Radar de ruídos: este vai pegar muita gente com escape irregular

Empresa especializada em sistemas eletrônicos de rastreamento está implementando novos detectores de altos ruídos nas estradas

perkons detetor ruido portal
Emissões sonoras são limitadas pelo Código de Trânsito Brasileiro, em 80 decibéis (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 17/10/2022 às 07h32

Se você fica atento aos radares que medem a velocidade máxima nas vias públicas, vem novidade por aí. Porque a Perkons, que produz essas lombadas eletrônicas com radares, desenvolveu um outro aparelho para medição dos ruídos emitidos pelos veículos.

VEJA TAMBÉM:

Estas emissões sonoras são limitadas pelo Código de Trânsito Brasileiro, em 80 decibéis. A Perkons, experimentalmente, está colocando o equipamento calibrado para acusar ruídos acima de 90 decibéis.

Mas esta medição só será efetivada depois que o Inmetro homologar e certificar os aparelhos, e o Contran regulamentar sua utilização nas ruas.

Quem terá que ficar atento pra isso é essa turma que roda com automóveis e motos sem o abafador, perturbando a paz por onde passa.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Felipe 28 de junho de 2023

Alguém sabe se houve algum progresso neste projeto, se o equipamento foi homologado? Estes “nóias” procriam mais do que ratos, a cidade está infestada! E a fiscalização da prefeitura, aparentemente, é nula.

Avatar
Eduardo 11 de junho de 2023

Basta UM veículo em UMA avenida para prejudicar INÚMERAS pessoas. Ocorre que não é UM, é o tempo todo. Idosos, autistas, estudantes, trabalhadores, doentes mentais, turma da insônia… todo mundo ferrado, para satisfazer UM capricho egoísta.

Avatar
José Ademir Oliveira Melatti 18 de outubro de 2022

O estado avançando mais e mais nas liberdades das pessoas para arrecadar mais e mais e os idiotas concordando….

Avatar
Wagner 20 de outubro de 2022

Desde quando desrespeitar a lei é uma liberdade? Desde quando fazer valer a lei e punir infratores é avançar em alguma liberdade?

Avatar
José Ademir Oliveira Melatti 27 de outubro de 2022

Você não sabe o que diz. as multas são lavradas por maquininhas de propriedade de empresas terceirizadas, quem tem de multar é o estado, através dos seus agentes constituídos para isto e presencialmente, eu não acredito no estado e nem em quem o defende, regularmente estes desinformantes sociais, vivem e prosperam da mesma exploração……

Avatar
Felipe 29 de junho de 2023

O cara que acha que desrespeitar a lei é sinônimo de liberdade, certamente é porque é um dos que o faz. E em um país de Estado corrupto e população corrupta, o exercício da lei incomoda.
Se ele acha que o problema é a indústria da multa, é só respeitar as regras que as multas não acontecem e essa indústria não prospera, simples assim.

Avatar
ledneo 14 de novembro de 2022

Quando você aprender a viver em sociedade vai saber que sua liberdade termina onde começa a minha e vice-versa. Porque alguns tem o direito de pertubar de forma tão nefasta o sossego de outras pessoas, as vezes enferma com uma DESGRAÇA de um escapamento escroto? Tem que multar é muito, tem que multar ate aprender a virar gente.

Avatar
Bob Scap 18 de outubro de 2022

Deveria apreender o veículo/moto e deixar o condutor infrator preso 7 dias num recinto com o veículo ligado e/ou paredão pra ele sentir na pele que acordou milhares de pessoas na cidade com sua falta de senso de coletividade.

Avatar
Bertão 18 de outubro de 2022

Sou a favor da incineração

Avatar
Felipe 29 de junho de 2023

Boa!

Avatar
José Everaldo 17 de outubro de 2022

Só fica uma dúvida como vão diferenciar escapamento de carro de buzina por exemplo? Acho que precisa de muitos testes

Avatar
Sidney Pimenta 17 de outubro de 2022

Boa ideia, assim a turma do som alto que não respeita nada e ninguém, possa pensar mais quando mexer no bolso.

Avatar
Deixe um comentário