Nossa outra alternativa energética, além da bateria
A célula a combustível - Fuel Cell - pode gerar eletricidade através do hidrogênio presente e um combustível muito comum no Brasil: o etanol
A célula a combustível - Fuel Cell - pode gerar eletricidade através do hidrogênio presente e um combustível muito comum no Brasil: o etanol
O mundo discute as alternativas ao combustível fóssil, responsável pela emissão de gases do efeito estufa. A tendência mundial é migrar para o carro elétrico. Porém, existe uma segunda opção no Brasil, baseada no nosso combustível, o etanol.
São duas as maneiras de utilizá-lo em substituição à gasolina e ao diesel.
A primeira é o carro híbrido flex, que tem um motor elétrico e outro à combustão que funciona com gasolina ou etanol. No Brasil já se fabrica um modelo com essa propulsão, o Toyota Corolla.
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Outra receita é a do carro com célula a combustível (Fuel Cell), ou seja, que roda eletricamente mas tendo a energia produzida no próprio automóvel. Como? Por essa célula alimentada por hidrogênio, que pode ser extraído do etanol disponível em qualquer posto do Brasil.
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Seria interessante se as pequenas propriedades produzir o etanol em micro uzinas e vender em galões de 5 litros nos supermercado sem a bi-tributação sem o monopólio da Petrobrás.
O que é melhor um carro com bateria+motor elétrico ou outro com célula de combustível+bateria+motor elétrico?
Só é preciso ter um pouco de cuidado com soluções como esta. Nos anos 80, tivemos o boom do álcool como combustível, e vários carros movidos exclusivamente a álcool foram vendidos. E, no anos que se seguiram, viraram micos nas mãos de seus infelizes proprietários, pois os preços do álcool subiram, seja por ganância dos produtores, que de repente tinham a faca e o queijo na mão, seja por fatores como entressafra e quebras na produção da cana de açúcar.
No meu ponto de vista essa é a melhor solução para redução da poluição, não posso dizer o mesmo sobre a redução dos custos para os motoristas, afinal ainda não temos prática alguma sobre esse sistema.
Mas, considerando que os postos de abastecimento poderiam ter os equipamentos necessários para a produção do hidrogênio, a partir do etanol, e como já temos infraestrutura e know how na produção e distribuição deste, acredito que seria a alternativa mais adequada no Brasil.
O que se deve fazer ainda é pesquisar, e procurar reduzir, as emissões de poluentes na produção agrícola do álcool.
Em um curto espaço de tempo o valor do etanol será inviável!
Já está inviável! Praticamente o mesmo valor da (gasolina 70% – 30% de etanol) ?
Imaginem se a tecnologia híbrida já pudesse ter sido aplicada na época da grande crise do petróleo!
Tudo ótimo, mas já combinaram com os políticos?
A eletrificação através da hibridos flex ( da TOYOTA e VW ) e, posteriormente, com a SOFC ( da NISSAN ) á ETANOL são excelentes opções para o BRASIL !
PS: SOFC = Solid Oxide Fuel Cell