre nitrogênio no pneu e uma das vantagens é não precisar fazer sempre calibragem e não oxidar. Sempre que faço viagem ao nordeste não altera a calibragem do pneu e nem sofre com o calor da rodagem em relação ao ar-comprimido.