Nova gasolina E30 vai ficar mais barata?

Governo recebeu sinal verde dos estudos e agora vai aumentar o percentual do etanol na gasolina, mas isso terá consequências

Bomba de combustível com o Gasolina escrita na lateral GASOLINA E30
Quem tem veículo com motor flex não precisa se preocupar, mas os motores que funcionam só a gasolina... (Fotomontagem: Amanda Borges | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 28/03/2025 às 18h00

O governo já recebeu um sinal positivo dos estudos realizados para a aprovação do aumento do etanol de 27% para 30%, gerando a gasolina E30. Ora, bolas, para quem tem carro flex tanto faz este percentual, ele pode subir até 50%, 80% ou 100% pois o esse tipo de motor foi projetado para receber qualquer quantidade de etanol.

VEJA TAMBÉM:

O problema está nos motores que funcionam exclusivamente com gasolina, como os carros importados, os automóveis nacionais antes do flex, e as motocicletas. Esses veículos não foram projetados para receber este percentual tão ‘alto’ de etanol.

Além disso, o governo anunciou que, ao aumentar a quantidade de etanol, o preço da gasolina E30 vai cair. Vamos ficar atentos para isso, porque das últimas vezes em que se subiu o percentual de etanol, o preço da gasolina não foi reduzido. A única alteração observada foi um aumento na rentabilidade da venda da gasolina.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
JEFFERSON SILVA 1 de abril de 2025

Governo devia criar vergonha na cara ! Gasolina que ja é vendida pelos posto BR E SHEL comum ja da problema no funcionamento do motor imagina aumente quantidade de álcool esses caras são doentes. Vai ter muito carros e motos na oficina e depois querem que comprem essa porcaria de carro elétrico dinheiro jogado fora.
Inflacao galopante querem inventar de tudo pros erros desse governo doente.

Avatar
Herói Sem Valor 30 de março de 2025

1 centavo de desconto na refinaria? nunca vai chegar na bomba! Brasileiro precisa tomar vergonha na cara e não pagar o valor que se pede no preço da gasolina 27,5%, muito menos o que se pedirá na gasolina E30! Roubo institucionalizado! Absurdo do absurdo! É o cúmulo da falta de vergonha na cara propor uma m… dessa!!! Pura patifaria! Só idiota compra gasolina hoje em dia, podendo usar álcool! 1/4 do litro da gasolina é álcool! Ou seria melhor definir como “mijolina” logo de uma vez? Não presta para motor nativo na gasolina pura! E nos “flex” não se consegue média de consumo que se preze? Motor flex fica beberrão com essa b… (mijolina mesmo!) de 27,5%! Imagina com 30%? Só idiota mesmo! Gasogênio é a saída! Vamos queimar carvão!!! Sustentar este comunismo eu não vou!!! Se continuar esta paranoia daqui a pouco tempo vamos ter notícias que estão “se matando” por um feixe de lenha! Cria vergonha na cara, brasileiro!!!
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gasogênio

Avatar
Santiago 28 de março de 2025

Na bomba não, mas na refinaria sim. E mais uma vez, não é o consumidor quem ganha!
Está evidente que aumentar o percentual do etanol na gasolina virou um tiro-na-água, com efeitos contrários ao desejado.
O custo de produção da gasolina fica menor e mais competitivo frente ao do etanol. Como na bomba o preço/consumo de ambos está empatado, quem tem carro flex vai de gasolina para ter mais autonomia e menos paradas no posto. E para quem depende de gasolina, o prejuízo é certo em todas as frentes.
Já se a nossa gasolina não fosse tão batizada com etanol, o seu custo seria maior na refinaria e também na bomba. Com o seu preço menos competitivo, aumentaria a preferência pelo etanol por quem tem carro flex E quem depende da gasolina pagaria mais por ela, porém não amargaria os prejuízos e aborrecimentos que hoje acontecem.

Avatar
Deixe um comentário